Destinos Europa Lisboa Monumento Portugal

Descobrir a Quinta da Regaleira

Descobrir a Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é um dos mais belos monumentos da Serra de Sintra. A sua história inicia em 1892, quando a propriedade foi adquirida pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro, mas a maior parte da sua construção actual dá-se entre 1904 e 1910, ainda durante a monarquia.

 
 
Descobrir a Quinta da Regaleira - Torre de Zigurate
Torre de Zigurate
 
 

O ínicio

Conservador, monárquico e cristão gnóstico, Carvalho Monteiro tinha o desejo de construir um local grandioso, onde vivesse rodeado de todos os símbolos que mostrassem as suas ideologias. Como tal, é possível ver a forte predominância do estilo neomanuelino e a ligação aos descobrimentos. Sendo também possível ver elementos da arquitectura gótica, românica e renascentista.

Foi o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini, a mando de Carvalho Monteiro, que transformou a quinta de 4 hectares num belíssimo palácio rodeado de luxuosos jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, que escondem significados alquímicos, evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-Cruz. O que torna o espaço num local bem fora do convencional.

Descobrir a Quinta da Regaleira - o Palácio
Palácio
 

Classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 2002, actualmente é propriedade da Câmara Municipal de Sintra. É a sede social da Fundação CulturSintra, que aí desenvolve um vasto programa de conservação e recuperação patrimonial, de dinamização turística e de aplicação de um plano de actividades culturais. 

Venha daí connosco descobrir a Quinta da Regaleira.

Bosque

O bosque ou Mata, ocupa a maior parte da Quinta e está disposto de uma forma bem coerente, sendo mais ordenado e cuidado na parte mais baixa da quinta. Tornando-se progressivamente mais selvagem à medida que chegamos ao topo, reflectindo a crença no primitivismo (crença na superioridade do estilo de vida simples das sociedades pré-industriais), de Carvalho Monteiro.
Ao longo do percurso é possível encontrar diversas atracções únicas e bem enigmáticas que vão aguçando a curiosidade e a vontade de descobrir a Quinta da Regaleira.

Banco entre o lago e a Fonte de Ibis
Banco entre o lago e a Fonte de Ibis

Álea dos Deuses

Esta bela alameda é composta por 9 estátuas de deuses greco-romanos, mostrando que a mitologia clássica foi uma das inspirações de Carvalho Monteiro, para os jardins da Quinta.

Poço Iniciático

Este é uma galeria subterrânea, com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, permitindo descer até ao fundo do poço. A escadaria é composta por 9 patamares separados por lanços de 15 degraus, fazendo referência à Divina Comédia de Dante e que possivelmente representam os 9 círculos do Inferno, do Paraíso ou do Purgatório.
No fundo do poço é possível ver embutida, em mármore, uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária, que é o emblema heráldico de Carvalho Monteiro.
Acredita-se que o nome do poço provém do facto do mesmo ser usado em rituais de iniciação à maçonaria. Já a simbologia do local está relacionada com a crença de que a terra é o útero materno, de onde provém a vida, mas também a sepultura para onde esta voltará.
O Poço está ligado por várias galerias e túneis a outros pontos da Quinta, nomeadamente à Entrada dos Guardiães, ao Lago da Cascata e ao Poço Imperfeito, sendo o local mais famoso de toda a propriedade.

Descobrir a Quinta da Regaleira - Poço Iniciático
Poço Iniciático

Portal dos Guardiões

Bonita estrutura cénica, ladeada por dois torreões e por um mirante central. É o local de entrada para iniciar o percurso para o Poço Iniciático. Bem em frente encontra-se o Terraço dos Mundos Celestes e a Torre de Zigurate.

Descobrir a Quinta da Regaleira - Portal dos Guardiões
Portal dos Guardiões

Capela da Santíssima Trindade

A sua magnífica fachada assenta no revivalismo gótico e manuelino, estando lá representados a Santa Teresa d’Ávila e o Santo António. Já no interior, é possível encontrar, no altar-mor, Jesus depois de ressuscitar, a coroar Maria. Do lado direito, Santa Teresa e Santo António repetem-se, em painéis de mosaico. Já do lado oposto, está um vitral com a representação do milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinha. No chão estão representados a Esfera Armilar ou Globo Celeste e a Cruz da Ordem de Cristo, rodeados de pentagramas.

Capela da Santíssima Trindade
Fachada da Capela da Santíssima Trindade

Torre da Regaleira

Foi construída para dar a ilusão, a quem sobe, que se encontra no eixo do mundo.

Torre da Regaleira
Torre da Regaleira
 

Palácio

O edifício principal da Quinta, servia como residência de veraneio da família Carvalho Monteiro, sendo marcado pela presença de uma torre octogonal e toda a decoração exuberante esteve de vários e conceituados artistas.
Ao olharmos o edifício por fora é possível ver um bonito alpendre (ornamentado com calcário de Coimbra, e que evoca a epopeia dos Descobrimentos), um terraço panorâmico (rematado por 8 pináculos decorados com figuras naturalistas, num dos pináculos é possível ver representado Luís de Camões) e ainda a torrinha (possui na ponta a esfera armilar e um catavento com a cruz da Ordem de Cristo).

 

Actualmente, para visitação estão abertas no piso Nobre a Sala da Caça ( sala de jantar dominada pela magistral lareira e com a escultura de Carvalho Monteiro), a Sala dos Reis ( antiga sala de bilhar, onde estão representados 20 reis e 4 rainhas da monarquia portuguesa, bem como os escudos das cidades do Porto, Braga, Lisboa e Coimbra) e a Sala Renascença ( antiga sala de estar cuja decoração lembra o renascimento italiano e a sua icnografia celebra a união entre Carvalho Monteiro e a sua esposa). Apesar de bonito no seu interior, a verdade é que o mesmo é bem mais impactante por fora.

Ao descobrir a Quinta da Regaleira entramos num mundo imaginário cheio de simbologia, onde nada do que parece é, onde em cada lugar há sempre algo mais do que os nossos olhos vêem.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Sintra, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Vai viajar? Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Similar Posts

4 thoughts on “Descobrir a Quinta da Regaleira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.