Destinos Europa Faro Portugal Roteiros

Descobrir Castro Marim

descobrir Castro Marim

O artigo de hoje descobrir Castro Marim é dedicado a esta bela vila algarvia.

História

Castro Marim é uma vila raiana, pertencente à região do Algarve. Localizada na margem direita do rio Guadiana, esta bela vila possui inúmeros vestígios da sua ocupação desde a antiguidade, sendo uma das localidades mais antigas do Algarve. Povoada por diversos povos, nomeadamente fenícios, cartagineses, gregos, romanos, visigodos e árabes, Castro Marim, foi conquistada aos mouros, durante o reinado de D. Afonso III, em 1242, tendo recebido o foral, em 1277.

Dada a sua localização privilegiada, esta vila, foi durante muitos séculos uma importante praça de guerra.
descobrir Castro Marim

O constante convívio com diferentes povos, que foram habitando a região, levou a população de Castro Marim a adquirir saberes, trocando produtos, adotando modos de vida trazidos por esses povos, e que vão perdurando até aos dias de hoje, demonstrando toda a memória e cultura de um povo.

Ao descobrir Castro Marim somos inundados pela sensação de estarmos a entrar numa outra era, onde o tempo não passou e ficamos deslumbrados com as belas paisagens que rodeiam Castro Marim, nomeadamente as suas salinas tradicionais, que circundam a vila.

O património a visitar é bem amplo e diversificados, sendo um local cheio história, pronta a ser desvendada por quem a visita. Bem no centro da vila é possível encontrar um Posto de Turismo, onde encontrará toda a informação necessária para visitar o local.

Pontos de atracção

– Reserva Natural do Sapal

Criada em Março de 1975, a Reserva Natural do Sapal tem o intuito de proteger a zona húmida de sapal, salinas, esteiros e zonas rurais. Esta serve como local de abrigo e reprodução de aves aquáticas e várias espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Se quiser visitar a Reserva inicie a sua visita pelo Centro de Interpretação, onde receberá toda a informação sobre a área. Para ver as aves, pode sempre recorrer ao Observatório de Aves de Venta Moinhos.

descobrir Castro Marim
Salinas

– Castelo de Castro Marim

Construído no séc. XIII, por D. Afonso III, no cimo de um monte, este era um castelo de planta quadrangular, definido por 4 torreões cilindricos e um pátio interno, com duas portas de acesso. O mesmo foi sofrendo algumas alterações ao longo dos séculos e com a cessação das lutas contra os mouros, foi perdendo importância e a própria vila começou a ficar despovoada.
Contudo, com o início do séc. XV e a crescente valorização das campanhas ultramarinas, a Coroa Portuguesa percebeu que o Algarve era o local ideal para se instalar, tanto pela sua proximidade ao Norte de África, como pela facilidade para controlar possíveis ataques de corsários vindos de Espanha.
Castro Marim voltou assim a estar no topo de importância das localidade portuguesas.
Dentro das muralhas do Castelo era possível encontrar a Igreja de Santiago, primitiva Matriz da Vila, edificado no séc. XIV e a Igreja de Santa Maria e antiga Igreja da Misericórdia.
Em 1755, o Castelo de Castro Marim foi destruído pelo terramoto, contudo atualmente ainda subsistem as suas paredes.

Interior da capela do castelo
Interior da capela do castelo

– Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim

Espaço cultural que pretende valorizar o património arqueológico, localizado no Castelo, onde se encontram diversos artefactos encontrados durante as escavações arqueológicas na colina do castelo, e que testemunham a ocupação desta área durante diversas épocas, nomeadamente a Idade do Ferro, a era Romana, entre outros.
Núcleo Museológico do Castelo
Núcleo Museológico do Castelo

– Forte de São Sebastião

Este forte recebeu o nome dada a sua localização, onde terá existido uma Ermida dedicada a São Sebastião. Foi construído em 1641, pela dinastia real, os Braganças, como forma de fortificar a fronteira. É ele o melhor exemplar do que foi nessa época o processo de renovação do sistema defensivo da vila.
A sua construção deve-se ao Rei D. João IV, no âmbito das Guerras da Restauração com Espanha, tendo transformado o velho castelo medieval na praça militar mais importante de toda a região do Algarve. A sua planta ,mostra um recinto amuralhado irregular, que integra cinco baluartes.

Descobrir Castro Marim

– Igreja de São Sebastião

A primitiva capela de São Sebastião, localizada no Forte com o mesmo nome, terá sido destruída aquando da construção de um novo baluarte. Assim, a mando de D. João IV foi construído um novo edifício, que se tornou sede da Misericórdia, em 1838. Com uma aparência exterior modesta, fruto da crise vivida pela corte na altura, este é um templo extremamente rico e ornamentado no seu interior, apresentando um altar-mor e um retábulo com sete painéis em tábuas do séc. VII.

– Revelim de Santo António

Durante as Guerras da Restauração, em 1640, D. João IV mandou construir o Revelim de Santo António, na colina Rocha do Zambujal.
Actualmente, o complexo aqui construído é composto por um Centro Interpretativo do Território, um Moinho de Vento, uma Horta Pedagógica, um jardim Andaluz, um Anfiteatro ao ar livre e ainda a Capela de Santo António.
A Capela ou Ermida de Santo António, de arquitectura barroca, possui uma planta longitudinal e no seu interior é possível encontrar um retábulo evocando os milagres de Santo António.
Descobrir Castro Marim

– Casa de Odeleite

Conhecida por ter sido um importante entreposto comercial, a Casa de Odeleite, é desde 1999 património da Câmara Municipal de Castro Marim. Aqui era comercializado, maioritariamente, a alfarroba, a amêndoa e o figo, mas também a azeitona e os cestos de cana, vindos dos montes, que rodeavam a aldeia.
Actualmente, é composto por um espaço expositivo, com mais de 3000 artigos, um espaço de restauração e um centro de documentação com Arquivo Gastronómico.

– Casa do Sal

A Casa do Sal é um edifício com grande valor patrimonial, sendo conhecido como a “Balalaica”. Esta é propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, mas encontra-se cedida ao Município, que a tornou num local dinamizador da cultura, valorização e promoção da salinicultura tradicional, e onde são promovidas actividades sociais, culturais e recreativas.
Casa do Sal

– Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Mártires

O edifício inicial encontrava-se dentro das muralhas do castelo, mas com o aumento da população, a mesma já não tinha capacidade para servir a todos. Como tal, foi erguida, no séc. XVI, a Ermida Nossa Senhora dos Mártires. No interior da actual igreja é possível encontrar retábulos de estilo neoclássico, uma imagem do arcanjo São Miguel, uma imagem de Nossa Senhora dos Mártires, entre outras.
descobrir Castro Marim
Castro Marim é uma aldeia com uma paisagem natural absolutamente deslumbrante, combinada com um património arquitectónico único e cheio de história, tão importante para a protecção da costa sul de Portugal e que merece ser conhecida por todos.
Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Castro Marim, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.
Vai viajar? Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Caso queira ler mais sobre o Algarve, não deixe de ver os nossos artigos

Similar Posts

One thought on “Descobrir Castro Marim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.