Destinos Europa Portugal Roteiros Vila Real

Descobrir Chaves

Hoje é dia de descobrir a bonita cidade de Chaves, localizada junto ao Rio Tâmega. Esta é uma cidade relativamente pequena, que em tempos foi povoada por diversos povos, tendo sido baptizada pelos romanos como Aquae Flaviae. Chaves foi um importante centro para este povo, aquando da ocupação da Península Ibérica, tendo estes construído muralhas, a famosa Ponte de Trajano, balneários termais, entre outros.

Pela sua história, Chaves apresenta inúmeros pontos de interesse, principalmente, no seu pitoresco centro histórico, composto por belas ruas pedonais e praças medievais, onde é possível encontrar várias lojas de comércio tradicional e inúmeras casas rústicas e cheias de cores.

Roteiro Descobrir Chaves

Castelo

Aconselho começar a descobrir Chaves pelo Castelo, Torre de Menagem e Jardim, localizado num dos pontos mais altos da cidade. A fortificação primitiva de Chaves julga-se anterior à ocupação romana da Península Ibérica, tendo sido remodelada, no séc. VIII, pelos muçulmanos após a sua conquista. Ao longo dos séculos foi mudando de mãos de acordo com as conquistas da região. Durante o séc. XIII foi reconstruída por ordem de D. Afonso III e as obras foram-se estendendo pelo reinado seguinte.

A Torre de Menagem, declarada Monumento Nacional em 1938, é uma simples torre granítica, edificada junto à muralha da vila medieval, e de onde se consegue uma vista panorâmica sobre o centro histórico da cidade, o Jardim do Castelo e o Rio Tâmega.

Torre de Menagem

Aqui poderá ainda visitar o Museu Militar, instalado na Torre desde 1978, ocupando os quatro pisos interiores e cujo espólio é composto por armas, uniformes, plantas militares, entre outros.

No exterior, foi plantado um belo Jardim, onde estão expostas algumas das peças do Museu da Região Flaviense.
Jardins do Castelo

Praça de Camões

Bem próximo, encontra-se a praça nobre da cidade, a Praça de Camões, onde estão localizados alguns dos mais importantes edifícios da cidade, nomeadamente a Câmara Municipal. Esta localiza-se no mais belo palacete de Chaves, que data da primeira metade do séc. XIX, tendo sido construído para ser a residência do Morgado de Vilar de Perdizes. A casa foi colocada à venda antes de ter ficado concluída e foi o município de Chaves, que em 1861 a comprou.

Na mesma praça está localizado o Museu da Região Flaviense, sediado no Paço dos Duques de Bragança, um belo Palácio do séc. XV. Construído a mando de D.Afonso, primeiro Duque de Bragança e oitavo Conde Barcelos, para ser residência pessoal, é composto por dois andares, num estilo sóbrio. O Museu alberga uma grande variedade de vestígios arqueológicos com um elevado valor histórico e científico, da Idade do Bronze, Idade do Ferro e da época Romana, além de colecções de numismática, utensílios, trajes rurais e pinturas de Nadir Afonso, filho da terra.
Nas instalações do Palácio está sediada ainda a Biblioteca Municipal.

Câmara Municipal de Chaves

Praça Caetano Ferreira

Contígua à Praça de Camões temos a Praça Caetano Ferreira onde é possível ver a maravilhosa Igreja da Misericórdia, uma bonita igreja barroca, da segunda metade do séc. XVII. Possui uma bela fachada granítica e o seu interior, de uma só nave, é decorado por paredes inteiras de azulejo decorado com várias cenas bíblicas, do séc. XVIII, da autoria de Oliveira Bernardes. Já no seu tecto de madeira, temos pintada a cena da visitação. O altar de talha dourada, está adornado por querubins, cachos e volutes.

Bem do lado da Igreja da Misericórdia está a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, um templo de raiz medieval, composta por vários estilos arquitectónicos, românico, maneirista e barroco, que sofreu diversas alterações ao longo dos séculos, tendo a sua inspiração na arquitectura italiana. Não se sabe ao certo qual a data da sua construção, mas acredita-se que a mesma estará sobre as fundações de um templo da época visigótica.

descobrir Chaves
Igreja Matriz de Santa Maria Maior

O seu interior mantêm a estrutura medieval, com três naves, onde se destaca a Capela do Santíssimo, adossada à capela-mor.

descobrir Chaves
Interior da Igreja Matriz

Praça da República

Segue-se a Praça da República, onde pudemos ver o Pelourinho, construído durante o reinado de D. Manuel, por volta de 1515. Possui no seu capitel as armas do reino e o brasão de Chaves, possuindo ainda no topo a esfera armilar.

Atracções Romanas

Outras das magníficas atracções da cidade são Termas Romanas de Aquae Flaviae. Estas estão entre as 5 termas medicinais romanas mais bem preservadas de todo o mundo, tendo sido descobertas sem querer. Acredita-se que estas sejam dos séc. I a IV, sendo compostas por duas piscinas grandes e 5 mais pequenas, para banhos individuais e ainda um pátio de repouso, uma fonte e salas de tratamento. Um verdadeiro luxo da época romana.

Continuamos a caminhada até à beira do Rio Tâmega desta vez para admirar a bonita Ponte Romana de Trajano, uma das maiores atracções de Chaves e o monumento romano mais emblemático da cidade. Este belo exemplar de engenharia, com cerca de 150 metros de comprimento, foi construída no tempo do Imperador Trajano, entre o final do séc. I e o início do séc. II d.C.. A meio da ponte é possível ver dois marcos cilíndricos de carácter honorífico, um como forma de homenagem às gentes flavienses e outro, denominado Padrão dos Povos, aos dez povos indígenas da época.

Este foi o nosso percurso para descobrir Chaves mas existem imensas outras coisas que poderá ver e visitar nesta encantadora cidade do norte de Portugal. Qual a vossa experiência na cidade?

Caso queiram conhecer outras localidades menos conhecidas em Portugal, não deixem de ler o nosso post 5 localidades fora do roteiro…Portugal.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Chaves, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Vai viajar ? Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Similar Posts

One thought on “Descobrir Chaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.