Destinos Europa França Gastronomia

Gastronomia do Mundo em Paris

Paris

O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. Neste caso em concreto o artigo será Gastronomia do Mundo em Paris.

Gastronomia francesa

A gastronomia francesa é uma das cozinhas mais conhecidas do mundo, quer pela sua qualidade e sofisticação, quer pela sua diversidade. Há pratos típicos característicos de cada região do país, sendo a grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces a sua imagem de marca. 

A história da gastronomia francesa remonta aos tempos da época medieval, quando o rei D. Luís XIV receou que a culinária internacional arruinasse a culinária local. Como tal, decretou a proibição de consumo de ingredientes e pratos importados. Essa proibição, que se deveu ao facto do grande tráfego de soldados pela Europa e consequente importação de produtos e comidas de outros locais, fez com que a França se tornasse um dos países mais ricos ao nível da gastronomia, uma vez que foi aprimorando e privilegiando os sabores naturais dos alimentos.

Gastronomia parisiense

Inicialmente a culinária parisiense era conhecida por ser uma comida de campo, feita para aconchegar o estômago da população trabalhadora. Começou a sofrer algumas alterações com a chegada de D. Luís XIV e as suas reformas a nível da alimentação.  Um dos pratos mais tradicionais da cozinha parisiense é a sopa de cebola, surgiu no período da Revolução Industrial, para alimentar a classe trabalhadora que vinha do campo para trabalhar na indústria e que consistia numa simples sopa gratinada, feita com a cebola inteira caramelizada e finalizada com pão e queijo gruyere. A versão moderna deste prato terá surgido em Paris, durante o séc. XVIII e é uma sopa com caldo de carne e cebola cortada em fatias muito finas e caramelizadas, levando igualmente um pouco de manteiga, vinho branco, tomilho fresco e louro, coberto por uma torrada e queijo Gruyere gratinado.

Caso queira saber um pouco mais sobre Paris, não deixe de ler o nosso roteiro Visitar Paris em 4 dias.

Gastronomia do mundo - sopa de cebola
Sopa de cebola – (Fonte: Na cozinha da Helô)

Confecção

Para confeccionar esta sopa comece por aquecer em uma panela 3/4 da cebola, o caldo de carne e as ervas. Deixe ferver, e posteriormente baixe o lume, deixando cozinhar por hora e meia. Reserve. Numa frigideira aqueça parte da manteiga, junte o resto da cebola e uma pitada de sal e deixe refogar. Regue com vinho e mantenha o fogo alto até a cebola ficar macia. Retire do fogo e transfira para a panela com o caldo. Tempere com noz-moscada, o sal e a pimenta.  Pré-aqueça o forno a 220º, unte com manteiga as taças individuais e coloque numa travessa. Distribua a sopa entre as taças e coloque por cima uma fatia de pão com manteiga e termine com o queijo. Leve ao forno por 10 minutos.  Para ver as quantidades correctas acesse o blog Na cozinha da Helô

Veja as melhores opções de hotéis em Paris

Vai viajar? Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Similar Posts

14 thoughts on “Gastronomia do Mundo em Paris
  1. Muito interessante este post, dizem que a gastronomia parisiense é muito boa mesmo, quem sabe num futuro eu conheça a cidade de Paris, pois quero conhecer mais a parte histórica e cultural dela.

    Arthur Clarohttp://www.arthur-claro.blogspot.com

  2. Nossa, me deu água na boca aqui. Adoro conteúdos sobre Gastronomia do mundo, e esse texto de Paris ficou excelente. Adoro sopa de cebola e vou tentar fazer essa receita. Vou te contar se deu certo depois. Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar. beijinhos

  3. Adoro post sobre gastronomia dos lugares, mas isso é relativamente recente na minha vida haha

    Quando eu era mais nova e tinha ainda menos grana eu não conseguia aproveitar os sabores de cada lugar, mas agora com o passar dos anos isso mudou 😊

  4. Amei conhecer um pouco mais da gastronomia da França. Eu tô doido pra comer uma sopa de cebola como essa, quero logo poder viajar. Eu moro pertinho mas nunca fui pra Paris, um dos meus sonhos. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.