Destinos Europa Gastronomia Itália

Gastronomia do Mundo – Messina

Messina

Depois de alguns meses sem escrever pois estava na reta final da gravidez, hoje retomo as publicações no blog com o artigo dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando.

 

Gastronomia Siciliana

A gastronomia siciliana é constituída por pouca carne vermelha e muitos peixes, frutos do mar, legumes e verduras, sendo uma cozinha variada. Esta resultou da conjugação de uma gastronomia rica e elaborada, da classe nobre, com uma gastronomia simples e essencial, do povo, juntamente com as influências deixadas pelas inúmeras civilizações e culturas, que habitaram a Sicília, ao longo dos séculos.

Gastronomia do mundo em Messina

Um dos pratos mais conhecidos de Messina ( uma das cidades da Sicília) é o Pesce Spada alla Ghiotta, um peixe bastante comum, pescado essencialmente no Estreito de Messina. Este prato é constituído essencialmente por tomate, batatas, azeitonas, aipo e claro, o peixe espada.

 
gastronomia do mundo em messina
Foto –  Siciliani creativi in cucina

Confecção

Para fazer este belo prato, comece por cortar a cebola, em rodelas muito finas. Descasque o aipo e corte-o em pedaços pequenos. Descaroce as azeitonas, corte-as em pequenos pedaços e coloque sal nas alcaparras.
Coloque numa panela um fio de azeite e junte a cebola e o aipo. Deixe alourar, mexendo sempre e acrescentando um pouco de água fria. Quando ficar translucida acrescente as alcaparras e as azeitonas e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. Junte os tomates picados e adicione sal. Cozinhe por cerca de 10 minutos.

Coloque o peixe espada em azeite e deixe alourar. De seguida, coloque-o no molho feito anteriormente e se necessário coloque um pouco de água quente. Tempere com sal e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Deixe descansar algumas horas para haver uma harmonização dos sabores e aqueça suavemente antes de servir.
Para saber a receita completa aceda ao site Siciliani creativi in cucina.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Messina, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Vai viajar? Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Leia o nosso outro artigo sobre Messina cá no blog.

 

Similar Posts