África Destinos Gastronomia

Gastronomia do Mundo – Tunes

Um dia em Tunes

Hoje retomo as publicações no blog com o artigo dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. E o de hoje é sobre a Gastronomia do Mundo em Tunes.

Caso tenham curiosidade em  saber m pouco mais sobre as comidas tradicionais de cada ponto do globo não deixem de ver o artigo do blog Mundo Viajante denominado Taste Atlas: o que comer em cada lugar do mundo

 

Gastronomia tunisina

A gastronomia tunisina é resultado das diversas influências dos povos que por lá passaram, nomeadamente os berberes, andaluzes, persas, turcos, egípcios, franceses bem como gregos e árabes. Esta cozinha é conhecida pela grande utilização de legumes, frutos secos, carne de ovelha, boi, frango, peixe e cuscuz.

Tradicionalmente, na Tunísia, inicia-se a refeição com uma salada de tomate, alface, pepinos e coalhada e um pastel chamado brik (massa envolvida em ovo cozido e legumes).

Gastronomia de Tunes

Em Tunes é comum servir de entrada pão e harissa, uma pasta de pimenta vermelha com alho, cominhos, coentros, alcaravia e azeite. Mas uma das suas entradas mais conhecidas, que também pode ser servida ao pequeno-almoço é a Chakchouka, também conhecida por shakshuka (pronuncia-se xacxuca). Este prato nada mais é do que ovos escalfados, com molho de tomate, cebola.

 

 

Confeção

 

Para preparar este delicioso prato comece por aquecer o óleo, numa frigideira funda. Misture a paprika e deixe cozinhar, cerca de 10 a 15 segundos. Adicione as cebolas e o alho e deixe refogar até ficarem translúcidas. Junte o tomate e deixe cozinhar por mais de 3/4 minutos. De seguida, adicione os pimentões, a água, o sal e a pimenta e deixe ferver. Reduza o lume, tape a frigideira e deixe cozinhar por 10 minutos.

Use uma colher e forme quatro ligeiros buracos para colocar os ovos. Um por um vá colocando os ovos e deixe cozinhar. Coloque queijo feta por cima e sirva com pão.

Existem algumas variações a este prato, sendo que a principal é a adição de diferentes ervas aromáticas durante a confecção.

Para saber a receita completa aceda ao site Whats4eats.
 
Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Messina, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.
 
Vai viajar? Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
 

Leia o nosso outro artigo sobre Tunes cá no blog.

 

Similar Posts

8 thoughts on “Gastronomia do Mundo – Tunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.