Dicas

Principais erros cometidos em viagem

Messina
Quando viajamos, sejamos nós experientes ou não, cometemos sempre pequenos erros, que nos atrapalham um pouco a viagem e que podem facilmente ser evitados. Por vezes basta um pouco mais de planeamento para os mesmos não ocorrerem. Hoje falaremos de alguns dos principais erros cometidos em viagem.
Se gosta desta temática não deixe de ler o nosso artigo O que não fazer em viagem em 8 países.
 
Principais erros cometidos em viagem - Santorini
Santorini
 
 

Viagens demasiado ambiciosas 

Este é um erro bastante comum e que facilmente qualquer um de nós pode cometer. Quantas vezes, quando temos férias de duas ou três semanas, nos vemos tentados a incluir três países no nosso itinerário? Ou então numa viagem de dois dias tentar visitar todos os pontos de interesse de uma qualquer cidade que estejamos a visitar?
O que ganhamos com isso enquanto viajantes? Nada… Apenas aumentamos os nossos níveis de ansiedade para conseguir correr tudo e ainda perdemos imenso tempo a viajar entre destinos. Tempo esse que seria aproveitado a conhecer bem um determinado local.
Eu sou uma das viajantes que aprendeu isto à minha custa e que perdeu tanto por querer ser tão ambiciosa, por não perceber que para conhecer um destino é preciso dar-lhe tempo.

Principais erros cometidos em viagem - Mykonos
Mykonos
 
 

Bagagem em excesso

Quem nunca? Quando viajamos temos tendência a levar mais do que o necessário, o que nos diminui a mobilidade, ao mesmo tempo que nos pode trazer complicações com as companhias aéreas, que controlam cada vez mais o peso das bagagens. Imagine-se a deslocar-se em Veneza com uma data de bagagem, posso garantir que é das piores experiência que tenho em uma viagem.

Quando viajamos convém sermos práticos e dar prioridade a roupa que possamos usar em várias ocasiões, sem nunca esquecer que pudemos sempre comprar roupa nos locais para onde vamos.

Principais erros cometidos em viagem - Veneza
Veneza
 

Não fazer um seguro de viagem

Quantas vezes viajamos sem seguro? Confesso que sempre o fiz. Só quando viajei grávida é que optei por fazer um seguro,  mas cada vez mais percebo a importância do mesmo. Azares acontecem em qualquer lado e apesar de quando viajamos não irmos a pensar nisso, a verdade é que é de extrema importância.

Para nós europeus, que viajamos dentro do espaço europeu, é mais fácil pois temos o cartão europeu de saúde, que numa eventualidade nos poderá ser bem útil. Mas quando viajamos para fora da Europa é importante nos salvaguardarmos.

Não fazer cópias de documentos importantes

Este é um dos principais erros cometidos em viagem, mas talvez o mais fácil de corrigir. Muitas vezes facilitamos porque achamos que os azares só acontecem aos outros, mas a verdade é que a qualquer momento nos pode bater à porta.
Perder um documento ou até sermos assaltados durante uma viagem é algo que pode acontecer a qualquer um de nós e que nos pode dificultar muito a vida, estando num país estrangeiro sem documentos. Como tal, é importante ter no nosso email ou até dar a alguém da nossa confiança esses documentos caso seja necessário.

Não interagir e respeitar a população e cultura local

Uma das melhores coisas de viajar é conseguir conhecer novas e diferentes culturas, por isso não faz muito sentido quando viajamos para um destino e não aproveitamos o tempo para conviver com a população local e interagir nas suas tradições e costumes.
Para mim, só faz sentido viajar se for para conhecer culturas diferentes da minha, se for para descobrir tradições únicas, se for para me enriquecer intelectualmente. Nenhuma cultura pode ser considerada melhor ou pior que a outra, há que saber respeitar as diferenças de cada uma e adaptar-se ao ambiente que o rodeia.

Os melhores destinos de 2015
Londres
 

Não arriscar na gastronomia local

Quando visitamos um país sabemos que a gastronomia é parte da sua cultura e das suas tradições, como tal, para conseguirmos conhecer a cultura de um povo é preciso arriscar e provar a sua cozinha tradicional.
Uma das melhores formas de conhecer a gastronomia é experimentar as comidas de rua, que tanto medo causam à maior parte das pessoas. Sabendo que muitas vezes as condições sanitárias não são as melhores, há uma forma de contornar a situação, perceber qual a banca com maior afluência da população local e decidir por essa.

Limitar-se ao roteiro pré-definido

Outro dos erros cometidos, principalmente por viajantes de primeira viagem, é seguir à risca o roteiro pré-definido, muitas vezes sugeridos nos guias de viagem. Sim, é necessário fazer uma pesquisa prévia sobre os locais a visitar, mas o maravilhoso de viajar é deixarmo-nos surpreender por verdadeiros tesouros, que não vêm nos guias de viagem.
Devemos ser flexíveis para a qualquer momento alterar o nosso roteiro. Posso dar um exemplo que aconteceu comigo em Roma. Comprei um guia de Roma onde as diversas atracções e monumentos vinham pontuados, segundo os seus critérios. A Igreja Santo Inácio de Loyola vinha com uma pontuação extremamente baixa e sem grande destaque no guia. Calhou que num dos dias estávamos a pensar bem perto e decidimos fazer um desvio só porque sim. Posso dizer que foi a Igreja mais bonita que alguma vez vi e que não consigo perceber qual o motivo daquela pontuação. Resultado concluí que todas as igrejas jesuítas de Roma estavam mal pontuadas e decidi visitar cada uma delas e só posso dizer que são todas maravilhosas.
Mais importante que seguir um roteiro é seguir as dicas de outros viajantes.

Roma
Roma

Não escolher um alojamento bem localizado

Muitas vezes tentado poupar caímos no erro de reservar alojamento longe das principais atracções e monumentos, esquecendo o dinheiro que gastaremos em transporte e no tempo que iremos perder nas deslocações.
Esta é talvez a pesquisa com que deveremos perder mais tempo, comparando preços dos alojamentos mais centrais com os mais afastados e perceber se a diferença de preço compensa tudo o resto.

Paris
Paris


Mas a verdade é que também são os erros e os percalços que tornam cada viagem única e inesquecível, cabendo a cada um tentar que os mesmos não atrapalhem o normal decurso das suas viagens. Por isso devemos sim evitar os principais erros cometidos em viagem, mas estar cientes que outros poderão ocorrer e que também fazem parte da experiência.

 
Este blog tem parceria com o Booking se pretende fazer a sua reserva contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.
 
Se quiser programar a sua viagem, não deixe de visitar o site GetYourGuide, onde poderá adquirir bilhetes para os monumentos, escolher um guia e mais uma panóplia de actividades que tornarão a viagem memorável.

Vai viajar? Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Similar Posts

18 thoughts on “Principais erros cometidos em viagem
  1. Já cometi vários desses erros, inclusive o de experimentar a comida local e passar mal hahaha Acho que é preciso um equilíbrio entre se ater ao itinerário programado e querer conhecer tudo dos lugares, afinal passar correndo por lugares que planejamos conhecer é um desperdício, assim como não se arriscar a fazer algo diferente pode significar perder de conhecer lugares incríveis.

  2. Oi Patrícia tudo bem?
    Adorei o tema do seu post, as informações que você compartilhou são super importantes. Conheço histórias reais sobre como ter o seguro pode nos salvar das situações, por exemplo. E essa vontade que querer tudo ao mesmo tempo realmente não dá, concordo com você.
    beijinhos.
    cila.

  3. Que legal esta ideia do seguro de viagem, realmente as vezes acontecem alguns infortúnios que um seguro possa ajudar. Esta de levar pouca bagagem também achei bem legal e realmente ajuda muito ter menos bagagens. colocar roupas que podemos usar no dia a dia. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.