Atracções Destinos Europa Itália

As mais bonitas e famosas Fontes de Roma

Fontes de Roma

Roma é uma das cidades mais procuradas por turistas de todo mundo, pois é um autêntico museu a céu aberto repleta de atrações magníficas. Dentro de todas as atrações encontram-se as icónicas fontes de Roma ou não fossem os romanos, desde sempre, apaixonados pelas águas públicas. Algo que se comprava pelos aquedutos e banhos romanos da Roma Antiga e pelas centenas de fontes existentes na cidade, que englobam fontes monumentais, fontes ornamentais e fontanários.

Venha descobrir Roma com crianças

As Fontes de Roma

As Fontes de Roma são inúmeras e de vários tipos, umas grandes, outras pequenas, umas imponentes e outras bem simples, umas mais modernas e outras mais antigas sendo algumas alimentadas pelos aquedutos do tempo do Império Romano.

Fontana dell’Acqua Felice

A Fonte de Água Feliz ou Fonte de Móises é uma bonita fonte monumental, construída no final do aqueduto romano Acqua Felice. Projetada por Domenico Fontana, entre 1585 e 1588, esta fooi a primeira fonte monumental desde a Antiguidade. Esta é composta por três arcos, simbolizando os arcos triunfais, uma inscrição homenageando o Papa Sisto V assim como duas esculturas de anjos, segurando o brasão do Papa. Além disso, a fonte possui três esculturas de personagens do Antigo Testamento, debaixo de cada um dos arcos. Ao meio está a estátua de Móises, enquanto que à direita de temos Josué e à esquerda Aarão.

Fontana dell'Acqua Felice
Fontana dell’Acqua Felice

Veja Onde ficar em Roma: melhores bairros

Fontana Di Trevi

A Fonte de Trevi é a maior e mais ambiciosa fonte barroca de Itália, com cerca de 26 metros de altura por 20 de largura. Inaugurada em 1762, a fonte localizava-se no cruzamento de três estradas (tre vie) e no final do aqueduto Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos a fornecer a cidade de Roma. A primeira fonte no local foi construída durante o renascimento mas a fonte atual data do século XVIII, depois de vários anos de obras e de vários projetos de arquitetos diferentes. Esta foi terminada por Giuseppe Pannini.

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi

Segundo a lenda, ao visitar a Fonte de Trevi, deverá lançar uma moeda de costas para a fonte, com a mão direita sob o ombro esquerdo para dessa forma voltar a Roma.

Veja como Visitar Roma sem gastar

Fontana della Barcaccia

A Fonte da Barca é uma bonita fonte barroca construída, em 1627, pelos Bernini, Pietro (pai) e Gian (filho). Localizada junto à Scalinata di Spgna, representa um barco a naufragar, com a água dentro do barco a jorrar para fora. Na decoração da fonte é possível ver várias abelhas e sóis, que constituíam o brasão da família Barberini, uma vez que esta foi construída a mando do Papa Barberini Urbano VIII. A fonte teve como inspiração um naufrágio de um barco, trazido para a Praça de Espanha, quando se deu a enchente do Rio Tibre, em 1598.

Fontes de Roma
Fontana della Barcaccia

Venha Descobrir Roma de Bernini

Fontana dei Quattro Fiumi

A Fonte dos Quatro Rios foi construída em 1651, na Piazza Navona. Bernini projectou quatro estátuas que simbolizam o Rio Ganges, Danúbio, Prata e Nilo. As estátuas estão montadas sobre um belo obelisco egípcio e estão rodeados de leões assim como outros animais. No cume do obelisco está uma pomba em bronze, que para além de ser o símbolo da família Pamphili representa a paz no mundo.

Piazza Navona
Fontana dei Quattro Fiumi

Descubra a Piazza Navona, a bela praça barroca de Roma

Fontana del Moro

A Fonte do Mouro foi projetada por Bernini, para concluir a fonte inicial construída por Giocomo Della Porta, em 1576 e esculpida por Giovanni Antonio Mari, em 1654. A fonte de Giacomo era composta por um golfinho e 4 tritões. Mais tarde, Antoni Mari esculpiu um etíope (mouro) que lutava com o golfinho, seguindo os desenhos de Bernini.

Fontana del Moro
Fontana del Moro

Veja o nosso Roteiro de 3 dias em Roma – 1º e 2º dia

Fontana dei Nettuno

A Fonte de Netuno foi projetada por Giacomo Della Porta, em 1574. Mas, séculos mais tarde, em 1878 foi lançado um concurso com o intuito de conseguir harmonizar esta fonte com a Fonte do Mouro. Os vencedores foram Gregory Zappala e Antonio Della Bitta. O primeiro criou a escultura A Nereida com Querubins e Cavalos Marinhos e o segundo criou a escultura Netuno Luta Contra um Polvo, o que acaba também por trazer o tema do confronto físico.

Fontes de Roma
Fontana dei Nettuno

Veja O que fazer em Roma – nosso 3º dia

Fontana del Tritone

A Fonte do Tritão projetada por Bernini a mando do Papa Urbano VIII Barberini, foi criada para decorar a Praça Barberini. Esta obra-prima de Bernini, construída em 1640, representa um Tritão com busto de homem e cauda de peixe, com a cabeça virada para trás, enquanto bebe água de uma concha. É por essa concha que sai a água da Fonte do Tritão.

Fontes de Roma
Fontana del Tritone

Veja o nosso roteiro em Roma – Último dia

Fontana delle Tartarughe

A Fonte da Tartaruga, construída entre 1580 e 1588 pelas mãos do arquitecto Giacomo della Porta e do escultor Taddeo Landini foi inicialmente denominada de Fonte de Mattei. Acredita-se que a mesma foi construída depois do Duque Mattei ver o seu noivado rompido, após ter perdido uma enorme fortuna. Para provar que continuava rico, este mandou construir a fonte e colocá-la à porta do seu Palácio, o que acabou por fazer com que o noivado fosse reatado.

Fontana delle Tartarughe
Fontana delle Tartarughe

Em 1658, esta fonte sofreu algumas alterações, pela mão de Lorenzo Bernini, que adicionou quatro tartarugas nas mãos dos quatro jovens, representados na fonte. Estes jovens seguram com a outra mão e o pé quatro golfinhos.

Descubra As mais famosas Pontes de Veneza

Fontana delle Naidi

A Fonte das Náiades é a fonte monumental mais moderna de Roma. Da autoria de Mario Rutelli e construída em 1888 é constituída por várias ninfas de bronze, que representam as ninfas gregas da água. Ou seja, nela estão representadas a Ninfa dos Rios, a Ninfa dos Lagos, a Ninfa dos Oceanos e a Ninfa das Águas Subterrâneas. Esta quando foi construída foi considerada bem polémica, pois era considerada sexy demais.

Fontana delle Naidi
Fontana delle Naidi

Veja a Gastronomia do Mundo…Roma

Fontana dei Leoni

A Fonte dos Leões, localizada na Piazza del Popolo é uma bonita fonte situada em torno de um obelisco, construída em 1818. A construção desta fonte, obra de Giuseppe Valadier, fazia parte do projeto de reorganização urbana da Piazza del Popolo e da colina do Pincio. A fonte é composta por 4 leões egípcios de mármore branco em cima de pedras colocadas formando uma espécie de pirâmide. Da boca de cada leão jorra água para 4 bacia de travertino.

Fontana dei Leoni
Fontana dei Leoni

Venha Descobrir o Vaticano, o enclave dentro de Roma

Existem inúmeras outras fontes em Roma que são belíssimas e poderiam estar neste artigo. Contudo estas foram aquelas que mais despertaram a nossa atenção, quer pela sua beleza quer por todo o conjunto onde estão inseridas.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

3 thoughts on “As mais bonitas e famosas Fontes de Roma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.