África Croácia Europa França Grécia Itália Portugal

As minhas top 10 visitadas

Quem me conhece sabe que uma das minhas paixões é viajar e nestes últimos anos tenho tido a oportunidade de conhecer alguns sítios maravilhosos. E como actualmente está na moda decidi publicar um artigo onde elejo as 10 cidades que mais me encantaram, nestes últimos anos.
Espero que gostem….


Santorini, Grécia

A glamorosa Santorini é encantadoramente diferente e para mim o lugar mais bonito que alguma vez conheci. Esta não é apenas uma ilha, é  sim um vulcão (ainda activo), ao redor da qual foram construídas as cidades, com as casas (mais semelhantes a uma caverna) pintadas de branco, com o telhado em azul.
Mas toda a ilha está repleta de atracções fantásticas que passam pelas populares praias de areia negra vulcânica (que é horrível quando está muito sol, pois queima imenso), Perissa e Kamari, pela mais famosa Red Beach (ideal para todos os aficionados por arqueologia), pela bonita cidade de Oia, por todas as bonitas paisagens, pela gastronomia eclética e saborosa (e eu sou esquisita) e pelos excelentes vinhos.
Este é sem dúvida o destino mais romântico da Grécia e o por do sol de Oia é absolutamente inesquecível.

Leia também Um dia em…Santorini

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Santorini basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
 

Mykonos, Grécia

A ilha de Mykonos tem origem no nome do filho do rei de Delos, Mykonos. Na verdade, a história de Mykonos na antiguidade foi muito ligada à história de Delos. Segundo a mitologia, Hércules, numa das suas doze tarefas, estava lutando contra os Gigantes e, depois de matá-los, jogou-os no mar onde petrificaram e se transformaram em enormes rochas, formando a ilha de Mykonos.

Actualmente, esta ilha é um dos principais destinos turísticos da Grécia. Mykonos Town ou Chora é a capital e a mais pitoresca aldeia na ilha. Com arquitectura tradicional e um ambiente agradável, Mykonos distingue-se pela sua atmosfera cosmopolita e animação nocturna. Os marcos de Chora são os moinhos de vento no topo de uma colina, o bairro agradável de Little Venice (absolutamente fantástico) e o famoso pelicano de Mykonos (não consegui vê-lo e bem que o procurei).

E posso desde já garantir-vos que este é um local que vale muito a pena, toda a atmosfera que envolve esta ilha é inesquecível.

Leia também Um dia em…Mykonos

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Mykonos basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.


Cartago, Tunísia

A cidade de Cartago foi fundada por uma princesa fenícia e sempre esteve envolta em lendas. Hoje apenas restam as ruínas resultantes da invasão romana, estando rodeada de vegetação nas margens mediterrânicas.
Este é um local que vale a pena visitar, quer pelos vestígios cartagineses e romanos, quer pelas ruelas de vivendas modernas e pelo palácio do presidente. E em 1979 foi declarado Património Mundial pela UNESCO.

Leia também As Termas de Antonino no Sítio Arqueológico de Cartago

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Cartago basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
 

Paris, França

A cidade de Paris situa-se num dos meandros do Rio Sena, sendo considerada como a cidade mais romântica do mundo. É também uma cidade com importantes monumentos arquitectónicos, desde a gloriosa Catedral de Notre Dame, passando pela magnificência de Versailles e indo até ao espectáculo vanguardista do Centro Georges Pompidou. Esta cidade é um esplendor, que decidiu o destino de reis e impérios e albergou muitos dos maiores artistas, escritores, filósofos e músicos do mundo. E apesar de ser uma daquelas cidades lendárias, não ficou parada a viver as glórias do passado, sendo uma cidade pró-activa e que segue uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

É uma cidade para desfrutar sem pressa. 

Leia também Visitar Paris em 4 dias

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Paris basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.

Veneza, Itália

Veneza foi totalmente construída sobre a água e conseguiu sobreviver sem carros até ao século XXI. De notar, que poucas cidades possuem tantas atracções para quem as visita como Veneza.A cidade de Veneza divide-se em 5 áreas centrais,San Marco, San Polo e Santa Croce, Cannaregio, Castello e Dorsoduro.

Visitei Veneza por duas vezes, devo confessar que da primeira vez fiquei bastante desiludida. Contudo, este ano decidi voltar e visitar outras zonas, certo é que conheci uma cidade completamente diferente e com a qual fiquei encantada. Aconselho a quem visitar Veneza, que não fique só pelas zonas turísticas e visitem as 5 áreas centrais e dêem o famoso passeio de Gôndola, pois vale a pena.
Posso dizer que fiquei encantada com as lojas de altas marcas e com a beleza de todas as igrejas. E sem dúvida que a Piazza de San Marco é um encanto.

Leia também Passeios gratuitos em Veneza

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções de Veneza basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.

Dubrovnik, Croácia

A “Pérola do Adriático”, como o poeta Lord Byron lhe chamou, é a cidade mais famosa da Croácia. Está rodeada por muralhas medievais, encontrando-se entre uma corrente de montanhas calcárias a norte e o Adriático a sul. Neste momento, é uma cidade muito procurada no Verão pelos turistas, sendo possivelmente a cidade europeia com o seu centro histórico mais bonito e mais bem conservado.

Tive o prazer de visitar esta cidade por duas vezes e nas duas fiquei encantada, é realmente uma cidade pequenina mas com zonas absolutamente fantásticas. Aconselho vivamente a visitar a Stardun, principal avenida da cidade, e ainda o Mosteiro Fanciscano, que alberga a Igreja de S.Francisco, um Museu e ainda uma das farmácias mais antigas do mundo.

Leia também Descobrir Dubrovnik, a pérola do Adriático

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Dubrovnik basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.

Coimbra, Portugal

A cidade de Coimbra situa-se numa magnífica colina, banhada pelas calmas águas do Mondego, que funcionam como um espelho que reflecte a imagem desta fantástica cidade. Esta é caracterizada por uma mística muito própria, resultante de um passado rico em acontecimentos relevantes, que a tornaram no centro cultural e intelectual de Portugal, inspirando a obra de poetas e escritores aclamados.

Com a fundação da primeira Universidade do País, em 1290, Coimbra ganhou uma nova projecção que lhe permitiu a criação de um núcleo urbano repleto de fantásticos edifícios. E ao longo dos séculos foi sofrendo alterações, que a tornaram na fantástica cidade que é hoje, caracterizada pelas suas ruelas estreitas e escadinhas, pelos seus pátios e arcos medievais. A cidade divide-se em duas zonas distintas: a Alta, também designada por Almedina, onde viviam os aristocratas e os clérigos, e a Baixa, zona do comércio, do artesanato e dos bairros populares.

Leia também Coimbra, cidade dos estudantes

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Coimbra basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
 

Porto, Portugal

A cidade do Porto é para mim, a seguir a Coimbra (claro……), a cidade mais bonita de Portugal….
Fica situada no noroeste de Portugal, na margem direita do Douro, junto ao Oceano Atlântico. É conhecida como a Cidade Invicta e é onde se encontram as raízes judaicas mais antigas e consistentes dos portugueses. Esta é a cidade que deu o nome a Portugal, quando se chamava Portus Cale, vindo mais tarde a ser a capital do Condado Portucalense, a partir de onde se formou Portugal.
A cidade do Porto é conhecida mundialmente pelo seu vinho, pela sua arquitectura contemporâneo e antiga e ainda pelo seu centro histórico, que foi classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Leia também O Porto em 3 dias

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções no Porto basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.

Olímpia, Grécia

Olímpia encontra-se num lugar idílico de Peloponeso ocidental, situado num vale cheio de pinheiros. Esta cidade é famosa pois foi palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A noroeste do Peloponeso, localiza-se o Sítio Arqueológico de Olímpia, no sopé da Colina Kronion.

O nome de Olímpia, referia-se à montanha sagrada do Olimpo, a residência habitual de Zeus. Colocado sob a protecção das cidades de Pisa e mais tarde Elis, o santuário olímpico experimentou um enorme renome no século VIII a.C., com os jogos Pan-helênicos que eram realizadas a cada cinco anos. Os Jogos Olímpicos começaram depois a ser celebrados regularmente em 776 a.C.. A importância dos Jogos Olímpicos demonstra os elevados ideais de humanismo Helénico: competição pacífica e leal entre homens livres e iguais, que estão preparados para superar a sua força física num esforço supremo, com a única ambição de serem recompensados simbolicamente com uma coroa de oliveira.

Leia também Olímpia, a casa dos Jogos Olímpicos da atualidade

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções de Olímpia basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
 

Génova, Itália

Esta é uma cidade que encanta pelas suas cores, pela sua agitação, pelas suas paisagens.

Quando chegámos a Génova optámos por apanhar um daqueles autocarros sem tecto para dar a volta à cidade, contudo achamos a cidade tão bonita para ver tão rápido e depois do percurso ter terminado decidimos ir a pé percorrer a cidade.
Para quem estiver interessado apanhámos o autocarro na Piazza Caricamento, demorou cerca de 60 minutos a percorrer a cidade e o preço custa cerca de 12€ por pessoa.
Durante o City Tour passámos pela Commenda di Pré, a Basilica Ss. Annunciata, passamos junto à Via Garibaldi, pela Piazza Fontane Marose, Piazza Corvetto, pelo Arco della Victoria, Scalinata delle Caravelle, Palazzo Ducale, Piazza Ferrari e Casa di Colombo, todos eles locais que recomendo vivamente.

Leia também Um dia em…Génova

Se pretender adquirir bilhetes para as atracções de Génova basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
 
Espero que tenham gostado e deixem aqui as vossas opiniões quanto à minha selecção. Em breve publicarei um artigo com as minhas top 10 cidades a visitar.
🙂

Similar Posts

One thought on “As minhas top 10 visitadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.