Destinos Europa Gastronomia Portugal

Comidas tradicionais de Natal em Portugal

Comidas tradicionais de Natal

Para iniciar o mês de Dezembro nada melhor do que começar com um post dedicado ao Natal. Até porque quando o final do ano se aproxima já começamos a imaginar como será o nosso Natal, quais as decorações a utilizar na árvore, quais as prendas que queremos oferecer e até quais as comidas que vamos confeccionar. Até porque as festas de final do ano são sinónimo de mesa farta e várias comidas típicas saborosas, existindo algumas comidas tradicionais de Natal que não podem faltar na nossa mesa.

Ceia de Natal
Ceia de Natal

E embora saibamos que o Natal tem as suas raízes no catolicismo, a verdade é que os próprios pagãos preparavam a ceia natalina, como forma de homenagear o Deus do Sol. Acredita-se que o ritual de celebrar o Natal tem já mais de três séculos e que terá surgido nas igrejas europeias, que pretendiam reunir os seus fiéis para encenar a Santa Ceia.

Veja quais Os mais belos Mercados de Natal em Portugal

Sabemos que a ceia de Natal envolve muitas tradições. Cada país tem as suas comidas tradicionais e até dentro do mesmo país, muitas vezes esses pratos vão mudando inclusive de região para região e até de família para família. Assim, neste post decidimos falar um pouco de algumas da comidas tradicional de Natal em Portugal.

Frutos Secas

Uma das comidas que a mim mais me lembra a minha infância e os natais passados em casa da minha avó materna são os chamados casamentos. Que mais não são do que figos secos abertos ao meio com nozes lá dentro. Adoro, adoro, adoro.

Frutos secos
Frutos secos

Mas como os frutos secos passaram a fazer parte das tradições de Natal? A chegada do Solstício de Inverno, era comemorada na Roma Antiga a 25 de Dezembro. E na altura, nessa noite, era comum enfeitar a casa com frutas secas banhadas em ouro. Por outro lado, era também comum o consumo de oleaginosas durante a época natalícia, pois para além de trazerem prosperidade também ajudavam a cortar os efeitos nocivos do álcool. Assim, os frutos secos, desde os tempos romanos passaram a ter um papel importante na ceia de natal.

Veja quais os Principais Mercados de Natal na Alemanha

Bacalhau da Consoada

Não há comida mais tradicional em Portugal do que o famoso Bacalhau da Consoada. A forma como é confecionado pode mudar de região para região. Na região onde vivo o bacalhau é cozido, juntamente com as batatas e as couves. Depois é retirada toda a água da cozedura e colocado azeite na panela, até cerca de 3/4 e deixa-se ferver um pouco. Eu pessoalmente não sou grande fã de batatas cozidas mas posso dizer que na noite de natal simplesmente as devoro.

Veja quais as Experiências gastronómicas em Portugal

A tradição de comer bacalhau na noite de Natal remonta ao século XVI. Nessa altura, a Igreja Católica impôs um jejum aos seus fiéis, não podendo estes comer carne. Como o bacalhau era o peixe mais barato acabou por se tornar o prato principal nessa altura do ano. E mesmo quando o jejum deixou de ser uma tradição natalícia o bacalhau manteve-se como uma das comidas mais tradicionais dessa altura do ano.

Perú Assado

Outros dos pratos tradicionais do Natal é o perú assado no forno. Há quem o coma na noite de Natal mas em grande parte das casas portuguesas este é comido no dia 25 de Dezembro, após o suposto jejum. Esta é uma tradição proveniente da América do Norte, quando os povos indígenas utilizavam esta ave como prémio quando conquistavam novos territórios. Mais tarde, foi trazida para a Europa e com o tempo acabou por fazer parte das tradições natalícias europeias.

Comidas tradicionais de Natal
Peru Recheado

Tradições de Natal espalhadas pelo Mundo

Rabanada

A rabanada, também conhecida como fatia de parida, é provavelmente o doce, a par com o bolo rei, que mais encontrará nas casas portuguesas na altura de Natal. Feita com pão do dia anterior, leite e ovos esta é uma comida típica que terá tido origem na Península Ibérica e que entrou na ementa dos períodos religiosos. Até porque como sabemos o pão é um alimento sagrado, que representa o corpo de Cristo.

Comidas típicas de Portugal: a sua origem

Bolo Rei

O Bolo Rei é um dos bolos mais tradicionais do Natal em Portugal. Caracteriza-se por uma massa doce, que leva passas, frutos secos e frutas cristalizadas. Este tem a forma de uma coroa e é uma clara alusão ao três reis magos.

O Bolo Rei terá chegado a Portugal por volta de 1870, quando surgiu a Confeitaria Nacional. Já sua origem é francesa, sendo um bolo também tradicional na França.

Coscorões

Os Coscorões são outro dos doces típicos do Natal e nada mais são do que uma massa doce que é frita. Dependendo da região de Portugal, estes podem ter uma denominação diferente e até alguns ingredientes podem mudar, mas o sabor e a tradição essa mantém-se.

Veja quais os Os melhores petiscos portugueses

Acredita-se que estes vieram para Portugal com os Cruzados, uma vez que a sua origem é muçulmana. Em Portugal passou a ser comum oferecer estes doces junto com um copo de vinho do Porto, aos rapazes que cantavam pelas casas após a missa do Galo.

Biscoitos de Natal

Os biscoitos de Natal, feitos com mel e gengibre fazem a delícia de miúdos e graúdos nesta altura do ano, tendo inclusive inspirado inúmeras histórias infantis. Geralmente, possuem formatos festivos e segundo se conta o primeiro biscoito de natal terá sido feito por uma velhota em 1875, com o formato de um boneco. Segundo a lenda, quando estava praticamente pronto este ganhou vida e fugiu do forno.

Descubra O Natal à volta do Mundo através da gastronomia

Biscoitos de Natal
Biscoitos de Natal

Como vê a consoada portuguesa é bastante rica a nível gastronómico, sendo o sonho de qualquer bom amante de comida. E vocês quais são as comidas tradicionais de Natal em vossa casa?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

3 thoughts on “Comidas tradicionais de Natal em Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.