Atracções Catedral Destinos Europa França

Descobrir a Catedral de Marselha

Descobrir a Catedral de Marselha

A Catedral de Marselha também chamada de Catedral de Santa Maria Major é um imponente edifício de estilo, românico-bizantino, do arquiteto Léon Vaudoyer. É a única catedral construída em França durante o no séc. XIX, tendo sido classificada como monumento histórico em 1906. Assim, venha connosco descobrir a Catedral de Marselha.

A Catedral de Marselha

Localizada entre o Porto Velho e o Bairro Le Panier, esta magnífica catedral é uma das principais atracões de Marselha e resulta da junção de duas igrejas que terão sido sobrepostas, a antiga e a nova major.

A velha major é a mais antiga igreja da cidade, construída no séc. IV. Inicialmente era para ser destruída mas dado os protesto por parte da Sociedade Francesa para a Conservação de Monumentos, o coro e uma baía foram preservados. Já o início da construção da nova major ocorreu em 1852, quando Napoleão III colocou a primeira pedra do edifício. A construção durou cerca de 40 anos e durante esta foi descoberto um batistério paleocristão, do séc. V.

Descobrir a Catedral de Marselha

Com inspiração bizantina, este bonito templo, possui também elementos românicos e góticos. E terá sido construída para ecoar a reputação multicultural da cidade, numa altura de crescimento económico, social e demográfico da cidade, coincidindo com a construção de outros edifícios históricos.

A Catedral de Marselha é composta por vários campanários e cúpulas e no seu interior é possível encontrar bonitas arcadas bizantinas, assim como belíssimos mosaicos. Na construção deste templo religioso foram utilizados diversos materiais, como por exemplo, o mármore branco de Carrara, pórfiro, ónix de Itália e da Tunísia, mosaicos de Veneza e ainda pedras verdes de Florença.

Exterior da Catedral de Marselha

No exterior da Catedral é possível ver a inspiração bizantina, através da presença de várias cúpulas e torres sineiras em simultâneo. O arquiteto Léon Vaudoyer, pretendia com esta junção representar o Ocidente e o Oriente, num modelo semelhante à Catedral Notre Dame des Doms, em Avignon.

A fachada principal é ladeada por duas torres sineiras encimadas por cúpulas, possuindo ainda uma fileira de 7 estátuas representando Cristo, ladeado pelos apóstolos Pedro e Paulo, assim como por Lázaro, primeiro bispo de Marselha, e seus companheiros, santos de Provença. Enquanto a abóboda do alpendre é ornamentada com mosaico azul e dourado inspirado no mausoléu de Galla Placidia, em Ravena. Por fim, no seu pórtico é possível ver as estátuas dos santos bispos de Marselha.

Descobrir a Catedral de Marselha

Na praça onde se encontra localizada a Catedral La Major é ainda possível ver uma grande estátua de Monsenhor de Belsunce, bispo de Marselha, que se destacou durante a peste de 1720.

Interior da Catedral de Marselha

A decoração interior é em mármore e pórfiro, bem ao estilo bizantino. Enquanto as cúpulas e balaustradas são decoradas com elementos vindos das catedrais de Lucca e Siena.

A nave central possui bonitas colunas de mármore, construídas sobre pilares, onde a pedra e o mármore alternam entre a cor vermelha e ocre. Já o transepto possui cerca de 50 metros de comprimento e bem no seu centro está localizada a magnífica cúpula central que possui 8 bonitas janelas semicirculares, levando a que haja luz a 60 metros de altura. Em cada ponta do transepto existe uma cúpula mais pequena que se localiza bem por cima de cada capela lateral.

Catedral de Marselha - Interior
Catedral de Marselha – Interior

O altar-mor feito em mármore carrara, é decorado com mosaicos de Henri Antoine Révoil e encontra-se sob um cibório, com uma cúpula de bronze sustentado por 4 colunas de ónix de Tunes.

Esta foi talvez a mais diferente Catedral europeia que já visitei. Sou fã confessa de templos religiosos e adorei visitar a Catedral de Marselha.

Leia também Descobrir a Catedral de Westminster, outra Catedral bizantina

E você já visitou a catedral de Marselha? A entrada na Catedral é gratuita, assim não perca a oportunidade de visitá-la.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Marselha, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

3 thoughts on “Descobrir a Catedral de Marselha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.