Atracções Destinos Espanha Europa

Descobrir Barcelona de Gaudí

Descobrir Barcelona de Gaudí

Este artigo não era suposto sair hoje, mas dado os últimos acontecimentos em Barcelona, decidi publicá-lo como forma de homenagem a esta bonita cidade e a toda a sua população. Juntos conseguiremos combater o terrorismo e mostrar que não nos rendemos ao medo. Força Barcelona….

Antoni Gaudí

Barcelona possui um elo enorme com Antoni Gaudí, como poucas cidades do mundo possuem com algum arquitecto. As magníficas obras de Gaudí são únicas e resultam da combinação das formas e cores da natureza, com técnicas de construção inovadoras e modernas.

Antoni Gaudí é um dos arquitectos mais famosos do mundo e foi em Barcelona que toda a sua genialidade ganhou forma. Religioso fervoroso e apaixonado pela natureza, conseguiu aliar as sua suas paixões numa simbiose perfeita e criar autênticas obras de arte que ainda hoje são cartões postais de Barcelona. Mas o seu estilo peculiar não agradou a muitos, na época, e como tal este não viu o seu trabalho ser devidamente reconhecido.

 
Barcelona vista do Parque Guell

Depois de se conhecer o trabalho e estilo de Gaudí é fácil passar por um monumento e ver que este tem a assinatura do arquitecto. O seu estilo único é inconfundível e por isso vamos falar um pouco sobre o seu magnífico trabalho. Venha connosco descobrir Barcelona de Antoni Gaudí.

O trabalho de Gaudí

Após se graduar como arquitecto, em 1878, Gaudí desenhou os candeeiros de iluminação na Plaça Reial, encomendados pela Câmara de Barcelona. Estes belos candeeiros de seis braços, inaugurados em 1879, durante os festejos de La Mercè, foram construídos em ferro fundido e com uma base em mármore.
descobrir Barcelona de Gaudí
Candeeiro da Plaça Reial
 
Segue-se a Casa Vicens, que foi a primeira casa desenhada por Gaudí. Construída entre 1883 e 1888, esta foi encomendada por Manuel Vicens i Montaner, dono de uma fábrica de tijolos e fabricante de azulejos, para servir como casa de verão.
A primeira grande obra do mestre surge como um palácio de “As Mil e Uma Noites” e junta elementos da tradição burguesa espanhola e a tradição árabe secular, sendo constituída por um conjunto de estilos diferentes.
descobrir Barcelona de Gaudí
Casa Vicens (Foto: casavicens.org)
 
Localizado na Carrer Nou de la Rambla, o Palácio Guell, foi outra das primeiras obras de Gaudí na cidade de Barcelona, tendo sido construído entre 1885 e 1890. Tal como o Parque Guell, foi encomendada por Eusebi Guell para servir de residência a si e à sua família. Este belo edifício de estilo modernista catalão foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1984 e em 2011 foi reaberto ao público depois de sete anos fechado para obras.

Conheça Barcelona em 5 filmes

Palácio Guell (Foto: Barcelona Connect)
 
Já a Casa Calvet é uma das obras menos conhecida de Gaudí e considerada por muitos como a mais conservadora do arquitecto. Em estilo barroco, este edifício de 5 andares, construído entre 1898 e 1900, foi encomendado por um empresário da área têxtil, para servir tanto para o negócio, na cave e piso térreo, como para habitação nos pisos superiores. Acredita-se que o edifício seja mais conservador, uma vez que este teve que ser encaixado noutros já existentes, ao mesmo tempo que estava localizado num bairro bem elegante de Barcelona.
Em 1900 a Casa Calvet recebeu o prémio de melhor edifício concedido pelo Município de Barcelona.
Casa Calvet (Foto: Turisme de Barcelona)
 
A Casa Batló é uma das mais imponentes e importantes obras de Gaudí, coincidindo com o período mais criativo do génio. Também conhecida como a “casa de los huesos”, devido à semelhança de alguns elementos da fachada com ossos, esta foi reformada por Gaudí, entre 1903 e 1906. Josep Batló, um rico empresário da área têxtil, comprou o edifício e encomendou a remodelação do mesmo ao arquitecto, tendo ficado extremamente contente com o resultado obtido. Como tal, resolveu indicar o seu nome ao seu amigo Pere Milà, para a construção de La Pedrera.
 
 
Contando com o apoio dos seus ajudantes habituais, construiu uma autêntica obra prima, onde se vê refletido o seu estilo muito pessoal, com inspiração nas formas orgânicas da natureza. Gaudì criou uma bela fachada, com muros ondulados e sobre os quais colocou  vários fragmentos de cerâmica e vidros quebrados, conferindo um aspecto colorido e com relevos à fachada, já no alto do prédio é possível ver uma torre coroada com uma cruz de 4 braços, que pretende simbolizar a espada de São Jorge a atravessar o corpo de um dragão, numa clara referência ao padroeiro da Catalunha. 
Em 2005 foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO.

Casa Batló



A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, é uma das mais importantes obras do génio Antoni Gaudí. Este enorme edifício de habitação que ocupa um quarteirão inteiro, é conhecido pelo seu magnífico exterior de pedra calcária de acabamento rude, moldada e arredondada, assemelhando-se a várias grutas. Este prédio foi encomendado por Pere Milà, em 1906, que pretendia uma casa que deixasse Barcelona rendido e que ofuscasse as casas da Mansana de la Discòrdia. Para tal, foi dado a Gaudì um orçamento ilimitado, que o levou a produzir esta enorme escultura abstracta, onde triunfam as linhas curvas a as formas orgânicas.

Contudo, o projecto não teve o efeito desejado, chegando a ser mesmo alvo de chacota. Era um projecto muito à frente para o seu tempo e só com o passar das décadas é que se passou a ver a magnitude da arquitectura de Gaudì. Prova disso é o facto de a mesma ter sido declarada Património da Humanidade pela UNESCO, dada a sua importância para a história da arte e da arquitectura.
La Pedrera
O Parc Guell é uma das obras mais conhecidas do arquitecto modernista. O curioso é que este belo parque resulta de um enorme fracasso urbanístico. O rico banqueiro Eusebi Guell, fantasiava com um belo condomínio fechado, um oásis no bairro de Gràcia, com uma vista privilegiada sobre a cidade. O projecto previa a construção de dezenas de residências unifamiliares, rodeadas por belos jardins, ou seja, pretendia -se criar uma cidade-jardim.
Contudo, o empreendimento nunca foi acabado e apenas se concluíram as fundações, com caminhos que imitavam rios de lava e cavernas de troncos de árvores,  duas casas , uma das quais ocupadas por Gaudí e que hoje é a Casa Museu Gaudí e as áreas comuns, como a bonita escadaria e a sua emblemática salamandra, a sala hipostila, que seria o mercado do condomínio e que sustenta a praça central, emoldurada pelo banco serpenteado com a técnica do trecandís e ainda dois pavilhões na entrada, que são inspirados no conto “Hansel e Gretel” e foram construídos para servir de portaria e administração. Já no ponto mais alto do parque, onde estava projectada uma capela, encontra-se o Turó de les Tres Creus (Calvário das três Cruzes).
Apesar do fracasso, o que ficou foi um parque deslumbrante e único, aberto ao público desde 1922 e que em 1984, foi declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Leia também Passeios gratuitos em Barcelona

Parque Guell
Mas a verdadeira obra-prima do arquitecto, localiza-se na Carrer de Mallorca, e é a Sagrada Família. Este assumiu o projecto quando tinha apenas 31 anos e esteve à sua frente durante 43 anos. Neste tempo ele dedicou-se de corpo e alma a um trabalho que pretendia que fosse um monumento a Deus e um ponto de referência em Barcelona. À medida que os anos passavam também as ideias de Gaudí se iam modificando, muito em parte devido às constantes interrupções por falta de verbas e que levavam a que o arquitecto fosse procurando novas soluções estruturais, muitas delas a partir da experimentação em outros projectos. Quando morreu, em 1926, apenas estavam concluídas a cripta, parte da abside, a Fachada da Natividade e uma torre. Depois da sua morte foi necessário pedir aos arquitectos que se seguiram que imaginassem como este haveria de querer a obra. 
Não perca o nosso artigo dedicado a Descobrir a Sagrada Família.
Sagrada Família

Apesar de não ter visto o seu trabalho ser reconhecido em vida, Antoní Gaudí tornou-se num dos arquitectos mais famosos do mundo e com um legado dos mais espectaculares do universo, algo que se pode ver refletido pelas número de obras que foram declaradas Património Mundial pela UNESCO, ou seja, entre 1984 e 2005 sete obras de Gaudí foram agraciadas com esse título.

Se estão por Espanha e desejam conhecer mais obras magníficas deste país não deixem de ler o post do blog Vamos por aí, 5 Palácios na Espanha que todo turista deve conhecer.

E vocês já visitaram Barcelona e as obras de Gaudí? O que acharam?

Leia os nossos artigos sobre Barcelona:

Não perca as nossas impressões do nosso hotel.
Roteiro do nosso 1ºdia.
Roteiro do nosso 2º dia
Roteiro do nosso 3º dia
Descobrir a Sagrada Família
Descobrir a Catedral de Barcelona

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

8 thoughts on “Descobrir Barcelona de Gaudí

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.