O artigo de hoje descobrir Castro Marim é dedicado a esta bela vila algarvia.
Conteúdo do artigo
História
Castro Marim é uma vila raiana, pertencente à região do Algarve. Localizada na margem direita do rio Guadiana, esta bela vila possui inúmeros vestígios da sua ocupação desde a antiguidade, sendo uma das localidades mais antigas do Algarve. Povoada por diversos povos, nomeadamente fenícios, cartagineses, gregos, romanos, visigodos e árabes, Castro Marim, foi conquistada aos mouros, durante o reinado de D. Afonso III, em 1242, tendo recebido o foral, em 1277.
Leia também Vila Real de Santo António, a cidade iluminista no Algarve
O constante convívio com diferentes povos, que foram habitando a região, levou a população de Castro Marim a adquirir saberes, trocando produtos, adotando modos de vida trazidos por esses povos, e que vão perdurando até aos dias de hoje, demonstrando toda a memória e cultura de um povo.
Ao descobrir Castro Marim somos inundados pela sensação de estarmos a entrar numa outra era, onde o tempo não passou e ficamos deslumbrados com as belas paisagens que rodeiam Castro Marim, nomeadamente as suas salinas tradicionais, que circundam a vila.
Leia também Gastronomia do Mundo…Algarve
O património a visitar é bem amplo e diversificados, sendo um local cheio história, pronta a ser desvendada por quem a visita. Bem no centro da vila é possível encontrar um Posto de Turismo, onde encontrará toda a informação necessária para visitar o local.
Pontos de atracção
– Reserva Natural do Sapal
Criada em Março de 1975, a Reserva Natural do Sapal tem o intuito de proteger a zona húmida de sapal, salinas, esteiros e zonas rurais. Esta serve como local de abrigo e reprodução de aves aquáticas e várias espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Se quiser visitar a Reserva inicie a sua visita pelo Centro de Interpretação, onde receberá toda a informação sobre a área. Para ver as aves, pode sempre recorrer ao Observatório de Aves de Venta Moinhos.
Veja o que fazer no Algarve com crianças: o nosso top 10
– Castelo de Castro Marim
Construído no séc. XIII, por D. Afonso III, no cimo de um monte, este era um castelo de planta quadrangular, definido por 4 torreões cilindricos e um pátio interno, com duas portas de acesso. O mesmo foi sofrendo algumas alterações ao longo dos séculos e com a cessação das lutas contra os mouros, foi perdendo importância e a própria vila começou a ficar despovoada.
Contudo, com o início do séc. XV e a crescente valorização das campanhas ultramarinas, a Coroa Portuguesa percebeu que o Algarve era o local ideal para se instalar, tanto pela sua proximidade ao Norte de África, como pela facilidade para controlar possíveis ataques de corsários vindos de Espanha.
Castro Marim voltou assim a estar no topo de importância das localidade portuguesas.
Dentro das muralhas do Castelo era possível encontrar a Igreja de Santiago, primitiva Matriz da Vila, edificado no séc. XIV e a Igreja de Santa Maria e antiga Igreja da Misericórdia.
Em 1755, o Castelo de Castro Marim foi destruído pelo terramoto, contudo atualmente ainda subsistem as suas paredes.
– Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim
– Forte de São Sebastião
Este forte recebeu o nome dada a sua localização, onde terá existido uma Ermida dedicada a São Sebastião. Foi construído em 1641, pela dinastia real, os Braganças, como forma de fortificar a fronteira. É ele o melhor exemplar do que foi nessa época o processo de renovação do sistema defensivo da vila.
A sua construção deve-se ao Rei D. João IV, no âmbito das Guerras da Restauração com Espanha, tendo transformado o velho castelo medieval na praça militar mais importante de toda a região do Algarve. A sua planta ,mostra um recinto amuralhado irregular, que integra cinco baluartes.
– Igreja de São Sebastião
– Revelim de Santo António
– Casa de Odeleite
– Casa do Sal
– Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Mártires
Caso queira ler mais sobre o Algarve, não deixe de ver os nossos artigos
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Honestamente, eu nunca havia ouvido falar em Castro Marim. Fiquei interessadíssima na região, sobretudo por saber que é uma das mais antigas do Algarve. As capelas, museus, castelos… achei tudo lindo! Ótimo texto!
Planejamos conhecer a região do Algarve quando voltarmos a fazer uma road-trip por Portugal. Fizemos recentemente uma pelo norte. Não tinha ouvido falar sobre Castro Marim, achei a vila um charme, adoro cidades assim, muitas vezes desconhecidas pelos turistas mas que têm tanta coisa pra mostrar. Vai entrar no roteiro com certeza :).
Vou visitar o Algarve agora no verão e estava em dúvida se valeria a pena viajar para Castro Marim, mas você já me convenceu! Não vejo a hora de chegar minha viagem
Fui ao Algarve fazem alguns anos… e não conheci estes lugares lindo. Planejo voltar em breve para Portugal e quero conhecer Castro Marim, obrigada por compartilhar!