A História de Portugal confunde-se facilmente com a história militar do país. Basta olhar para trás desde do tempo de Viriato e dos Romanos, passando pelos Descobrimentos e indo até às invasões francesas ou às guerras com a vizinha Espanha. Nesse sentido, e por forma a promover todo o património material e imaterial associado à história militar nacional surge o projeto do Turismo Militar em Portugal.
Conteúdo do artigo
Turismo Militar em Portugal
O Ministério da Defesa Nacional em conjunto com a Direção de Serviços de Infraestruturas e Património da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional criaram o projeto do Turismo Militar. Este tem como objectivo fomentar o conhecimento, a investigação, a cooperação, a divulgação assim como a promoção de todo o Património móvel e imóvel, material e imaterial, de cariz militar. Ao mesmo tempo acabando por promover a imagem das Forças Armadas e contribuindo para a memória e identidade de Portugal como Nação.
Rota dos Castelos e Muralhas do Mondego
O Centro de Portugal é particularmente rico em locais ligados à história militar do nosso país. Como tal, foi criada a Rota dos Castelos e Muralhas do Mondego, onde quem faz a rota é convidado a conhecer cada uma das fortificações enquanto dispositivo militar orgânico evolutivo mas também perceber um pouco mais sobre a cooperação bélica nesta zona, entre o mundo cristão e o mundo muçulmano.
Por outro lado, os municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego promovem, ao longo do ano, várias atividades e eventos temáticos cujo objetivo é dinamizar e promover o património.
Itinerários Napoleónicos
O território de Portugal, de norte a sul do país, foi palco de inúmeras guerras durante as três invasões francesas. O conflito armando encabeçado pelo líder militar francês, Napoleão Bonaparte, atingiu fortemente o território nacional, desde o Minho ao litoral norte, passando por toda a região Centro, Ribatejo, Alentejo e região de Lisboa. Dessa altura permanecem os castelos, as fortificações, as muralhas e os campos de batalha, formando um vasto património, repleto de história pronta a ser contada.
Assim, dentro do projeto do turismo militar foram criados os itinerários napoleónicos que visam revelar e promover o património cultural material e imaterial associado às invasões napoleónicas em Portugal.
Rota da Boa Memória
A Rota da Boa Memória leva-nos por terras e marcos importantes na luta pela independência de Portugal. Após a morte do Rei Dom Fernando I, existiram vários confrontos com Castela no território português. Assim, a Associação do Turismo Militar Português criou a Rota da Boa Memória que visa apresentar a história da Batalha de Aljubarrota, travada por Dom João I “O da Boa Memória” e pelo Condestável Dom Nuno Álvares Pereira, duas das mais importantes personalidades na luta pela independência nacional.
Ou seja, ao longo do percurso, por diversos concelhos portugueses, ficamos a conhecer o trajeto feito pelas tropas até ao campo militar, a batalha real e a memória associada a este tão importante confronto. Para isso, conta-se com o importante papel dos vários centros de interpretação das batalhas medievais criados e dos inúmeros monumentos que fizeram parte dessa história.
Rota dos Museus e Coleções Militares
A Rota dos Museus e Coleções Militares de Portugal foi criada para dar a conhecer os espaços militares emblemáticos que preservam a história bélica do nosso país. Assim, ao longo desta rota irá conhecer locais, acontecimentos, património edificado, bélico, cultural e artístico de extrema importância para a história militar e não só do nosso país.
Descobrir a Rota dos Museus e Coleções Militares portugueses
Mas não pense que ao fazer esta rota ficará confinada a um mundo de espadas, armas e canhões. Até porque cada um dos espaços que fazem parte da Rota de Museus e Coleções Militares pretendem contar a história de grandes personagens e de batalhas históricas mas também de épocas de paz. Assim, prepare-se para encontrar um acervo único que engloba a cartografia, a pintura, a medalhística, a náutica e várias outras áreas, espalhados por arquivos, bibliotecas, faróis, aquários, entre outros.
Outros artigos sobre Turismo
- Descobrir o Turismo gastronómico
- Ecoturismo: o que é, vantagens e desvantagens
- O que é o Turismo voluntário?
- Descobrir o Turismo Militar em Portugal
- O que é o Turismo Espiritual?
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.