Atracções Destinos Dicas Europa Portugal Roteiros

Descobrir o Turismo Militar em Portugal

Condestável Dom Nuno Álvares Pereira

A História de Portugal confunde-se facilmente com a história militar do país. Basta olhar para trás desde do tempo de Viriato e dos Romanos, passando pelos Descobrimentos e indo até às invasões francesas ou às guerras com a vizinha Espanha. Nesse sentido, e por forma a promover todo o património material e imaterial associado à história militar nacional surge o projeto do Turismo Militar em Portugal.

Património Mundial da UNESCO em Portugal

Turismo Militar em Portugal

O Ministério da Defesa Nacional em conjunto com a Direção de Serviços de Infraestruturas e Património da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional criaram o projeto do Turismo Militar. Este tem como objectivo fomentar o conhecimento, a investigação, a cooperação, a divulgação assim como a promoção de todo o Património móvel e imóvel, material e imaterial, de cariz militar. Ao mesmo tempo acabando por promover a imagem das Forças Armadas e contribuindo para a memória e identidade de Portugal como Nação.

Rota dos Castelos e Muralhas do Mondego

O Centro de Portugal é particularmente rico em locais ligados à história militar do nosso país. Como tal, foi criada a Rota dos Castelos e Muralhas do Mondego, onde quem faz a rota é convidado a conhecer cada uma das fortificações enquanto dispositivo militar orgânico evolutivo mas também perceber um pouco mais sobre a cooperação bélica nesta zona, entre o mundo cristão e o mundo muçulmano.

Por outro lado, os municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego promovem, ao longo do ano, várias atividades e eventos temáticos cujo objetivo é dinamizar e promover o património.

Itinerários Napoleónicos

O território de Portugal, de norte a sul do país, foi palco de inúmeras guerras durante as três invasões francesas. O conflito armando encabeçado pelo líder militar francês, Napoleão Bonaparte, atingiu fortemente o território nacional, desde o Minho ao litoral norte, passando por toda a região Centro, Ribatejo, Alentejo e região de Lisboa. Dessa altura permanecem os castelos, as fortificações, as muralhas e os campos de batalha, formando um vasto património, repleto de história pronta a ser contada.

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
Mata Nacional do Bussaco palco da III Invasão Francesa

Assim, dentro do projeto do turismo militar foram criados os itinerários napoleónicos que visam revelar e promover o património cultural material e imaterial associado às invasões napoleónicas em Portugal.

Rota da Boa Memória

A Rota da Boa Memória leva-nos por terras e marcos importantes na luta pela independência de Portugal. Após a morte do Rei Dom Fernando I, existiram vários confrontos com Castela no território português. Assim, a Associação do Turismo Militar Português criou a Rota da Boa Memória que visa apresentar a história da Batalha de Aljubarrota, travada por Dom João I “O da Boa Memória” e pelo Condestável Dom Nuno Álvares Pereira, duas das mais importantes personalidades na luta pela independência nacional.

Turismo Militar - Batalha
Mosteiro da Batalha

Ou seja, ao longo do percurso, por diversos concelhos portugueses, ficamos a conhecer o trajeto feito pelas tropas até ao campo militar, a batalha real e a memória associada a este tão importante confronto. Para isso, conta-se com o importante papel dos vários centros de interpretação das batalhas medievais criados e dos inúmeros monumentos que fizeram parte dessa história.

Rota dos Museus e Coleções Militares

A Rota dos Museus e Coleções Militares de Portugal foi criada para dar a conhecer os espaços militares emblemáticos que preservam a história bélica do nosso país. Assim, ao longo desta rota irá conhecer locais, acontecimentos, património edificado, bélico, cultural e artístico de extrema importância para a história militar e não só do nosso país. Mas não pense que ao fazer esta rota ficará confinada a um mundo de espadas, armas e canhões. Até porque cada um dos espaços que fazem parte da Rota de Museus e Coleções Militares pretendem contar a história de grandes personagens e de batalhas históricas mas também de épocas de paz. Assim, prepare-se para encontrar um acervo único que engloba a cartografia, a pintura, a medalhística, a náutica e várias outras áreas, espalhados por arquivos, bibliotecas, faróis, aquários, entre outros.

São Miguel com crianças
Parte do acervo do Museu Militar de Ponta Delgado

Outros artigos sobre Turismo

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts