Atracções Destinos Europa Itália

Descobrir o Vaticano, o enclave dentro de Roma

Descobrir o Vaticano, o enclave dentro de Roma

O Vaticano é um enclave murado dentro da cidade de Roma. Ou seja, é um Estado sacerdotal-monárquico, com independência política e territorial, cujo chefe de estado é o Papa. E podemos afirmar com toda a certeza que hoje em dia o Vaticano é um tesouro cultural e histórico ímpar. Como tal, decidimos hoje dar-vos a conhecer este magnífico e histórico enclave.

A História do Vaticano,o enclave dentro de Roma

A história do Vaticano está intimamente ligada à história da Igreja Católica assim como à construção da Basílica de São Pedro. Ou seja, o templo terá sido construído no sítio onde o Apóstolo São Pedro foi enterrado após o seu assassinato. Assim, a área acabou por se tornar um importante local de peregrinação cristã. Mais tarde, já no século IX, o Papa Leão IV mandou construir os muros que delimitam o Vaticano e que visavam proteger o local.

Prati
Vaticano

Contudo, o pequeno estado do Vaticano foi apenas criado em 1929, quando o Papa Pio XI e o ditador Benito Mussolini assinaram o Tratado de Latrão. Este tratado, declarava o Vaticano como um estado independente. Além disso, Mussolini pagou uma indemnização pela perda dos Estados Papais durante a unificação alemã, mas em contra partida a Igreja Católica abriu mão das terras adquiridas durante a Idade Média e reconheceu Roma como a capital de Itália. Anos mais tarde, quando o Tratado de Latrão passou a fazer parte da Constituição, o papa teve que jurar neutralidade a nível político. Algo que se observou aquando da II Guerra Mundial, onde a Cidade do Vaticano, então liderada pelo Papa Pio XII, permaneceu neutra.

Atrações do Vaticano, o enclave dentro de Roma

Sendo o Vaticano um pequeno país dentro de uma cidade é fácil perceber que não existirão inúmeras atrações, por outro lado também é fácil entender que todas estarão próximas umas das outras, sendo fácil chegar a qualquer uma delas.

Jardins do Vaticano

Os Jardins do Vaticano são um belíssimo jardim botânico iniciado pelo Papa Nicolau III. Ao longo de cerca de 23 hectares de jardins de estilo renascentista poderá observar belas esculturas, fontes, monumentos, fortificações medievais, entre outros. De entre as inúmeras atrações destacamos o jardim italiano, o jardim inglês e o jardim francês.

Jardins do Vaticano
Jardins do Vaticano

Praça de São Pedro

A Praça de São Pedro, projetada por Bernini, é uma das praças mais famosas do mundo. Construída na segunda metade do século XVII tem capacidade para receber mais de 300 mil pessoas. Esta bela praça de estilo clássico, com elementos barrocos possui uma forma elíptica. É composta por duas áreas distintas unidas por quatro colunatas, com 284 colunas feitas em travertino, 88 pilares e cerca de 140 estátuas de santos, feitas em 1670 pelos discípulos de Bernini. A função da colunata oval era dar uma visão harmoniosa ao conjunto praça-basílica. No projecto inicial existia uma outra colunata que complementava o projecto, mas que não se concretizou devido à morte do Papa Alexandre VII, que mandou construir a praça. Bem no centro da praça é possível ver um bonito obelisco assim como duas fontes.

Viagem por Roma, Florença e Pisa
Praça de São Pedro junto aos Museus do Vaticano

Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma e o mais importante edifício católico do mundo. Este templo renascentista é obra de Carlo Maderno, durante o século XVII, tendo sido consagrada pelo Papa Urbano VIII. O acesso à basílica é feito pela Praça de São Pedro. Ao visitar o interior da basílica poderá ver um conjunto de tesouros inestimáveis, que englobam mármores, relevos, esculturas mundialmente famosas e ainda ornamentos com acabamento a ouro. De todas as atrações da basílica destacamos a sua cúpula (Michelangelo), a Pietá de Michelangelo e o Baldaquino (Bernini).

Vaticano
Basílica de São Pedro

Leia também O meu top 10 das Igrejas de Roma

Palácio Apostólico

O Palácio Apostólico localiza-se a nordeste da Basílica de São Pedro, sendo a residência oficial do Papa reinante e cuja construção ocorreu essencialmente entre o século XV e o século XVII. Na época foi mandado construir pelo Papa Nicholas V para servir de alternativa à então residência, o Palácio Lateranense.

Descobrir o Vaticano, o enclave na cidade de Roma
Palácio Apostólico

Este enorme palácio é composto por vários edifícios autónomos, nomeadamente apartamentos, museus, escritórios, capela públicas e privadas. Algumas das instalações mais famosos e possíveis de visitar são a Capela Sistina, as Salas de Rafael, os Apartamentos Borgia, a Sala Clementina, entre outros.

Capela Sistina

A Capela Sistina é provavelmente a capela mais famosa do mundo. Esta é uma das capelas do Palácio Apostólico e inicialmente denominava-se como Capela Magna. O seu nome atual surge como uma homenagem ao Papa Sisto IV, que foi o responsável pela restauração que a mesma sofreu entre 1473 e 1481, onde vários pintores do renascimento pintaram várias obras da capela. Mais tarde, entre 1508 e 1513 Michelangelo criou os magníficos afrescos do teto e a parede atrás do altar da capela, criando uma autêntica obra de arte. Na atualidade a Capela Sistina é utilizada para a celebração de atos e cerimónias papais.

Capela Sistina
Pormenor do teto da Capela Sistina – Imagem de Oliver Lechner por Pixabay

Museus do Vaticano

Os Museus do Vaticano, localizados no Cortile del Belvedere, são um conjunto de várias salas e corredores onde é possível ver magníficas coleções de antiguidades e obras de arte. Este valioso acervo foi coleccionado ao longo de séculos pelos diversos pontífices romanos. a primeira peça que integrou esta extensa coleção ao foi uma escultura de mármore, descoberta num vinhedo, perto da Basílica de Santa Maria Maior. Foi o Papa Júlio II, no século XVI, que após mandar examinar a descoberta decidiu adquiri-la e iniciar este acervo.

Cortile del Belvedere
Cortile del Belvedere

Atualmente as coleções do museu contam com mais de 70000 pinturas e esculturas, sendo um dos mais importantes museus do mundo. De entre as várias atrações existentes nos museus destacamos a a escada em espiral, o museu Egípcio-Gregoriano, a Galeria dos Mapas e os Quartos de Rafael.

Descobrir o Vaticano, o enclave em Roma
Escada em Espiral de Giuseppe Momo nos Museus do Vaticano

Capela Redemptions Mater

A Capela Matilde, também conhecida como Capela Redemptions Mater é uma belíssima capela romana localizada no Palácio Apostólico. Esta capela é conhecida pelos seus magníficos mosaicos que fazem alusão às obras de arte religiosa bizantina e por ser um local de uso exclusivo do Papa.

Igrejas do Vaticano, o enclave dentro de Roma

  • Santo Stefano degli Abissini – igreja dedicada a Santo Estevão, sendo a igreja nacional em Roma da comunidade etíope
  • Sant’Anna dei Palafrenieri – igreja dedicada a Santa Ana que é a igreja paroquial da cidade do Vaticano
  • San Pellegrino in Vaticano – igreja dedicada a São Peregrino de Auxerre é um antigo oratório e uma das igrejas mais antigas do Vaticano
  • Santa Maria della Pietà in Camposanto dei Teutonici – igreja ligada ao cemitério germânico, sendo a igreja nacional da Áustria, Alemanha, Países Baixos
  • Santi Martino e Sebastiano degli Svizzeri – é um oratório construído para servir de capela privada à Pontifícia Guarda Suiça. É uma das igrejas nacionais da Suíça

Curiosidades sobre o Vaticano, o enclave dentro de Roma

O Vaticano é o menor país em termos territoriais e populacionais do Mundo, tendo apenas cerca de 0,44 Km quadrados de extensão e cerca de 1000 habitantes.

Praticamente todos os habitantes do Vaticano são membros da Igreja Católica ou da Guarda Suíça, que fazem a proteção do Papa.

Guarda Suíço
Guarda Suíço

É provavelmente o único país do mundo onde não existe uma prisão, apesar de existirem algumas celas para prisões provisórias. Até porque de acordo com o Tratado de Latrão, os condenados e sentenciados à prisão deverão cumprir a sua pena em prisões italianas.

Por outro lado, também não existem hospitais nem maternidades no Vaticano, logo ninguém pode ser cidadão do Vaticano por nascimento. A cidadania é apenas concedida com base em nomeações para trabalhar ao serviço da Igreja Católica.

Por fim, o Vaticano é o único país no mundo a ser inteiramente designado como Património Mundial da UNESCO.

E vocês já conhecem o Vaticano, o enclave dentro da cidade de Roma? Quais as vossas impressões sobre este pequeno país?

Gostava de conhecer outros locais com história? Então não deixe de ler o post do blog Voyajando Blog, Lisboa com História: o nosso roteiro pela capital portuguesa.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

One thought on “Descobrir o Vaticano, o enclave dentro de Roma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.