Coimbra Destinos Europa Gastronomia Portugal

Gastronomia do Mundo…Coimbra

O artigo de hoje é dedicado à série Gastronomia do Mundo, desta vez na minha cidade, a bonita Coimbra. Este será um post mais comprido do que os outros artigos desta série, uma vez que é referente à minha cidade e falo com propriedade sobre o assunto.

Gastronomia Portuguesa

Apesar de pequeno, Portugal é um país conhecido pela sua grande variedade quer gastronómica, quer paisagística. Sendo o paraíso para qualquer amante de boa comida. A base da nossa cozinha está assente em três ingrediente: o pão, o azeite e o vinho. Por outro lado, somos conhecidos também pelo grande consumo de peixes, sopas e enchidos.

Gastronomia do mundo em Coimbra

O centro de Portugal tem uma gastronomia muito variada, pois alterna entre os sabores do mar e da montanha, ao mesmo tempo que nos oferece um vasto leque de doces maravilhosos. Assim pudemos afirmar com toda a certeza que a gastronomia do mundo em Coimbra é extremamente riquíssima.

A Chanfana

Um dos seus pratos mais tradicionais é a Chanfana. E muitas são as versões quanto à origem da Chanfana, sendo esta alvo de alguma disputa, bem dinâmica, entre concelhos. Uma vez que nenhuma das versões conhecidas tem um fundamento histórico plausível nem quanto à data da primeira confecção, nem quanto à receita.

Independentemente de qual a sua real origem, todas parecem apontar para que a Chanfana, que nós conhecemos, tenha surgido no início do séc. XIX e cuja receita se foi aprimorando no decorrer do tempo. Nomeadamente, através da inclusão das melhores peças da carne de cabra, assim como, com a escolha mais cuidada do vinho. Uma vez que aquando da sua origem eram utilizadas as peças menos nobres do animal.

Se inicialmente, a Chanfana, era um prato de subaproveitamento dos que tinham um menor poder de compra, depressa se tornou uma refeição de fidalgos. Passando a ser igualmente incluída nas romarias e em eventos marcantes na vida das pessoas, como casamentos e batizados.

Deste modo, ao longo das décadas a mesma foi-se assumindo como símbolo de identidade das populações da região de Coimbra. Com maior incidência nas populações do Pinhal Interior Norte e Beira Litoral, tornando-se um dos melhores sabores regionais.

Chanfana
Chanfana

Confeção

Confecionada de forma bem semelhante, nos diferentes concelhos, até porque os ingredientes são praticamente os mesmos. A Chanfana é um assado feito dentro de um caçoilo de barro preto, num forno de lenha. A carne de cabra é mergulhada em vinho tinto, alho, colorau, louro, sal e piripiri.

A diferença está essencialmente nos segredos de quem a prepara. Esta é cozinhada nos caçoilos de barro preto, de Olho Marinho, uma vez que este material funciona como uma esponja pela porosidade que o caracteriza, filtrando boa parte da gordura e absorvendo o vinho. Outro aspecto muito importante a ter em conta é a lenta cozedura no forno a lenha, previamente aquecido e com a boca fechada, o que lhe confere um aroma e paladar intenso e único.

Uma das principais vantagens desta iguaria, em relação a muitas outras, é a sua fácil conservação durante largo tempo, pois o prato cria uma película de gordura seca por cima, que protege a carne.

Caso queira comer uma boa chanfana sugerimos uma ida ao Restaurante “A Estrela da Mó”

Considerado por muitos com um ex-libris gastronómico da região centro, este prato com uma receita tradicional, de sabor genuíno é de consumo obrigatório para quem visita esta região, até porque a experiência em degustar um prato, no local de onde é oriundo é completamente diferente de o fazer num outro local, sem qualquer tradição da receita. Geralmente, vem acompanhado de batata cozida e grelos harmonizado com um vinho tinto bem incorporado.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Coimbra, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

4 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Coimbra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.