O artigo de hoje é dedicado à série Gastronomia do Mundo, desta vez na minha cidade, a bonita Coimbra. Este será um post mais comprido do que os outros artigos desta série, uma vez que é referente à minha cidade e falo com propriedade sobre o assunto.
Conteúdo do artigo
Gastronomia Portuguesa
Apesar de pequeno, Portugal é um país conhecido pela sua grande variedade quer gastronómica, quer paisagística. Sendo o paraíso para qualquer amante de boa comida. A base da nossa cozinha está assente em três ingrediente: o pão, o azeite e o vinho. Por outro lado, somos conhecidos também pelo grande consumo de peixes, sopas e enchidos.
Gastronomia do mundo em Coimbra
O centro de Portugal tem uma gastronomia muito variada, pois alterna entre os sabores do mar e da montanha, ao mesmo tempo que nos oferece um vasto leque de doces maravilhosos. Assim pudemos afirmar com toda a certeza que a gastronomia do mundo em Coimbra é extremamente riquíssima.
A Chanfana
Um dos seus pratos mais tradicionais é a Chanfana. E muitas são as versões quanto à origem da Chanfana, sendo esta alvo de alguma disputa, bem dinâmica, entre concelhos. Uma vez que nenhuma das versões conhecidas tem um fundamento histórico plausível nem quanto à data da primeira confecção, nem quanto à receita.
Independentemente de qual a sua real origem, todas parecem apontar para que a Chanfana, que nós conhecemos, tenha surgido no início do séc. XIX e cuja receita se foi aprimorando no decorrer do tempo. Nomeadamente, através da inclusão das melhores peças da carne de cabra, assim como, com a escolha mais cuidada do vinho. Uma vez que aquando da sua origem eram utilizadas as peças menos nobres do animal.
Se inicialmente, a Chanfana, era um prato de subaproveitamento dos que tinham um menor poder de compra, depressa se tornou uma refeição de fidalgos. Passando a ser igualmente incluída nas romarias e em eventos marcantes na vida das pessoas, como casamentos e batizados.
Deste modo, ao longo das décadas a mesma foi-se assumindo como símbolo de identidade das populações da região de Coimbra. Com maior incidência nas populações do Pinhal Interior Norte e Beira Litoral, tornando-se um dos melhores sabores regionais.
Confeção
Confecionada de forma bem semelhante, nos diferentes concelhos, até porque os ingredientes são praticamente os mesmos. A Chanfana é um assado feito dentro de um caçoilo de barro preto, num forno de lenha. A carne de cabra é mergulhada em vinho tinto, alho, colorau, louro, sal e piripiri.
A diferença está essencialmente nos segredos de quem a prepara. Esta é cozinhada nos caçoilos de barro preto, de Olho Marinho, uma vez que este material funciona como uma esponja pela porosidade que o caracteriza, filtrando boa parte da gordura e absorvendo o vinho. Outro aspecto muito importante a ter em conta é a lenta cozedura no forno a lenha, previamente aquecido e com a boca fechada, o que lhe confere um aroma e paladar intenso e único.
Uma das principais vantagens desta iguaria, em relação a muitas outras, é a sua fácil conservação durante largo tempo, pois o prato cria uma película de gordura seca por cima, que protege a carne.
Considerado por muitos com um ex-libris gastronómico da região centro, este prato com uma receita tradicional, de sabor genuíno é de consumo obrigatório para quem visita esta região, até porque a experiência em degustar um prato, no local de onde é oriundo é completamente diferente de o fazer num outro local, sem qualquer tradição da receita. Geralmente, vem acompanhado de batata cozida e grelos harmonizado com um vinho tinto bem incorporado.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Eu quero ir pra Portugal só pela comida…