O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Hoje então falaremos sobre a bela gastronomia do mundo em Bérgamo, na maravilhosa região espanhola da Lombardia.
Visitar Bérgamo: o que ver e fazer na joia escondida de Itália
Conteúdo do artigo
Gastronomia da Lombardia
A gastronomia de Itália é mundialmente famosa no mundo inteiro. Esta é uma cozinha que valoriza as suas raízes e as receitas vão passando de geração em geração. A Lombardia não deixa de seguir esta tradição e a verdade é que as suas receitas mais tradicionais resultam de séculos de domínios passados, onde é possível encontrar a forte influência austríaca, espanhola e francesa. Vários dos pratos mais tradicionais da região da Lombardia são doces, como bolos e biscoitos. Mas que muitas vezes não são tão conhecidos mundialmente, pois são doces ligados aos produtos locais e a comemorações específicas.
Gastronomia do Mundo em Bérgamo
Um dos doces mais tradicionais e conhecidos de Bérgamo é a Polenta dei Osei. Este doce típico bergamasco teve origem no século XX, num convento da cidade. As freiras para enganar a gula dos monges, inventaram um doce que imitava a aparência da polenta com pássaros, um prato proibido na altura da quaresma. Este nada mais é do que um bolo feito com camadas de pão de ló e creme de chocolate, avelã e rum,, coberto com massa de açúcar, a simular a polenta, e decorações de pássaros. Este doce é uma homenagem a um prato salgado com o mesmo nome, típico da região de Vinceza. O nome “polenta e osei” significa polenta e passarinhos e permanece como referência ao prato tradicional, apesar da versão doce não ser feita com pássaros de verdade.

Confeção
Para fazer a base comece por bater os ovos, o mel e o açúcar por 10 minutos. De seguida, adicione lentamente a manteiga derretida.
Assim que os ingredientes estiverem misturados adicione a farinha peneirada, uma pitada de sal, o amido e o fermento em pó. Misture tudo com uma espátula. Unte uma forma semiesférica. Coloque o preparado anterior e leve ao forno por 170º cerca de uma hora.
De seguida prepare a calda. Para tal, coloque numa panela o licor, a água e o açúcar. Leve ao lume e deixe ferver, mexendo sempre. Deixe arrefecer.
Segue-se o creme e para isso derreta o chocolate em banho-maria, adicione o rum e a pasta de avelã e misture tudo. Reserve.
Coloque a manteiga amolecida numa tigela e bata com a batedeira, adicione a mistura do chocolate ainda quente e deixe bater. Reserve.
Numa panela junte água, açúcar e glicose. Ligue o lume e mexa até dissolver. Depois deixe cozinhar sem mexer. Enquanto isso, bata as claras. Quando estas estiverem batidas, adicione o preparado anterior e deixe bater tudo até a mistura arrefecer. Junte depois a manteiga e o chocolate. Transfira o creme para um saco de pasteleiro e leve ao frigorífico por alguns minutos.
Por fim, monte o bolo. Corte o bolo em três fatias horizontais. Molhe a primeira camada com a calda e junte o creme de manteiga. Alise e cubra com a segunda camada. Volte a repetir o processo. Leve ao frio para firmar, de forma a facilitar a colocação da pasta de açúcar.
Abra a pasta de açúcar com um rolo e polvilhe a superfície com o amido. Coloque a folha em cima do bolo. Corte os excessos. Disponha os pássaros de chocolate e volte a colocar por mais um par de horas no frigorífico. Está pronto a servir.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

One thought on “Gastronomia do Mundo em…Bérgamo”