Destinos Dicas Europa Gastronomia Portugal

Os melhores petiscos portugueses

Melhores petiscos portugueses

Eu acho que comida, cultura, pessoas e paisagem são absolutamente inseparáveis”

Anthony Bourdain

A comida é sem dúvida uma forma de viajar, pois através desta conseguimos conhecer novos sabores, temperos e até culturas.

Assim, como os espanhóis têm os tapas, os brasileiros os quitutes, os franceses os amuse-bouches, nós portugueses temos os nossos maravilhosos petiscos. E quem não gosta de um bom petisco?

Contudo, muitas vezes concentramo-nos nos pratos principais de determinada tipo de cozinha e relegamos para segundo plano os petiscos, os tapas, os quitutes e os amuse-bouches, que são do mais delicioso que a gastronomia tem para nos oferecer.

Leia também Gastronomia do Mundo – Porto

Gastronomia Portuguesa

Apesar de Portugal ser um país pequeno, acaba por ser conhecido pela sua grande variedade gastronómica, proveniente do bom aproveitamento da sua privilegiada localização e diversidade geográfica. Assim, acaba por ser o paraíso para qualquer amante de boa comida.

Leia também Comidas típicas de Portugal: a sua origem

Como tal, hoje decidi falar um pouco sobre alguns dos melhores e mais famosos petiscos portugueses, que fazem as nossas delícias e de quem nos visita.

Melhores petiscos portugueses

Nada como um bom petisco e um bom vinho ou cerveja para reunir os amigos e passar um momento agradável. E em Portugal se há algo que não falta são petiscos deliciosos que ficam bem em qualquer convívio. Assim, decidi escolher aqueles que são para mim, os melhores petiscos portugueses. E como bónus verá que quase todos são de fácil e rápida confeção.

Pica Pau

O Pica Pau é um dos melhores petiscos portugueses, com origem na Charneca do Ribatejo. É o petisco ideal para um dia quente de verão, acompanhado de uma cerveja bem gelada.

Este é um prato bem simples de fazer e delicioso, cujas receitas podem variar imenso, desde o tipo de carne, modo como a confeciona e com o que acompanha. Mas de forma geral, deve fritar ou grelhar uns bifes e cortar em pedaços pequenos. Posteriormente, vai adicionar pickles e azeitonas à carne. E voilá…É só petiscar.

Pregos e Bifanas

As bifanas (porco) e os pregos (vaca) no pão, são simples sandes compostas por bifes finos de carne frita num molho levemente picante cuja receita varia de chef para chef. E aqui o segredo para uma boa bifana/prego não é só a carne mas também o pão. Pois este pode simplesmente arruinar o petisco.

São um dos principais petiscos nas famosas festas populares, sempre acompanhado de uma cerveja bem gelada.

Azeitonas em Conserva

As azeitonas em conserva não são mais do que azeitonas temperadas. Devo confessar que esta iguaria é uma das minhas maiores perdições gastronómicas.

Os melhores petiscos portugueses - azeitonas temperadas
Azeitonas temperadas

Vários são os tipos de temperos que poderá utilizar para preparar umas azeitonas deliciosas. Eu pessoalmente, gosto de qualquer uma. Mas a receita que mais utilizo atualmente é composta pelas azeitonas, pickles, alho, azeite e oregãos. Sendo que o alho e os pickles são picados e misturados com as azeitonas.

Peixinhos da Horta

Os peixinhos da horta são um petisco enganador, pois o seu nome sugere que estamos perante um peixe mas não é verdade. Os peixinhos da horta são vagem de feijão verde, fritos em uma tempura de ovo e farinha. Pode ser servido como entrada ou prato principal e se for acompanhado de uma bela maionese ainda fica mais delicioso.

Os melhores petiscos portugueses - peixinhos da horta
Peixinhos da horta (Foto: Clube de vinhos portugueses )

Segundo parece foram os portugueses, António da Mota, Franscisco Zeimoto e António Peixoto, no séc. XVI que levaram a receita da tempura até ao Japão, onde ficou mundialmente conhecida.

Moelas

As moelas de aves são um dos petiscos que mais divide a opinião dos portugueses. Porque se há quem, como eu, ame, outros simplesmente odeiam. As moelas são um petisco típico português absolutamente delicioso, onde estas são estufadas em cerveja e tomate, com um pouco de piri-piri.

Moelas
Moelas (Foto: Unilever food solution )

Quer comer umas boas moelas? Visite o Restaurante “A Estrela da Mó”

Bolinhos de Bacalhau

Os Bolinhos Bacalhau ou Pastéis de bacalhau são uma das comidas típicas de Portugal mais amplamente difundidas na restauração. Estes são encontrados tanto na tasquinha mais tradicional tanto quanto no melhor restaurante, fazendo as delícias de qualquer um.

Melhores petiscos portugueses
Pastéis de Bacalhau (Foto: Doçuras e Especiarias )

Os bolinhos de bacalhau mais não são do que pequenas queneles fritas feitas com batata, bacalhau e salsa, ligados com ovo e azeite. E tanto podem ser comidos como petisco quente ou frio, como podem ser comidos a uma refeição acompanhados com arroz de tomate, sempre acompanhado de um bom vinho.

Quer saber onde comer um Pastel de Bacalhau? Leia então Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Ameijoas à Bulhão Pato

Composta por Ameijoas, azeite, alho, coentros, sal, pimenta e limão, esta é uma das comidas típicas de Portugal bem conhecida nas marisqueiras e cervejarias portuguesas. Com origem na Estremadura, acredita-se que este prato surgiu como forma de homenagem ao poeta português Raimundo António de Bulhão Pato.

Melhores petiscos portugueses
Ameijoas à Bulhão Pato (Foto: 7 Gramas de Ternura )

Outras comidas saborosas ao redor do mundo

Quer saber um pouco mais sobre diferentes tipos de culinária ao redor do mundo? Não deixe então de ler os posts dos nossos parceiros do Grupo Crescendo Juntos.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Portugal, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Por isso, a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. Assim, ajuda o blog a manter-se.

Similar Posts

16 thoughts on “Os melhores petiscos portugueses
  1. Eu sou apaixonada pela gastronomia portuguesa e com toda certeza você escolheu os melhores petiscos portugueses para o post. Talvez o mais famoso entre nós brasileiros seja o bolinho (pastel) de bacalhau, mas são todos deliciosos.

  2. Eu morei 1 ano em Portugal e tudo o que sinto mais saudade é da culinária dos Portugueses, os petiscos e os pratos, são incríveis demais! Só as sobremesas que enjoei kkkkk tudo feito de ovo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.