Eu acho que comida, cultura, pessoas e paisagem são absolutamente inseparáveis”
Anthony Bourdain
A comida é sem dúvida uma forma de viajar, pois através desta conseguimos conhecer novos sabores, temperos e até culturas.
Assim, como os espanhóis têm os tapas, os brasileiros os quitutes, os franceses os amuse-bouches, nós portugueses temos os nossos maravilhosos petiscos. E quem não gosta de um bom petisco?
Contudo, muitas vezes concentramo-nos nos pratos principais de determinada tipo de cozinha e relegamos para segundo plano os petiscos, os tapas, os quitutes e os amuse-bouches, que são do mais delicioso que a gastronomia tem para nos oferecer.
Conteúdo do artigo
Gastronomia Portuguesa
Apesar de Portugal ser um país pequeno, acaba por ser conhecido pela sua grande variedade gastronómica, proveniente do bom aproveitamento da sua privilegiada localização e diversidade geográfica. Assim, acaba por ser o paraíso para qualquer amante de boa comida.
Como tal, hoje decidi falar um pouco sobre alguns dos melhores e mais famosos petiscos portugueses, que fazem as nossas delícias e de quem nos visita.
Melhores petiscos portugueses
Nada como um bom petisco e um bom vinho ou cerveja para reunir os amigos e passar um momento agradável. E em Portugal se há algo que não falta são petiscos deliciosos que ficam bem em qualquer convívio. Assim, decidi escolher aqueles que são para mim, os melhores petiscos portugueses. E como bónus verá que quase todos são de fácil e rápida confeção.
Pica Pau
O Pica Pau é um dos melhores petiscos portugueses, com origem na Charneca do Ribatejo. É o petisco ideal para um dia quente de verão, acompanhado de uma cerveja bem gelada.
Este é um prato bem simples de fazer e delicioso, cujas receitas podem variar imenso, desde o tipo de carne, modo como a confeciona e com o que acompanha. Mas de forma geral, deve fritar ou grelhar uns bifes e cortar em pedaços pequenos. Posteriormente, vai adicionar pickles e azeitonas à carne. E voilá…É só petiscar.
Pregos e Bifanas
As bifanas (porco) e os pregos (vaca) no pão, são simples sandes compostas por bifes finos de carne frita num molho levemente picante cuja receita varia de chef para chef. E aqui o segredo para uma boa bifana/prego não é só a carne mas também o pão. Pois este pode simplesmente arruinar o petisco.
São um dos principais petiscos nas famosas festas populares, sempre acompanhado de uma cerveja bem gelada.
Azeitonas em Conserva
As azeitonas em conserva não são mais do que azeitonas temperadas. Devo confessar que esta iguaria é uma das minhas maiores perdições gastronómicas.
Vários são os tipos de temperos que poderá utilizar para preparar umas azeitonas deliciosas. Eu pessoalmente, gosto de qualquer uma. Mas a receita que mais utilizo atualmente é composta pelas azeitonas, pickles, alho, azeite e oregãos. Sendo que o alho e os pickles são picados e misturados com as azeitonas.
Peixinhos da Horta
Os peixinhos da horta são um petisco enganador, pois o seu nome sugere que estamos perante um peixe mas não é verdade. Os peixinhos da horta são vagem de feijão verde, fritos em uma tempura de ovo e farinha. Pode ser servido como entrada ou prato principal e se for acompanhado de uma bela maionese ainda fica mais delicioso.
Segundo parece foram os portugueses, António da Mota, Franscisco Zeimoto e António Peixoto, no séc. XVI que levaram a receita da tempura até ao Japão, onde ficou mundialmente conhecida.
Moelas
As moelas de aves são um dos petiscos que mais divide a opinião dos portugueses. Porque se há quem, como eu, ame, outros simplesmente odeiam. As moelas são um petisco típico português absolutamente delicioso, onde estas são estufadas em cerveja e tomate, com um pouco de piri-piri.
Bolinhos de Bacalhau
Os Bolinhos Bacalhau ou Pastéis de bacalhau são uma das comidas típicas de Portugal mais amplamente difundidas na restauração. Estes são encontrados tanto na tasquinha mais tradicional tanto quanto no melhor restaurante, fazendo as delícias de qualquer um.
Os bolinhos de bacalhau mais não são do que pequenas queneles fritas feitas com batata, bacalhau e salsa, ligados com ovo e azeite. E tanto podem ser comidos como petisco quente ou frio, como podem ser comidos a uma refeição acompanhados com arroz de tomate, sempre acompanhado de um bom vinho.
Ameijoas à Bulhão Pato
Composta por Ameijoas, azeite, alho, coentros, sal, pimenta e limão, esta é uma das comidas típicas de Portugal bem conhecida nas marisqueiras e cervejarias portuguesas. Com origem na Estremadura, acredita-se que este prato surgiu como forma de homenagem ao poeta português Raimundo António de Bulhão Pato.
Outras comidas saborosas ao redor do mundo
Quer saber um pouco mais sobre diferentes tipos de culinária ao redor do mundo? Não deixe então de ler os posts dos nossos parceiros do Grupo Crescendo Juntos.
- Viajando com Moises – Comida Mineira: Quais os melhores pratos
- O Mundo em Lanches – Comida típica do Uruguai: 10 pratos Imperdíveis
- Mundo Viajante – O que comer em João Pessoa
- Agarre o Mundo – Saboreando as delícias da dieta mediterrânea
- Viaje sem Pacote – Onde comer no Recife comida tradicional
- Destino de Casal – Comida Típica da Grécia
- Ouse Viajar – Comida Típica da Espanha
- Que vontade de Viajar – Onde comer no Bairro da Liberdade
- Viajante Colorido – Comida Afetiva
- Review de Viagem – Comidas de Praga e da República Checa
- Viagem e Cura – Comidas típicas da Bahia
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Fiquei com água na boca pensando principalmente nesse bolinho de bacalhau. Amei as dicas Patrícia, já quero provar todos!😋😍
Adoramos os melhores petiscos portugueses! O Peixinho da Horta nó não conhecíamos e deu muita vontade de experimentar. E o famoso bolinho de bacalhau sempre está nos nossos pedidos quando vamos para Portugal.
Uau! Nunca imaginei tanta variedade!
Boa tarde.
Foi ótima esta viagem contigo a Portugal. Alguns já provei, outras certamente vou procurar provar na próxima viagem. Adoro a Francesinha… Que mesmo não sendo um petisco é um prato maravilhoso.
Beijinhos
Eu sou apaixonada pela gastronomia portuguesa e com toda certeza você escolheu os melhores petiscos portugueses para o post. Talvez o mais famoso entre nós brasileiros seja o bolinho (pastel) de bacalhau, mas são todos deliciosos.
Sou fã da gastronomia portuguesa e você escolheu a dedo os melhores petiscos portugueses. Confesso que o meu predileto é o bolinho de bacalhau
Gosto demais de amêndoas e bolinho de bacalhau. Os petiscos portuguesessqo os melhores sem dúvidas
Que petiscos portugueses deliciosos, alguns já conheço, mas ainda falta a maioria, melhor post de todos haha 😆
Eu adoro a gastronomia portuguesa e fiquei com água na boca de ler seu post sobre esses petiscos de Portugal. Mais uma vez, excelente publicação! Parabéns!
Eu morei 1 ano em Portugal e tudo o que sinto mais saudade é da culinária dos Portugueses, os petiscos e os pratos, são incríveis demais! Só as sobremesas que enjoei kkkkk tudo feito de ovo
Estou lendo e que baita fome me deu hahahaha … eita comida boa a Portuguesa! Já anotei aqui que na próxima oportunidade preciso comer Pica Pau e pregos e bifanas.