Atracções Destinos Dicas Europa Museu Portugal Santarém

Descobrir os Museus de Tomar

Tomar

A história de Tomar é extremamente rica, atravessando a arte, a religião, a música, passando pela indústria, cultura e tradição. Assim, desafiamos qualquer um que visite a região a descobrir os maravilhosos Museus de Tomar, enquanto se encanta com a história de cavaleiros, os segredos, as tradições e tantas outras coisas da Cidade dos Templários.

Visitar Tomar: o que ver e fazer na cidade dos Templários

Museus de Tomar: Museu dos Fósforos Aquiles da Mota Lima

O Museu dos Fósforos Aquiles da Mota Lima, localizado no Convento de São Francisco, abriu portas em 1989 após o tomarense Aquiles da Mota Lima doar toda a sua coleção de caixas, etiquetas e carteiras de fósforos ao Munícipio de Tomar.

Descobrir os Museus de Tomar
Convento de São Francisco

Conhecido por ser um dos mais originais museus da Europa, o Museu dos Fósforos possui um espólio com mais de 80000 caixas, etiquetas e carteiras de fósforos. Esta coleção iniciou-se quando Aquiles da Mota foi de barco para Londres, para assistir à coroação da Rainha Isabel II. Nessa viagem este conheceu uma cidadã americana e com a qual trocou caixas de fósforos. O Museu é composto por 7 salas contíguas divididas em 3 períodos distintos, de 1827 a 1895, de 1895 a 1910 e de 1910 até à atualidade. Por outro lado, a coleção encontra-se divida por países, existindo mais de 127 países representados.

ContatosHorário
Av. General Bernardo Faria, 2300-000 Tomar
(+351) 249 329 823
turismo@cm-tomar.pt
3ª feira a domingo – 10h00 às 12h00
e das 14h00 às 17h00

Museus de Tomar: Museu Municipal – Núcleo de Arte Contemporânea

O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu Municipal de Tomar, abriu portas em 2004 após o Professor José-Augusto França ter doado à Câmara Municipal de Tomar, uma parte relevante da sua coleção pessoal. Fazem parte desta coleção mais de cem obras do movimento do Surrealismo, Abstraccionismo e da Nova Figuração, assim como algumas peças do modernismo e pós-modernismo. O espólio, angariado em mais de duas décadas de trabalho como critico e historiador de arte, engloba pinturas, esculturas, desenhos e até fotografias que vão desde 1930 até aos dias de hoje. No exterior do edifício é possível encontrar duas obras de grandes dimensões, a “Árvore Azul” de José Guimarães e também o painel de azulejos “Modulação Luminosa X” de Eduardo Nery, feitas de propósito para o museu.

Museus de Tomar - Entrada do Museu Municipal
Entrada do Museu Municipal

O grande objectivo do Núcleo de Arte Contemporânea é divulgar a arte portuguesa do século XX. Assim, no museu encontrará obras de Almada Negreiros e Mário Eloy, Fernando Lemos, Vespeira e Moniz Pereira, Ana Vidigal, João Cutileiro, João Vieira, entre tantos outros.

Descobrir o Museu do Chiado

ContatosHorário
Rua Gil de Avô, Tomar
+351 249 329 814
 Terça a Domingo – 10h00-13h00
e 14h00-18h00

Museus de Tomar: Complexo Cultural da Levada de Tomar

O Complexo Cultural da Levada de Tomar é composto por um conjunto edificado e contíguo ao Rio Nabão. Este é o espaço da antiga moagem, composta pelos Moinhos e Lagares d’El Rei, construídos nos séculos XII e XIII pelos Templários. Atualmente todo conjunto foi restruturado e hoje alberga os núcleos museológicos da Central Elétrica e da Fundição Tomarense, o projeto Fábrica das Artes assim como o Centro Interpretativo Tomar Templário.

Complexo Cultural da Levada de Tomar
Complexo Cultural da Levada de Tomar

Fundição Tomarense

A Fundição Tomarense, que laborou desde o final do século XIX até 2005. Apresenta uma exposição permanente, onde encontrará equipamentos, ferramentas e vários utensílios que marcaram as atividades realizadas nas oficinas de fundição, serralharia e rebarbagem, que em tempos ali funcionaram.

Fundição Tomarense
Fundição Tomarense

O objetivo deste espaço é dar a conhecer aos seus visitantes todo o processo de produção e vida laboral da indústria do ferro, naquela empresa, propriedade da família Cotralha. Assim, ao longo da visita passará por áreas distintas. Nomeadamente da serralharia e da fundição, que lhe permitirão conhecer um pouco mais os diferentes ciclos de preparação, produção e acabamento de ferro.

Dica de alojamento em Tomar: Casa dos Ofícios Hotel

Centro Interpretativo Tomar Templários

O Centro Interpretativo Tomar Templário, inserido no complexo Cultural da Levada de Tomar, leva-nos numa viagem pela história, património e tradições de Tomar. Assim, ao longo da visita encontrará um percurso expositivo, organizado de modo cronológico, que vai desde a pré-história até várias outras épocas importantes para as origens desta cidade. São mais de 3000 anos representados através de memórias visuais, gráficas e sonoras.

Centro Interpretativo Tomar Templários
Centro Interpretativo Tomar Templários

Central Elétrica de Tomar

A Central Elétrica de Tomar foi a primeira das unidades industriais do Complexo a abrir portas ao público. Ao visitar o local encontrará uma exposição permanente onde ficará a perceber um pouco sobre os diferentes grupos de produção de energia elétrica assim como da história da eletrificação em Tomar. Até porque Tomar foi uma das primeiras cidades de Portugal a ter iluminação pública elétrica.

Central Eléctrica
Central Eléctrica

A Central Elétrica da Levada de Tomar, está inserida num edifício do século XX e possui no seu interior diversos equipamentos que mostram três formas distintas de produção de energia elétrica, a hidráulica, a vapor e a diesel. E terá sido em 1901, que a empresa Cardoso d’Argent inaugurou a central elétrica, localizada nos antigos lagares da ordem de Cristo e que visava fornecer eletricidade às 100 lâmpadas das 16 velas da cidade.

ContatosHorário
Rua João Carlos Everard, tomar
museologia@cm-tomar.pt
+351 249 329 814
Terça a domingo – 10h00 às 12h00
e 14h00 às 17h00;

Museus de Tomar: Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar e Museu Lusohebraico Abraão

A Sinagoga de Tomar, construída entre 1430 e 1460, a mando do Infante Dom Henrique, quando a comunidade judaica em Tomar aumentou, é a mais antiga Sinagoga de Portugal. Com uma arquitetura simples e com marcadas influências orientais é caracterizada pela sua planta quadrangular e o seu teto de abóbadas assentes em 4 colunas, que representam as quatro Matriarcas de Israel. Possui ainda doze mísulas encastradas nas paredes, que representam as Doze Tribos de Israel. A Sinagoga de Tomar além da função religiosa possuiu várias outras funções, funcionando igualmente como escola, assembleia e tribunal.

Descobrir o Convento de Cristo em Tomar

Sinagoga de Tomar
Sinagoga

Em 1923 foi adquirida por Samuel Schwarz, um judeu polaco e investigador da cultura hebraica. Mais tarde, este entregou-a ao Estado Português, que aí instalou o Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto, cujo nome é uma homenagem ao Abraão Ben Samuel Zacuto, judeu nascido em Salamnca, que se refugiou em Portugal. O espólio do Museu engloba livros, objetos tradicionais da cultura hebraica, objetos de culto, lembranças de visitantes assim como lápides funerárias de várias personalidades judaicas relevantes. Integra ainda o espaço o Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, que nos dá a conhecer as origens do judaísmo mas também informações acerca da presença judaica em Tomar.

Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar
Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar
ContatosHorário
Rua Dr. Joaquim Jacinto, Tomar
+351 249329823
Terça-feira a domingo – 10h00 às 12h00
e das 14h00 às 17h00

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

One thought on “Descobrir os Museus de Tomar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.