Alemanha América Destinos Dicas Europa França Gastronomia Inglaterra Itália Oceania Portugal

O Natal à volta do Mundo através da gastronomia

Natal

Em Portugal o Natal lembra o frio, a lareira acesa, a árvore decorada, a família reunida, o bacalhau da consoada e as rabanadas. Mas a verdade é que as nossas tradições não são iguais ao resto do mundo. Cada parte do globo possui as suas próprias tradições natalícias, nomeadamente as gastronómicas, que são transmitidas de geração em geração. Vamos ver como é o Natal à volta do Mundo, através da gastronomia?

Veja quais as Comidas tradicionais de Natal em Portugal

Ceia de Natal
Mesa de Natal

Apesar de todas as diferenças que possam existir a verdade é que o Natal, independentemente das diferenças culturais é um momento de alegria e partilha onde a comida tem um papel primordial. Assim, decidimos fazer uma pequena lista com algumas das comidas mais tradicionais na época do Natal, ao redor do Mundo.

Gluhwein, Alemanha

O Gluhwein é o famoso e típico vinho quente alemão. Esta é uma bebida tradicionalmente consumida na Alemanha durante a quadra natalícia. Este é um dos clássicos que não poderá faltar nos típicos Mercados de Natal, tão famosos na Alemanha. Esta bela bebida vem servida em pequenas e belas canecas, decoradas com motivos natalícios. A receita tradicional junta o vinho tinto aquecido com canela, cravinho, frutas cítricas e açúcar.

Natal à volta do Mundo
Gluhwein

Coquito, Porto Rico

O Coquito é o eggnog porto riquenho, uma bebida típica de Natal. Esta é uma gemada leve, doce e cremosa que faz as delícias dos porto-riquenhos nesta altura do ano. Esta deliciosa bebida é feita à base de leite de coco, leite evaporado, leite condensado, rum porto riquenho e especiarias.

Natal à volta do Mundo
Eggnog

Halászlé, Hungria

O Halászlé é um prato típico da Hungria, geralmente servido durante a Quaresma e a véspera de Natal. Conhecido pelo nome de “ensopado do pescador húngaro”, foi originalmente preparado por pescadores do Danúbio e Tisza, que usavam 4 variadas distintas de peixe fresco para fazer um ensopado. Ou seja, este é uma sopa de peixe e páprica, que faz as delícias dos húngaros pela altura do Natal.

Veja quais Os mais belos Mercados de Natal em Portugal

Hangikjot, Islândia

O Hangikjot é um dos pratos típicos de Natal na Islândia. Este é uma simples perna de borrego defumada mas especialmente saborosa, que pode ser servido quente ou frio. Acredita-se que inicialmente a carne era defumada para a conservar mais tempo, mas como o sabor era delicioso acabou por se manter a tradição de continuar a defumar a carne.

Hangikjot
Hangikjot

Bûche de Noel, França

O Bûche de Noel é uma sobremesa tradicional de Natal típica da França, Bélgica, Quebec e várias ex-colónias francesas. O seu nome representa um tronco de madeira, que era trazido para dentro de casa, polvilhado com vinho e queimado na véspera de Natal, nos países do Norte da Europa. Mais tarde, em meados do século XX surgiu o famoso bolo, que só após o final da Segunda Guerra Mundial se expandiu por toda a França e países de língua francesa.

Natal à volta do Mundo
Bûche de Noel

O famoso Tronco de Natal é feito de pão de ló e recheado com chocolate, sendo depois decorado com motivos natalícios e tomando a forma de um tronco de madeira.

Bolo Rei, Portugal

O Bolo Rei é um bolo que se come tradicionalmente na altura do Natal e no Dia de Reis em Portugal. Com o formato de coroa, numa clara alusão aos três reis magos, este é um bolo com frutos secos e frutas cristalizadas. A origem do Bolo Rei remonta aos tempos dos festejos romanos em honra do Deus Saturno, no qual escolhiam o rei da festa. Assim, a Igreja Católica aproveitou o facto deste festejo ocorrer durante o mês de Dezembro e importou-o para as festividades natalícias. Quanto ao formato do bolo, este surgiu na corte de Luís IV, para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis.

Panettone, Itália

A Itália tem inúmeras tradições natalícias, no que toca a gastronomias. Mas o Panetone é um dos doces mais conhecidos das tradições natalícias pelo mundo fora. O famoso Panettone significa “Pan di Toni”, um padeiro de Milão. Segundo se sabe o Panettone surgiu depois de um erro cometido pelo padeiro, que deveria fazer uma fornada de pães e uma massa de torta. Mas devido ao cansaço acabou por colocar as frutas da torta na massa dos pães. Ao dar pelo erro tentou aproveitar a fornada dos pães acrescentado outros ingrediente, que acabarão por originar este famoso bolo. O patrão do Toni ao provar a iguaria ficou encantado e começaram então a produzir o bolo, que é feito com uva passa, frutas cristalizadas, chocolate e nozes.

Natal à volta do Mundo
Panettone

Christmas Pudim, Inglaterra

O Christmas Pudim é um doce típico inglês, que remonta ao século XIV. Tradicionalmente era servido como uma refeição de jejum feita cerca de 5 semanas antes do Natal, como preparação para o Advento. Atualmente é um doce que faz parte das tradições inglesas, irlandesas e até de alguns locais dos Estados Unidos. Este é um pudim incrivelmente rico e denso feito à base de amêndoa, ovos, frutas cristalizadas, rum e várias especiarias, cozido no vapor.

Pavlova, Austrália

A Pavlova é um doce australiano típico da quadra natalícia, uma vez que o Natal é celebrado no verão, no hemisfério sul. Feito à base de merengue, chantilly, frutas vermelhas, kiwi e morango. Teve origem na Austrália ou Nova Zelândia, no século XX, tendo recebido o nome da bailarina russa Anna Pavlova.

Pavlova
Pavlova

Joulutorttu, Filândia

O Joulutorttu é uma das sobremesas finlandesas mais tradicionais na altura do Natal. Ninguém sabe ao certo a verdadeira origem deste tipo de pastelaria mas sabe-se que as primeiras menções a este doce datam do século XVIII. Tradicionalmente é feito com massa de ricota, em forma de estrela, e recheado com doce de ameixa e polvilhado com açúcar em pó. E geralmente é comida após a ceia de natal, acompanhado por um delicioso café.

Joulutorttu
Joulutorttu

Como vê existem inúmeras e variadas receitas típicas do Natal e bem diferentes entre si, dependendo muito do ponto do globo onde nos encontramos. Gostaram de ver o Natal à volta do Mundo através da gastronomia? E vocês, quais são as vossas tradições de Natal?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.