Veneza, a cidade dos canais e das gôndolas não precisa de grandes apresentações, sendo uma das cidades mais conhecidas do mundo. A cidade divide-se em 5 áreas centrais, San Marco, San Polo e Santa Croce, Cannaregio, Castello e Dorsoduro e foi totalmente construída sobre a água, conseguindo assim sobreviver sem carros até ao século XXI.
Poucas cidades possuem tantas atracções para quem as visita como Veneza. Mas não pense que precisa gastar muito dinheiro com elas. Ou seja, apesar de várias dessas atrações serem pagas e a própria cidade ser uma cidade cara, há um conjunto de sítios que pode visitar de forma gratuita.
Assim, fizemos uma lista de passeios gratuitos em Veneza e que merecem muito a sua visita.
Conteúdo do artigo
Fotografar a Piazza di San Marco
A Piazza de San Marco é um dos principais pontos turísticos de Veneza. Nesse sentido, será o local onde encontrará uma maior aglomeração de turistas e onde perderá mais tempo. Esta é uma bonita e enorme praça, que segundo Napoleão é “a sala de visitas mais elegante da Europa”, sendo também o local mais conhecido e frequentado de Veneza. É sede de inúmeras atrações da cidade, como por exemplo a Basílica de San Marcos, o Palácio dos Doges, a Torre dell’Orologio, o Campanile, e o famoso Caffè Florian, que poderá observar por fora sem gastar um único cêntimo. Merece ser visitada com calma, apreciando cada detalhe. Uma dica é visitar esta praça durante a noite, ela torna-se absolutamente mágica.
Caminhar pela Riva degli Schiavoni
A Riva degli Schiavoni é a rua à beira do Grande Canal de Veneza e que se inicia no Palácio Ducal e termina nos Jardins da Bienal. Ao caminhar pelo local terá paisagens incríveis da ilha mas também encontrá vários bares e hotéis localizados em antigos palácios. Podendo igualmente aproveitar para comprar os seus souveniers na várias barraquinhas por ali espalhadas.
Admirar a Ponte dos Suspiros
A Ponte dos Suspiros é uma das pontes mais famosas e importantes de Veneza. Construída em rocha calcária branca e com janelas com barras de pedras, esta servia de ligação entre o Palácio Ducal e uma antiga prisão, Prigioni Nove. O seu nome provém do facto de se imaginar que quando uma pessoa era condenada no Palácio Ducal não sairia da prisão com vida e veria pela ultima vez, através das janelas da ponte, o mundo exterior.
Colocar um cadeado na Ponte dell’Academia
Siga até à Ponte dell’Academia, uma bonita e enorme ponte de madeira, construída em 1932 pelo engenheiro Miozzi. É caracterizada pelos inúmeros cadeados que a compõem. É o local onde os namorados deixam o seu cadeado e atiram a chave para o Grande Canal, apesar de ser proibido faze-lo. Nós decidimos não o fazer, mas claro que tirámos a foto de praxe.
Atravessar Ponte di Rialto e visitar Mercato di Rialto
Vá até à Ponte de Rialto, uma ponte magistral em arco, construída no séc. XVI, pelo arquiteto António da Ponte. Numa cidade com cerca de 300 pontes, esta é a ponte mais famosa e mais bonita ponte sobre o Grande Canal. E até determinada altura era a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, ligando também o bairro de San Marco ao bairro de San Polo. É sem dúvida um dos sítios mais românticos de Veneza e onde obterá o por do sol mais bonito da cidade.
Encante-se com as belas barraquinhas que por aqui estão e com as lojas que existem na ponte e siga em direção ao Mercado de Rialto. Onde encontrará a verdadeira essência de Veneza. Chegará a um local alegre e colorido, onde conseguirá provar as melhores iguarias de Veneza. Durante o séc. XV este foi um dos maiores pontos de comércio de toda a Europa, dada a localização de Veneza que era uma das principais cidades entre o Oriente e o Ocidente.
Aventurar-se no Guetto Judeu
O Guetto Judeu localiza-se no Bairro de Cannaregio, o bairro mais residencial de Veneza. Este fascinante local foi o primeiro gueto hebraico do mundo e onde hoje ainda vivem 33 judeus. Os judeus foram obrigados a mudarem-se para lá, quando Napoleão invadiu a cidade e foi onde permaneceram durante séculos. Ao aventurar-se no gueto judeu conseguirá saber um pouco mais sobre a história e cultura deste povo que tanto sofreu ao longo dos anos.
Ler um livro na Libreria Acqua Alta
A Livraria Acqua Alta é dos lugares mais peculiares da cidade, mas que vale muito a pena a visita. O seu nome provém do fenómeno Acqua Alta, que ocorre durante o Inverno na cidade e onde as ruas da cidade ficam alagadas durante algumas horas, o que provocava grandes perdas para todos. Este fenómeno inspirou a decoração, daquela que considerada uma das mais belas livrarias do mundo. As ruas Então os proprietários desta livraria encontraram uma solucão bem criativa e os livros em vez de colocados em estantes, estão em gondolas, banheiras e barcos. Preservando assim o seu acervo.
Orar na Basilica di Santa Maria della Salute
A Basília de Santa Maria da Saúde é uma igreja do séc. XVII, em estilo barroco e que se localiza perto da Punta della Dogana. Foi construída pelos habitantes de Veneza, como forma de gratidão por não terem sido atacados pela peste negra, que assolou grande parte de Itália e da Europa. Mas o grande destaque vai para a sua cúpula, que pode ser vista de vários pontos da cidade.
Conhecer o Museu della Musica
O Museu da Música, localizado dentro da Igreja de São Maurício, é um pequeno museu de música e instrumentos, dedicado em especial a uma das maiores expressões artísticas de Itália, o violino. O seu acervo engloba diversos instrumentos musicais e peças de Antonio Vivaldi.
Passear no Giardino Papadopoli
Passeie pelo Giardino Papadopoli, um parque público, que é um paraíso ao estilo francês. Remonta a 1800, tendo sido o local onde em tempos se realizavam festas extravagantes da nobreza. O seu nome grego surgiu, pois pertenceu durante algum tempo a vários empresários de Corfú.
Admirar as obras da Chiesa di San Zaccaria
A Igreja de São Zacarias é um igreja de estilo gótico e renascentista ideal para os que gostam de arte. Construída no séc. XVI, tem no seu acervo obras de Tintoretto, Angelo Trevisani, Bellini, entre outros, sendo um verdadeiro museu. No local está sepultado o artista Alessandro Vittoria.
O que acha das nossas opções de passeios gratuitos em Veneza? Já fez algum? Qual acha que devia estar aqui mas não está?
Outros Passeios Gratuitos
- Passeios gratuitos no Porto
- Passeios Gratuitos em Friburgo na Suíça
- Passeios Gratuitos em Sevilha
- Passeios gratuitos em Santorini
- Passeios gratuitos em Dubrovnik
- Passeios gratuitos em Londres
- Passeios gratuitos em Florença
- Passeios gratuitos em Veneza
- Passeios gratuitos em Barcelona
- Passeios gratuitos em Mérida
Já percebeu que é possível visitar Veneza sem gastar muito, certo? Mas para além destes pontos turísticos recomendo que se deixe perder pelos becos e ruelas da cidade, tenho a certeza que ficará deslumbrado.
Já visitei Veneza duas vezes e tive opiniões distintas sobre a cidade. Se por um lado,a primeira experiência não foi a mais agradável, por outro a segunda foi maravilhosa.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Eu amo os posts de passeios gratuitos. Ficaram otimas as tuas dicas de Veneza. Nao vejo a hora de poder ir para a Europa de novo.
Veneza é uma de minhas cidades preferidas no mundo, apesar das multidões e preços. Das tuas sugestões, ainda não visitei o gueto. Como você disse que dá pra conhecer a História e cultura judaica ao passear pelas ruas, fiquei imaginando se há placas informativas em edifícios ou algo similar…
Tenho taaaanta vontade de conhecer Veneza! Amei suas dicas de passeios gratuitos, não vejo a hora de ir!
De todos os passeios não fui à Libreria Acqua Alta, mas curti muito mesmo passear pelo Gueto. Para mim é um dos cantinhos mais charmosos de Veneza.
Adorei as dicas de passeios gratuitos em Veneza, ainda não conheço a cidade mais está na minha lista.
Que riqueza de post!! Essas dicas dos passeios gratuitos em Veneza irão me ajudar muito a montar meu roteiro da itália do ano que vem! Muito obrigada
A primeira vez que fui, só fiz passeios gratuitos em Veneza. Sua lista tem ótimas indicações.
Veneza é um sonho! Pretendo voltar. Adorei essas suas dicas de passeios gratuitos.