Atracções Destinos Europa Portugal

Património Mundial da UNESCO em Portugal

Porto

A UNESCO adotou, no ano de 1972, a convenção do Património Mundial, Cultural e Natural. Esta convenção tem por objectivo proteger todo o património dotado de um valor universal único. Em Portugal, existem vários locais distinguidos pela UNESCO e que nos contam a história de Portugal. O nosso pequeno país conta já com 25 classificações de Património Mundial da Humanidade, que englobam centros históricos, sítios arqueológicos, parques naturais, paisagens culturais assim como património intangível.

Hoje decidimos dar-vos a conhecer a lista do Património Mundial da UNESCO em Portugal, espalhados de Norte a Sul do país assim como pelas ilhas.

Paisagem da Cultura da Vinha na Ilha do Pico nos Açores

A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi declarada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e ainda como Património Mundial da Humanidade da UNESCO, mostrando toda a importância e beleza desta ilha. A montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e a sua riqueza geológica assim como a sua vegetação peculiar fazem do Pico um dos mais bonitos vulcões do Mundo. A Ilha do Pico caracteriza-se pela sua exuberância paisagística, resultante da cor negra do basalto e dos muros de currais de vinhas.

Património Mundial da UNESCO em Portugal
Vinhas na ilha do Pico

Zona Central da cidade de Angra do Heroísmo nos Açores

O Centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira é um magnífico conjunto arquitectónico classificado como Património Mundial da UNESCO. Este local recebeu esta distinção em 1983 devido aos significativos vestígios da história humana assim como por estar associado a eventos e tradições vivas, com ideias e crenças, trabalhos artísticos e literários de grande importância mundial. Esta bela cidade açoriana desenvolveu-se essencialmente, a partir do século XVI, sendo porto de paragem das carreiras marítimas de naus da Mina, Índia e Brasil. Atualmente, o local preserva o seu legado arquitectónico e paisagístico únicos que a tornam num local verdadeiramente encantador.

Floresta Laurissilva na ilha da Madeira

A Floresta Laurissilva ocupa a costa norte da Ilha da Madeira, num total de cerca de 15000 hectares. O seu nome resulta da conjugação de laurus e silva que vêm de loureiro e floresta. Classificada como Património Mundial da UNESCO, a Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira é o maior e mais bem preservado núcleo desta floresta no mundo inteiro.

Ilha da Madeira
Floresta Laurissilva

Caracteriza-se por uma floresta húmida, composta por árvores da família das lauráceas, como o loureiro, o vinhático, o til e o barbusano.

O que ver e fazer na Ilha da Madeira

Mosteiros dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa

O Mosteiro dos Jerónimos, conhecido como a “jóia” do estilo manuelino, foi classificado como Património Cultural de toda a Humanidade. Foi construído no séc. XVI, tendo pertencido à Ordem de São Jerónimo. A sua arquitectura resulta de uma mistura de estilos, que engloba o gótico e o renascimento, tornando-o num edifício único. Este é um dos locais que está intimamente ao nosso país e aos Descobrimentos, tendo a sua construção sido financiada pelos rendimentos trazidos da Índia.

Mosteiro dos Jerónimos
Mosteiro dos Jerónimos

Já a Torre de Belém, também classificada como Património Cultural de toda a Humanidade, foi construída na época dos Descobrimentos. Esta era uma fortificação importante na defesa da barra do Tejo, refletindo as influências islâmicas e orientais, características do estilo manuelino. Com o passar do tempo e com a construção de outras fortificações mais eficientes, a Torre de Belém, foi perdendo a sua função de defesa e actualmente é um dos monumentos mais famosos de Portugal. Possui também um bonito miradouro, que permite tirar fotografias incríveis sobre o Tejo.  

Roteiro de 3 dias por Lisboa – 2º e 3º dia

Mosteiro da Batalha

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, classificado como Património Mundial pela UNESCO, é mais conhecido por Mosteiro da Batalha. Foi construído após uma promessa feita por Dom João I, em pleno campo de batalha, à Virgem Maria. Este prometeu a edificação de um mosteiro caso saísse vencedor desta batalha histórica. O bonito Mosteiro é um dos monumentos mais visitados de Portugal, sendo uma jóia do Património Mundial.

Batalha
Mosteiro da Batalha

Descobrir o Mosteiro da Batalha

Mosteiro de Alcobaça

O Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, integra a lista de Património Mundial da Humanidade desde 1989, tendo sido também classificado como uma das 7 Maravilhas de Portugal. Localizado no distrito de Leiria, foi a primeira construção totalmente gótica construída em Portugal. A sua construção ocorreu no século XII pelas mãos dos monges da Ordem de Cister, que o abandonaram séculos mais tarde, quando ocorreu a supressão de todas as ordens religiosas de Portugal. É uma das mais importantes abadias cistercienses da Europa.

Património Mundial da UNESCO em Portugal
Mosteiro de Alcobaça

Descobrir o CIBA

Convento de Cristo em Tomar

O Convento de Cristo em Tomar é constituído por um conjunto de edificações históricas, cuja construção remonta ao século XII. A sua construção levou centenas de anos e teve a mão de alguns dos mais importantes mestres e arquitetos medievais a trabalhar em Portugal. O que permitiu que este conjunto de edificações refletisse artisticamente falando a história de Portugal, com vestígios da arte românica e renascentista, da simbologia templária, dos estilos gótico e manuelino, entre outros.

Cafés Históricos em Portugal

Deste magnífico Convento fazem parte o Castelo Templário de Tomar, a Charola templária e igreja manuelina adjacente, o convento renascentista da Ordem de Cristo, a Ermida de Nossa Senhora da conceição, o aqueduto dos Pegões, entre outros. Ainda hoje é um dos mais importantes conjuntos monumentais de Portugal.

Património Mundial da UNESCO em Portugal
Aqueduto dos Pegões

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga

O Santuário do Bom Jesus do Monte é um conjunto arquitectónico-paisagístico constituído por uma igreja, um escadatório, uma área de mata e ainda um funicular. O local é amplamente conhecido pelo seu longo e complexo percurso de Via Sacra, que se estende pelo Monte Espinho, levando o peregrino pelas várias capelas onde estão vários conjuntos de esculturas que evocam a Paixão de Cristo, Fontes, e várias outras atrações.

Património Mundial da UNESCO em Portugal
Santuário do bom Jesus do Monte

Este magnífico conjunto arquitectónico e paisagístico faz parte de um projeto europeu de criação de montes sacros, sendo um local de extrema importância onde o material e o intangível da dimensão sagrada da vida humana se articulam de forma harmoniosa.

Venha também Descobrir a Mata Nacional do Bussaco

Real Edifício de Mafra

O Real Edifício de Mafra é um sítio cultural mandado construir por Dom João V, sendo formado pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e pela Tapada. Dom João V decidiu construir o local como uma homenagem ao seu local favorito, Roma. Assim é fácil perceber que o Real Edifício de Mafra é um dos mais relevantes locais do barroco italiano fora de Itália. Construído em pedra lioz da região é um local que se destaca de todos os outros monumentos barrocos de Portugal.

Paisagem Cultural de Sintra

A Paisagem Cultural de Sintra foi a primeira “paisagem cultural” a ser classificada como Património Mundial. O local é de uma beleza estonteante resultando do jogo entre a natureza e a acção do homem, que foi alterando a roupagem vegetal harmonizando-a com magníficos monumento, tais como o Palácio Real e o Palácio da Pena. A imponência da serra de Sintra, junto com a magnífica miscelânea de estilos arquitectónicos tornou o local num dos mais bonitos do mundo, inspirando diversos locais pela Europa fora.

Palácio da Pena
Palácio da Pena

Descobrir o Parque e o Palácio da Pena

Alta, Sofia e Universidade de Coimbra

Coimbra surge ligada à formação e transmissão do saber, do conhecimento e da língua portuguesa, levando a que a Universidade de Coimbra, a Alta e a Sofia tenham recebido a distinção de Património Mundial da Humanidade. Ao longo de mais de sete séculos de história, estes locais tiveram um papel primordial na produção e transmissão de conhecimentos, nas mais diversas áreas. Nomeadamente, nas artes, ciências, direito, arquitetura, urbanismo e paisagem. De certa forma as diferentes reformas ideológicas e culturais acabaram por influenciar o património arquitectónico da cidade.

Coimbra, cidade dos estudantes
Paço das Escolas da Universidade de Coimbra

E são várias as curiosidades que tornam Coimbra única, nomeadamente o facto de ter a universidade mais antiga da Europa, a universidade ocupar o Antigo Paço Real de Coimbra, a icónica Biblioteca Joanina, entre tantas outras coisas.

Coimbra, cidade dos estudantes

Centro histórico de Évora

Évora é a cidade mais emblemática do Alentejo, sendo conhecida pelos seus monumentos da época romana, assim como pelas suas “várias vidas”. Pertenceu aos romanos até ao século V, seguiram-se os visigodos até ao século VIII, depois os mouros por quatro séculos e por fim os portugueses, a partir de 1165. O seu centro histórico foi classificada como Património Mundial da Humanidade em 1986. Esta bela cidade faz-nos viajar no tempo com a sua típica calçada portuguesa, as suas magníficas janelas manuelinas ou as belas portas de arco românico. Assim, deambular pelas suas ruas faz-nos encontrar a cada esquina algo digno de interesse.       

Évora
Templo de diana em Évora

Roteiro em Évora: o que ver e fazer

Ponte Luiz I, Mosteiro da Serra do Pilar e Centro Histórico do Porto

O Porto foi distinguido pela UNESCO em 1996, como Património Cultural da Humanidade. Esta classificação abrange todo o centro histórico, incluindo todo a parte urbana de origem medieval, assim como algumas das áreas envolventes. Nomeadamente a Sé, a Torre dos Clérigos, entre outros. É fácil perceber o porquê desta distinção quando observamos toda a riqueza monumental e paisagística do Centro Histórico do Porto, onde é possível encontrar uma miscelânia de locais, que vão desde a época medieval até aos tempos modernos.

Património Mundial da UNESCO em Portugal
Ponte D. Luiz I

Tour pelo Porto com a Living Tours

Centro Histórico de Guimarães

Guimarães é conhecida como o “Berço da Nação Portuguesa”, uma vez que foi aqui que ocorreram os principais acontecimentos políticos e militares, que deram a independência a Portugal e o nascimento da Nação Portuguesa. Assim, é fácil perceber que o seu centro histórico tenha ascendido à categoria de Património Mundial. Todo o local está extremamente bem conservado, sendo o resultado de uma evolução da arquitetura civil desde a Idade Média até ao séc. XIX. Ao longo deste belo centro histórico encontraremos desde simples casas de um piso, a imponentes “casas-torre” e até ao magnífico Paço Ducal.

As 7 Maravilhas de Portugal
Castelo de Guimarães

Descobrir Guimarães, o berço de Portugal

Cidade-quartel Fronteiriça de Elvas e suas fortificações

A cidade de Elvas constituiu um dos pontos estratégicos de defesa da fronteira, herdando um grande património militar, que constituí um conjunto histórico-cultural único. Como tal, todo o centro histórico, as muralhas abaluartadas, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira assim como os três fortins, acabaram por ser classificados como Património Mundial da Humanidade. Todas estas magníficas fortificações remontam ao reinado de Dom Sancho III, sendo o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres.

Descubra a Rota das Catedrais em Portugal

Sítios Pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Côa e de Seiga Verde

A Arte do Côa foi uma das mais importantes descobertas arqueológicas do Paleolítico superior em toda a Europa. Estas descobertas foram feitas no final do século XX, levando à criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa que visa gerir, proteger, musealizar e colocar em visita pública a arte rupestre do Vale do Côa. Nas rochas de xisto das margens do Rio Côa é possível encontrar gravadas inúmeros animais, que datam entre 25000 a.C a 10000 a.C.

Património Mundial da UNESCO em Portugal
Arte rupestre

Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro

O Alto Douro Vinhateiro constituí parte da Região Demarcada do Douro, considerada a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. E a sua paisagem cultural combina a beleza da natureza do vale do Rio Douro, caracterizada pelas suas encostas íngremes e solos acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, que foi adaptando o espaço às necessidades agrícolas. Resultando numa paisagem singular conhecida pelos seus socalcos e as tonalidades de verde.

Descobrir a Quinta do Bom Retiro
Quinta do Bom Retiro

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

One thought on “Património Mundial da UNESCO em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.