A UNESCO adotou, no ano de 1972, a convenção do Património Mundial, Cultural e Natural. Esta convenção tem por objectivo proteger todo o património dotado de um valor universal único. Em Portugal, existem vários locais distinguidos pela UNESCO e que nos contam a história de Portugal. O nosso pequeno país conta já com 25 classificações de Património Mundial da Humanidade, que englobam centros históricos, sítios arqueológicos, parques naturais, paisagens culturais assim como património intangível.
Hoje decidimos dar-vos a conhecer a lista do Património Mundial da UNESCO em Portugal, espalhados de Norte a Sul do país assim como pelas ilhas.
Conteúdo do artigo
Paisagem da Cultura da Vinha na Ilha do Pico nos Açores
A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi declarada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e ainda como Património Mundial da Humanidade da UNESCO, mostrando toda a importância e beleza desta ilha. A montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e a sua riqueza geológica assim como a sua vegetação peculiar fazem do Pico um dos mais bonitos vulcões do Mundo. A Ilha do Pico caracteriza-se pela sua exuberância paisagística, resultante da cor negra do basalto e dos muros de currais de vinhas.
Zona Central da cidade de Angra do Heroísmo nos Açores
O Centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira é um magnífico conjunto arquitectónico classificado como Património Mundial da UNESCO. Este local recebeu esta distinção em 1983 devido aos significativos vestígios da história humana assim como por estar associado a eventos e tradições vivas, com ideias e crenças, trabalhos artísticos e literários de grande importância mundial. Esta bela cidade açoriana desenvolveu-se essencialmente, a partir do século XVI, sendo porto de paragem das carreiras marítimas de naus da Mina, Índia e Brasil. Atualmente, o local preserva o seu legado arquitectónico e paisagístico únicos que a tornam num local verdadeiramente encantador.
Floresta Laurissilva na ilha da Madeira
A Floresta Laurissilva ocupa a costa norte da Ilha da Madeira, num total de cerca de 15000 hectares. O seu nome resulta da conjugação de laurus e silva que vêm de loureiro e floresta. Classificada como Património Mundial da UNESCO, a Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira é o maior e mais bem preservado núcleo desta floresta no mundo inteiro.
Caracteriza-se por uma floresta húmida, composta por árvores da família das lauráceas, como o loureiro, o vinhático, o til e o barbusano.
Mosteiros dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa
O Mosteiro dos Jerónimos, conhecido como a “jóia” do estilo manuelino, foi classificado como Património Cultural de toda a Humanidade. Foi construído no séc. XVI, tendo pertencido à Ordem de São Jerónimo. A sua arquitectura resulta de uma mistura de estilos, que engloba o gótico e o renascimento, tornando-o num edifício único. Este é um dos locais que está intimamente ao nosso país e aos Descobrimentos, tendo a sua construção sido financiada pelos rendimentos trazidos da Índia.
Já a Torre de Belém, também classificada como Património Cultural de toda a Humanidade, foi construída na época dos Descobrimentos. Esta era uma fortificação importante na defesa da barra do Tejo, refletindo as influências islâmicas e orientais, características do estilo manuelino. Com o passar do tempo e com a construção de outras fortificações mais eficientes, a Torre de Belém, foi perdendo a sua função de defesa e actualmente é um dos monumentos mais famosos de Portugal. Possui também um bonito miradouro, que permite tirar fotografias incríveis sobre o Tejo.
Mosteiro da Batalha
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, classificado como Património Mundial pela UNESCO, é mais conhecido por Mosteiro da Batalha. Foi construído após uma promessa feita por Dom João I, em pleno campo de batalha, à Virgem Maria. Este prometeu a edificação de um mosteiro caso saísse vencedor desta batalha histórica. O bonito Mosteiro é um dos monumentos mais visitados de Portugal, sendo uma jóia do Património Mundial.
Mosteiro de Alcobaça
O Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, integra a lista de Património Mundial da Humanidade desde 1989, tendo sido também classificado como uma das 7 Maravilhas de Portugal. Localizado no distrito de Leiria, foi a primeira construção totalmente gótica construída em Portugal. A sua construção ocorreu no século XII pelas mãos dos monges da Ordem de Cister, que o abandonaram séculos mais tarde, quando ocorreu a supressão de todas as ordens religiosas de Portugal. É uma das mais importantes abadias cistercienses da Europa.
Convento de Cristo em Tomar
O Convento de Cristo em Tomar é constituído por um conjunto de edificações históricas, cuja construção remonta ao século XII. A sua construção levou centenas de anos e teve a mão de alguns dos mais importantes mestres e arquitetos medievais a trabalhar em Portugal. O que permitiu que este conjunto de edificações refletisse artisticamente falando a história de Portugal, com vestígios da arte românica e renascentista, da simbologia templária, dos estilos gótico e manuelino, entre outros.
Deste magnífico Convento fazem parte o Castelo Templário de Tomar, a Charola templária e igreja manuelina adjacente, o convento renascentista da Ordem de Cristo, a Ermida de Nossa Senhora da conceição, o aqueduto dos Pegões, entre outros. Ainda hoje é um dos mais importantes conjuntos monumentais de Portugal.
Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga
O Santuário do Bom Jesus do Monte é um conjunto arquitectónico-paisagístico constituído por uma igreja, um escadatório, uma área de mata e ainda um funicular. O local é amplamente conhecido pelo seu longo e complexo percurso de Via Sacra, que se estende pelo Monte Espinho, levando o peregrino pelas várias capelas onde estão vários conjuntos de esculturas que evocam a Paixão de Cristo, Fontes, e várias outras atrações.
Este magnífico conjunto arquitectónico e paisagístico faz parte de um projeto europeu de criação de montes sacros, sendo um local de extrema importância onde o material e o intangível da dimensão sagrada da vida humana se articulam de forma harmoniosa.
Real Edifício de Mafra
O Real Edifício de Mafra é um sítio cultural mandado construir por Dom João V, sendo formado pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e pela Tapada. Dom João V decidiu construir o local como uma homenagem ao seu local favorito, Roma. Assim é fácil perceber que o Real Edifício de Mafra é um dos mais relevantes locais do barroco italiano fora de Itália. Construído em pedra lioz da região é um local que se destaca de todos os outros monumentos barrocos de Portugal.
Paisagem Cultural de Sintra
A Paisagem Cultural de Sintra foi a primeira “paisagem cultural” a ser classificada como Património Mundial. O local é de uma beleza estonteante resultando do jogo entre a natureza e a acção do homem, que foi alterando a roupagem vegetal harmonizando-a com magníficos monumento, tais como o Palácio Real e o Palácio da Pena. A imponência da serra de Sintra, junto com a magnífica miscelânea de estilos arquitectónicos tornou o local num dos mais bonitos do mundo, inspirando diversos locais pela Europa fora.
Alta, Sofia e Universidade de Coimbra
Coimbra surge ligada à formação e transmissão do saber, do conhecimento e da língua portuguesa, levando a que a Universidade de Coimbra, a Alta e a Sofia tenham recebido a distinção de Património Mundial da Humanidade. Ao longo de mais de sete séculos de história, estes locais tiveram um papel primordial na produção e transmissão de conhecimentos, nas mais diversas áreas. Nomeadamente, nas artes, ciências, direito, arquitetura, urbanismo e paisagem. De certa forma as diferentes reformas ideológicas e culturais acabaram por influenciar o património arquitectónico da cidade.
E são várias as curiosidades que tornam Coimbra única, nomeadamente o facto de ter a universidade mais antiga da Europa, a universidade ocupar o Antigo Paço Real de Coimbra, a icónica Biblioteca Joanina, entre tantas outras coisas.
Centro histórico de Évora
Évora é a cidade mais emblemática do Alentejo, sendo conhecida pelos seus monumentos da época romana, assim como pelas suas “várias vidas”. Pertenceu aos romanos até ao século V, seguiram-se os visigodos até ao século VIII, depois os mouros por quatro séculos e por fim os portugueses, a partir de 1165. O seu centro histórico foi classificada como Património Mundial da Humanidade em 1986. Esta bela cidade faz-nos viajar no tempo com a sua típica calçada portuguesa, as suas magníficas janelas manuelinas ou as belas portas de arco românico. Assim, deambular pelas suas ruas faz-nos encontrar a cada esquina algo digno de interesse.
Ponte Luiz I, Mosteiro da Serra do Pilar e Centro Histórico do Porto
O Porto foi distinguido pela UNESCO em 1996, como Património Cultural da Humanidade. Esta classificação abrange todo o centro histórico, incluindo todo a parte urbana de origem medieval, assim como algumas das áreas envolventes. Nomeadamente a Sé, a Torre dos Clérigos, entre outros. É fácil perceber o porquê desta distinção quando observamos toda a riqueza monumental e paisagística do Centro Histórico do Porto, onde é possível encontrar uma miscelânia de locais, que vão desde a época medieval até aos tempos modernos.
Centro Histórico de Guimarães
Guimarães é conhecida como o “Berço da Nação Portuguesa”, uma vez que foi aqui que ocorreram os principais acontecimentos políticos e militares, que deram a independência a Portugal e o nascimento da Nação Portuguesa. Assim, é fácil perceber que o seu centro histórico tenha ascendido à categoria de Património Mundial. Todo o local está extremamente bem conservado, sendo o resultado de uma evolução da arquitetura civil desde a Idade Média até ao séc. XIX. Ao longo deste belo centro histórico encontraremos desde simples casas de um piso, a imponentes “casas-torre” e até ao magnífico Paço Ducal.
Cidade-quartel Fronteiriça de Elvas e suas fortificações
A cidade de Elvas constituiu um dos pontos estratégicos de defesa da fronteira, herdando um grande património militar, que constituí um conjunto histórico-cultural único. Como tal, todo o centro histórico, as muralhas abaluartadas, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira assim como os três fortins, acabaram por ser classificados como Património Mundial da Humanidade. Todas estas magníficas fortificações remontam ao reinado de Dom Sancho III, sendo o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres.
Sítios Pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Côa e de Seiga Verde
A Arte do Côa foi uma das mais importantes descobertas arqueológicas do Paleolítico superior em toda a Europa. Estas descobertas foram feitas no final do século XX, levando à criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa que visa gerir, proteger, musealizar e colocar em visita pública a arte rupestre do Vale do Côa. Nas rochas de xisto das margens do Rio Côa é possível encontrar gravadas inúmeros animais, que datam entre 25000 a.C a 10000 a.C.
Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro
O Alto Douro Vinhateiro constituí parte da Região Demarcada do Douro, considerada a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. E a sua paisagem cultural combina a beleza da natureza do vale do Rio Douro, caracterizada pelas suas encostas íngremes e solos acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, que foi adaptando o espaço às necessidades agrícolas. Resultando numa paisagem singular conhecida pelos seus socalcos e as tonalidades de verde.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Excelente post!!! Não imaginava que havia tantos lugares declarados como Patrimônio Histórico da Unesco em Portugal. É muito difícil escolher qual é mais bonito ou interessante. Qual desses é o seu preferido?
Quantos lugares lindos! Não imaginava que Portugal, um país tão pequeno, tivesse tantos patrimônios mundiais da Unesco. Difícil decidir qual o mais interessante.
Que legal essa lista de patrimónios Mundial da UNESCO em Portugal, não conhecia e nem sabia quais eram.
Conheço vários patrimônios da UNESCO de Portugal, como Torre de Belém, os de Sintra, Évora… Acabei de salvar outros lugares para conhecer. Valeu
Cada lugar gostoso para passear e enriquecer nosso conhecimento! Queor muito conhecer mais de Portugal e seus patrimônios. Muito obrigada pela lista 🙂