Destinos Europa França Roteiros

Descobrir o Quartier Latin: o que ver no bairro mais intelectual de Paris

Descobrir o Quartier Latin

O Quartier Latin, ou Bairro Latino, é um dos bairros mais animados e concorridos de Paris, abrangendo o 5º e 6º arrondissements. O seu nome surge na Época Medieval, quando os moradores da região eram estudantes que usavam o latim para se comunicar. E a verdade é que os estudantes deste bairro foram extremamente importantes na França entre os séculos XIX e XX, promovendo movimentos estudantis de grande importância política. Ainda hoje é uma área muito procurada por estudantes e professores, pois é ali que estão sediados inúmeros estabelecimentos de ensino superior e investigação.

Praça do Panteão
Praça do Panteão

Visitar Paris em 4 dias

O que ver no Quartier Latin

Localizado na margem esquerda do Rio Sena, o Quartier Latin é um dos bairros mais famosos de Paris, estando repleto de bares, restaurantes, livrarias, escolas e universidades. Assim, tornou-se um bairro muito concorrido quer por turistas, quer por estudantes e artistas, tentando fugir às regiões centrais. Este é sem dúvida um dos bairros mais interessantes da cidade e no qual vale muito a pena perder-se e encantar-se, pois existem inúmeras coisas para ver e fazer no Quartier Latin.

Rua do Quartier Latin
Rua do Quartier Latin

Musée Curie

O Museu Curie, localizado no antigo edifício onde funcionou o Instituto do Radium, é um museu inteiramente dedicado à vida e ao trabalho de Marie Curie. Uma das cientistas mais influentes da história, estudante de Sorbonne, deixou um legado único no mundo. O local alberga inúmeros arquivos manuscritos, fotografias assim como vídeos, retratando o trabalho desta cientista, que também foi a primeira diretora do Laboratório do Radium. Além disso poderá visitar os ambientes que serviram de gabinete e laboratório pessoal de Marie Curie.

Place de la Concorde, a praça mais importante de Paris

Fontaine Saint-Michel

A Fonte de São Miguel é uma magnífica fonte monumental localizada na Praça com o mesmo nome, sendo um dos pontos centrais deste bairro. Esta obra prima arquitetónica, construída entre 1858 e 1860, durante o Segundo Império Francês, fazia parte de um grande projeto de reconstrução de Paris. Projetada por Gabriel Davidoud, a fonte possui uma estátua do Arcanjo São Miguel a derrotar o Diabo. Esta é completamente diferente das outras fontes que encontrará pela cidade, essencialmente pela utilização de pedras de cores diferentes do normal. Como por exemplo, mármore vermelho do Languedoc, mármore verde, pedra azul de Soignies ou pedra amarela de Saint-Yllie.

Fontaine Saint-Michel
Fontaine Saint-Michel

Musée Cluny

O Museu Nacional da Idade Média localiza-se numa mansão do século XV, de estilo gótico, que em tempos foi a casa dos abades da Ordem de Cluny. Este belo museu é inteiramente dedicado à história medieval, que vai desde a Gália Romana ao século XVI. Ou seja, ao longo da visita além de ver inúmeros objetos da idade média, poderá ainda ver as termas onde os romanos faziam o ritual do banho. Além disso o seu espólio, de mais de 23000 objectos, engloba peças como os vitrais da Saint Chapelle e da Basilique de Saint Denis ou ainda uma importante coleção de tapeçarias seculares e religiosas.

Paris com crianças

Panthéon

O Panteão é um mausoléu neoclássico, construído entre 1757 e 1790. Inicialmente, planeado para ser o santuário de Santa Geneviève, pretendia essencialmente homenagear grandes figuras da História de França. Mas demorou muito tempo a ser construído, sendo apenas concluído durante a Revolução Francesa acabou por se decidir que seria um templo onde estariam enterrados os nomes mais importantes do país. Atualmente, no Panteão é possível encontrar 65 tumbas que abrigam diversas personalidades da história francesa. Como por exemplo, Rousseau, Marie Curie, Jean Monnet, Marat, entre outros.

Quartier Latin
Panthéon

Mas é a magnífica arquitetura do lugar que realmente impressiona, com as suas 22 colunas coríntias e as impressionantes pinturas nas paredes. Um dos principais destaques é o Pêndulo de Foucault, com cerca de 47 kg.

Paris Plant Garden

O Jardim das Plantas é uma enorme área verde repleta de bonitos jardins e museus assim como um zoológico. Criado em 1635 para ser um jardim medicinal de Luís XIII acabou por se tornar local de pesquisa de botânicos, farmacêuticos e médicos ao longo dos séculos. Mas com o final da Revolução Francesa acabou por se tornar num jardim botânico. Este está dividido em diferentes ambientes, como por exemplo, o Ménagerie, o jardim de árvores históricas, o roseiral, o jardim alpino e ainda o Museu de História Natural. O Ménagerie é um jardim zoológico inaugurado em 1794 e que é um dos mais antigos do mundo. Já o MHN é composto por diferentes edifícios espalhados ao longo de todo o jardim.

Descobrir a Torre Eiffel, a dama de ferro parisiense

Palácio, Jardim e Museu do Luxemburgo

O Palácio do Luxemburgo terá sido mandado construir por Maria de Médicis, Rainha de França e de Navarra, no local de uma antiga mansão, o Hotel do Luxemburgo. Construído por Salomon de Brosse e mais tarde por Marin de la Vallée alberga atualmente o Senado francês.

Palácio do Luxemburgo
Palácio do Luxemburgo

O Jardim do Luxemburgo é um magnífico jardim público criado em 1612, a pedido de Maria de Médicis para embelezar o Palácio do Luxemburgo. Considerado por muitos como o Jardim mais bonito da Europa, este é um dos lugares mais populares de toda a cidade tanto para os parisienses quanto para os turistas.

Jardim do Luxemburgo
Jardim do Luxemburgo

Por fim, o Museu do Luxemburgo é um espaço de exposição de arte, onde periodicamente surgem exposições artísticas temáticas e originais, sempre com foco no “Renascimento na Europa”, “Arte e poder” e “O Palácio, o jardim e o Museu: Luxemburgo no coração de Paris, capital das artes”.

Rue Mouffetard

A Rua Mouffetard é uma das ruas mais antigas e animadas da cidade de Paris. Esta rua, com cerca de 650 metros desce a montanha Sainte-Geneviève em direção à Igreja de Saint-Médard e também à antiga ponte sobre o Bièvre. Extremamente movimentada devido ao grande número de restaurantes, este é um local a não perder ao visitar o Quartier Latin.

Aeroporto de Paris Beauvais: como ir do aeroporto até ao centro da cidade

Universidade Sorbonne

A Universidade Sorbonne, criada em 1257, é uma das universidades mais antigas e prestigiadas do mundo. Fundada por Robert de Sorbon, é composta por três faculdades, a faculdade de Letras, a Faculdade de Ciências e engenharia e ainda a Faculdade de Saúde. O principal destaque do complexo monumental da Sorbonne é a bonita Capela da Sorbonne. Em tempos capela privada do colégio da Sorbonne, depressa se tornou num dos edifícios das faculdades universitárias de Paris. Este foi o primeiro monumento com cúpula da cidade e no seu interior está a tumba do Cardeal Richelieu.

Quartier Latin
Capela de Sorbonne

Livraria Shakespeare and Company

A Livraria Shakespeare and Company, localizada nas margens do Rio Sena, é um autêntico santuário para os amantes da literatura. Esta loja foi aberta em 1951, pelo americano George Whitman e recebeu o nome de Le Mistral. Contudo, em 1964, por altura do 400º aniversário do nascimento de William Shakespeare, Whitman mudou o nome do seu estabelecimento para Shakespeare and Company, como forma de homenagem ao escritor e a uma antiga livraria da cidade. Ou seja, a primeira livraria Shakespeare and Company foi fundada em 1919, pela americana Sylvia Beach. E depressa se tornou mais do que uma livraria, tornando-se um abrigo para jovens escritores de língua inglesa, que ali dormiam em camas rodeadas de livros.

Livraria Shakespeare and Company
Livraria Shakespeare and Company

La Mosquée de Paris

A Grande Mesquita de Paris, fundada em 1926, é a maior mesquita de França e a terceira maior da Europa. Foi construída após a Primeira Guerra Mundial, como forma de agradecimento aos soldados muçulmanos oriundos das colónias francesas. Financiada pelo Estado Francês esta demonstra bem a presença histórica do Islão no país. Este belo exemplar da arquitetura mudéjar, além da sua importância religiosa possui também uma importância cultural, abrigando uma casa de chá e um restaurante, que oferecem a que os visita uma verdadeira experiência gastronómica.

Onde ficar em Paris: melhores bairros

Eglise de Saint Etienne du Mont

A Igreja de Saint Etienne du Mont foi construída num terreno cedido pelos monges da Abadia de Santa Genoveva. Este belo templo de estilo gótico e renascentista, construído entre o século XV e XVII, ergueu-se ao lado da antiga Igreja de Sainte Geneviève, que se tornou pequena para acolher todos os fiéis que ali iam. Atualmente, a igreja abriga os restos mortais de Santa Genoveva, santa padroeira de Paris e no seu interior destacam-se os grandes órgãos, o púlpito, duas escadas emm espirais e ainda magníficos vitrais.

Igreja de Saint Etienne du Mont
Igreja de Saint Etienne du Mont

E vocês já conhecem o Quartier Latin? Confesso que foi dos bairros que mais gostei de conhecer em Paris.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

6 thoughts on “Descobrir o Quartier Latin: o que ver no bairro mais intelectual de Paris
  1. O Quartier Latin também foi um dos meus bairros preferidos em Paris, vendo a sua lista de atrações no post me deu muita saudade! Tirei fotos lindas no Pantheón e amei o Jardim de Luxemburgo.

  2. O Quartier Latin é realmente fascinante, com sua história que remonta à Idade Média e sua importância contínua para os estudantes e acadêmicos. É incrível como a região preserva essa atmosfera vibrante e intelectual ao longo dos séculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.