Atracções Destinos Europa Leiria Portugal

Visitar o Santuário de Fátima: o santuário religioso de Portugal

Visitar o Santuário de Fátima

Fátima era uma aldeia ligada à pastorícia e agricultura, praticamente desconhecida até 1917. A partir desse ano tornou-se mundialmente conhecida devido às aparições marianas aos três pastorinhos. E a verdade é que com a construção do Santuário de Fátima e consequente desenvolvimento, a antiga aldeia acabou por passar a ser uma cidade.

Assim, o Santuário de Fátima, localizado na Cova da Iria, tornou-se o principal local de peregrinação cristã em Portugal. É também um dos principais destinos do turismo religioso do mundo. Algo possível de comprovar com a presença de vários Papas neste destino religioso, como por exemplo o Papa Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco.

O Santuário e nós
Nós no Santuário de Fátima, com a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a colunata ao fundo

O Santuário de Fátima

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é dedicado a Maria. E a sua história inicia-se em 1916, quando Lúcia, Francisco e Jacinta, três crianças, tiveram três aparições de um anjo, que se denominou de Anjo da Paz. Todas as aparições foram em locais e alturas diferentes.

Posteriormente, em 1917, a Virgem Maria apareceu aos três pastorinhos, Lúcia, prima de Francisco e Jacinta, que eram irmãos. Nas suas aparições esta terá pedido às crianças que rezassem o rosário, pedindo a paz no mundo mas também pediu que construíssem uma capela no local da sua aparição.

Na Primeira Aparição a Virgem Maria pediu às crianças que se encontrassem com ela, todos os dias 13 de cada mês. Durante estas aparições nunca revelou quem era, apenas na sexta aparição lhes disse que era Nossa Senhora do Rosário.

Assim, dois anos depois da primeira aparição, já havia uma capela no dito local, denominada Capelinha das Aparições. Aqui se terá iniciado o denominado Santuário de Fátima.

Vista do Santuário de Fátima a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário
Vista do Santuário de Fátima a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário

Jacinta e Francisco morreram dois e três anos após as aparições, ainda crianças. Enquanto Lúcia acabou por se tornar freira, tendo morrido em 2005, com 98 anos. Em 2017 os três foram canonizados pelo Papa Francisco.

Atualmente, estamos perante um complexo religioso gigante, que possui o dobro do tamanho da praça de São Pedro, no Vaticano.

Leia também Museus do Vaticano

Quanto tempo é necessário para visitar o Santuário de Fátima

O tempo que vai necessitar para visitar o Santuário de Fátima vai depender de qual é o objectivo da sua visita. Ou seja, se a sua visita é uma simples visita turística, não precisará de mais de 2 horas para visitar o local e eventualmente os arredores. Agora, se o seu objectivo é mais profundo e quiser viver toda a experiência religiosa então acreditamos que necessitará de pelo menos um dia inteiro, que se prolongará pela noite dentro. Pois existem algumas actividades feitas durante a noite, nomeadamente a procissão das velas, que do meu ponto de vista é a mais bonita e tocante.

Quando visitar o Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima encontra-se aberto durante todo o ano, assim poderá visitá-lo quando lhe for mais fácil. Mas existem datas específicas em que o Santuário está repleto de pessoas, dada a importância destas datas para a religião cristã. Por exemplo, o 13 de Maio e os dias que o antecedem e sucedem, pois é a data da primeira Aparição da Virgem Maria. Bem como todos os dias 13 entre Junho e Outubro.

A nível de horário não existe qualquer restrição, uma vez que o Santuário é livre, mas as celebrações geralmente iniciam por volta das 7h30 da manhã e terminam por volta das 23h.

Visitar o Santuário de Fátima - Basílica
Basílica de Nossa Senhora do Rosário toda iluminada durante a noite

O que visitar no Santuário de Fátima

Todo o Recinto de Oração do Santuário de Fátima transmite um ambiente cheio de serenidade e paz, que mesmo os que não são católicos dizem sentir. Assim, encontrará um local sagrado, que convida à oração, reflexão e agradecimento. Ao longo deste gigante Recinto de Oração, além da principais estruturas de que falarei mais pormenorizadamente é possível também ver:

  • Praça do Pio XII – nesta praça é possível encontrar a estátua de mármore branco do Papa Pio XII bem como a estátua de bronze do primeiro bispo da diocese de Leiria, Dom José Alves Correia da Silva;
  • Praça João Paulo II – nesta praça vemos a bonita estátua do Papa João Paulo II, a estátua de bronze do Papa Paulo VI e assim como a nova Cruz Alta;
  • Azinheira Grande – esta é a única árvore que resta do local onde os pastorinhos brincavam aquando das aparições;
  • Estátua do Sagrado Coração de Jesus – é uma bela estátua que se ergue no centro do recinto. É feita em bronze dourado e foi oferecida por um peregrino anónimo;
  • Presépio do Santuário de Fátima – belo presépio de chapa de aço, da autoria do escultor José Aurélio;
  • Parte do Muro de Berlim – foi oferecida uma parte do muro de Berlim ao Santuário de Fátima, de forma a recordar os acontecimentos históricos, que levaram à reunificação da Alemanha;
  • Terço – um belo e gigante terço de Joana Vasconcelos está bem à entrada da Basílica da Santíssima Trindade.

Capelinha das Aparições

A Capelinhas das Aparições foi construída em 1919, no local das Aparições Marianas, a pedido da Virgem Maria. Foi o pedreiro Joaquim Barbeiro que ficou responsável pela construção desta modesta edificação.

Leia também O meu top 10 das Igrejas de Roma

A Capelinha das Aparições abriga a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, uma bela estátua de madeira da Oficina de Américo Fânzeres. Esta estátua foi feita de acordo com as indicações de Lúcia, uma das crianças a quem Nossa Senhora apareceu. Possui uma bonita coroa de ouro, que foi oferecida por algumas mulheres portuguesas, em 1942, como forma de agradecimento por Portugal não ter entrado na II Guerra Mundial. Atualmente, no centro da coroa foi colocada a bala que atingiu o Papa João Paulo II, no atentado sofrido a 13 de Maio de 1981, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Esta é uma forma de agradecimento pela Virgem Maria lhe ter salvo a vida.

Gostava de conhecer outros Santuários Marianos espalhados pelo mundo? Não deixe de ler então post do blog Elizabeth Werneck, O que fazer em Aparecida, São Paulo e conheça o segundo maior Santuário Mariano do Mundo.

Visitar o Santuário de Fátima - Capelinha das Aparições
Capelinha das Aparições

Basílica da Nossa Senhora do Rosário

A Basílica da Nossa Senhora do Rosário, construída em 1928, está no local onde os três pastorinhos brincavam aquando da primeira aparição. É um dos edifícios mais icónicos do Santuário de Fátima. Foi consagrada em 1954, quando recebeu o título de Basílica Menor, título concedido pelo Papa Pio XII. O projeto é da autoria de Gerardus Samuel Van Krieken, arquiteto holandês mas radicado em Portugal.

Leia também Descobrir a Catedral de Marselha

Esta Basílica, de estilo neo-barroco, foi construído no ponto mais alto do Santuário, para assim ficar num local privilegiado, algo acentuado com a presença da sua magnífica torre sineira, de 65 metros de altura.

À entrada da Basílica, bem por cima da porta principal, é possível ver um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora, produzido nas oficinas do Vaticano. Já no transepto é possível ver os túmulos de Francisco e Jacinta, do lado direito e esquerdo respetivamente.

Visitar o Santuário de Fátima - Basílica Nossa Senhora do Rosário
Interior da Basílica Nossa Senhora do Rosário

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário está ligada aos edifícios construídos ao lado do Recinto de Oração através de uma belíssima Colunata, de António Lino. No seu interior é possível observar 14 retábulos em cerâmica policromada, que representam a Via Sacra. No topo da colunata e ao longo desta é possível ver 17 estátuas em mármore, que representam alguns santos portugueses, alguns fundadores das ordens e congregações religiosas, assim como alguns apóstolos da devoção de Nossa Senhora.

Basílica da Santíssima Trindade

A Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada em 2007, foi construída em forma de círculo e é da autoria do arquiteto grego Alexandros Tombazis. Esta é a mais recente construção deste complexo religioso, sendo dedicada ao culto da Santíssima Trindade. Existem algumas razões que levaram a que este local fosse dedicado à Santíssima Trindade. Como por exemplo, as aparições do Anjo da Paz, que convidava à adoração a Deus e à Santíssima Trindade, as palavras de João Paulo II, na Capelinhas da Aparições, onde elevou a sua ação de graças à Santíssima Trindade. Assim como o Grande Jubileu de 2000 dedicado também à Santíssima Trindade.

Leia também Descobrir a Catedral de Southwark

Este edíficio foi totalmente pago com dinheiro dos peregrinos deixados ao Santuário de Fátima ao longo dos anos. Tendo em conta a sua capacidade, com 8 633 lugares é considerado o quarto maior templo católico do mundo.

Junto à Basílica existem várias outras capelas subterrâneas dedicadas a várias entidades cristãs, onde é possível as pessoas irem fazer as suas orações. Por exemplo, existe a Capela do Santíssimo Sacramento, a Capela do Sagrado Coração de Jesus, a Capela da Imaculada Conceição, entre outras.

O que visitar nos arredores do Santuário de Fátima

Valinhos

Valinhos é o terreno percorrido pelos três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia entre a sua casa em Aljustrel até à Cova da Iria, onde iam pastorar. Foi neste percurso que os três tiveram as duas aparições do Anjo da Paz e uma das Aparições da Virgem Maria.

Via Sacra

A Via Sacra é a principal atração de Valinhos. Muitos dos peregrinos, que visitam o Santuário de Fátima, acabam por percorrer este percurso que se inicia na rotunda dos Pastorinhos e termina em Aljustrel. Este percurso pedestre foi idealizado pelos refugiados húngaros como uma forma de pedir a libertação da Hungria do comunismo. Assim, o percurso passa pelas tradicionais 14 estações, que simbolizam a Paixão de Cristo e culminam com a crucificação no Monte do Golgóta.

Leia também Descobrir a Mata Nacional do Bussaco, onde fizemos também o percurso da Via Sacra

Monumento a Nossa Senhora nos Valinhos

Este é um bonito e simbólico monumento, que comemora a quarta Aparição da Virgem Maria, a 19 de Agosto de 1917. Construída no local onde ocorreu essa aparição, a mesma foi financiada pelos católicos húngaros.

Loca do Cabeço

A Loca do Cabeço ou Loca do Anjo está situada na propriedade da família dos pastorinhas e marca o local onde o Anjo apareceu pela primeira vez.

Loca do Anjo
Poço do Arneiro

Calvário Húngaro

O Calvário Húngaro Cardeal Mindzenty encontra-se no final do percurso da Via Sacra. O Calvário Húngaro e a Capela de Santo Estevão, foram idealizadas após a II Guerra Mundial, pelos padres Elias Kqardos e Luís Condor, numa altura em que a Hungria viva uma ditadura do comunismo ateu. Assim, a Capela é dedicada ao Santo Estevão, que foi o primeiro Rei da Hungria, tendo sido oferecida pelos católicos húngaros.

Visitar o Santuários de Fátima - Calvário Húngaro
Calvário Húngaro

Núcleos Museológicos em Aljustrel

Em Aljustrel é possível encontrar três núcleos museológicos, são eles a Casa Museu de Aljustrel, a Casa de Lúcia e a Casa de Francisco e Jacinta. A primeira era a casa da madrinha de Lúcia e aí é possível ver como era a vida na altura em que ocorreram as aparições. Já a Casa de Lúcia era a casa onde esta residia com a sua família numerosa e onde ocorreram os primeiros interrogatórios acerca das aparições.

Museu Etnográfico de Aljustrel
Uma das casas-museu – Casa dos Pastorinhos

Museu Interactivo O Milagre de Fátima

O Museu Interativo “O Milagre de Fátima” retrata através de um percurso virtual e interativo a história das Aparições da Virgem Maria. Espere uma visita de cerca de 40 minutos repleta de misticismo, sensações e emoções.

E vocês já tiveram a oportunidade de visitar o Santuário de Fátima? Como foi a vossa experiência?

Outros locais religiosos à volta do mundo

Quer conhecer outros locais religiosos importantes para a religiosa católica? Venha ver o que os nossos parceiros têm a dizer sobre outros sítios religiosos à volta do mundo.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Fátima, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Por isso, a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. Assim, ajuda o blog a manter-se.

Similar Posts

15 thoughts on “Visitar o Santuário de Fátima: o santuário religioso de Portugal
  1. Certa vez vi um filme que retratava o início da devoção à Fátima e fiquei impressionada. Desde então, fiquei com muita vontade de conhecer o santuário. Adorei conhecê-lo pelo seu post e espero visitá-lo em breve. Ótimas dicas em “Visitar o Santuário de Fátima: o santuário religioso de Portugal”.

  2. Visitei o Santuário de Fátima fora da data festiva sabendo que um dia voltaria para sentir toda a emoção relatada por muitos. Quando eu for novamente, usarei algumas das dicas dadas por você.

  3. Apesar de não ser católica, o Santuário de Fátima é um local que eu tenho muita vontade de conhecer! Estou planejando minha viagem de ano novo para Portugal e estou querendo incluir no meu roteiro. Seu post vai me ajudar bastante.

  4. Eu amo o Santuário de Fátima, morei em Portugal em 2017 e tive a oportunidade de ir até o Santuário quando o papa foi visitar em comemoração aos 100 anos da aparição, foi uma experiência e tanta

  5. Que maravilhosa a visita de vocês ao Santuário de Fátima, estive em Portugal em duas oportunidades e não consegui conhecer ainda.
    Espero uma outra oportunidade e que eu consiga incluir Fátima em minha visita à este país que adoro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.