Alemanha América Ásia Crianças Destinos Dicas Espanha Europa França Inglaterra Itália Oceania Portugal

Tradições de Natal espalhadas pelo Mundo

Tradições de Natal

Em Portugal o Natal lembra o frio, a lareira acesa, a árvore decorada, a família reunida, o bacalhau da consoada e as rabanadas. Mas a verdade é que as nossas tradições não são iguais ao resto do mundo, pois as comemorações desta quadra variam de acordo com as características e cultura de cada país. Cada parte do globo possui as suas próprias tradições de Natal, que passam de geração em geração. Vamos inspirar-nos como as principais tradições de Natal à volta do Mundo?

A nossa de Natal
A nossa foto de Natal

Portugal

Portugal é um país com fortes tradições de Natal, até porque é um país maioritariamente católico. Mas o principal espírito natalício materializa-se essencialmente em passar tempo em família, com muita comida e bebida à mistura.

Os mais belos Mercados de Natal em Portugal

Presépio

Para qualquer cristão o Natal significa o nascimento de Jesus, como tal colocar o presépio em baixo da árvore de Natal é uma das tradições mais comuns nas casa portuguesas assim como noutros países. E estes podem ir desde simples presépios com as 6 figuras principais até a presépios todos pomposos com várias outras figuras e animais assim como vários elementos decorativos.

Tradições de Natal - Presépio
Presépio

Consoada

A consoada, nome dado à noite de 24 de Dezembro, é uma das tradições tipicamente portuguesas. Nesta altura as famílias reúnem-se para o seu jantar de Natal, onde comem o tradicional bacalhau cozido com couves e batatas e vários doces típicos do Natal. Depois, por volta da meia-noite juntam-se à volta da árvore de Natal e abrem as suas prendas.

Comidas tradicionais de Natal em Portugal

Missa do Galo

Em muitas aldeias de Portugal ainda se celebra a famosa Missa do Galo. Esta é uma missa celebrada à meia noite, onde a população celebra o nascimento de Jesus. Só depois da missa são abertos os presentes. A Missa do Galo existe desde o século V e o nome oficial é Santa Missa na Solenidade do Natal do Senhor.

Cepo de Natal

Em algumas aldeias de país no início da noite de 24 de Dezembro acende-se um grande cepo de madeira, geralmente no adro da igreja, onde a população se encontra antes da consoada e depois de abrirem os seus presentes. Assim, mantém-se quentes ao mesmo tempo que convivem com os vizinhos nesta bela quadra festiva.

EUA

As comemorações de Natal nos EUA iniciam-se com o Dia de Ação de Graças, no final de Novembro, e durante todo mês de Dezembro se vê o espírito natalino espalhado pelo país. Ou seja, não deve existir país com mais tradições de Natal como os EUA.

Boston, a cidade histórica dos EUA

Mistletoe

O Mistletoe é o nome dado ao azevinho e durante as festas de Natal é costume pendurar ramos desta planta em alguns locais. Segundo a tradição, quem passar por baixo dela terá que se beijar.

Decorações de Natal com Azevinho
Decorações de Natal com Azevinho

Carols

Os Carols são os cânticos de Natal que são cantados incessantemente em lojas e shoppings durante todo o mês de Dezembro. Entre as músicas mais conhecidas temos o Jingle Bells assim como o We Wish o Merry Christmas. Aliás, durante esta quadra os canais de televisão e as rádios são inundados por filmes e músicas de Natal.

Tradições de Natal
Carols

Christmas Sweater

Outra das tradições de Natal famosa nos EUA são as camisolas com motivos natalinos e que são vestidos pelas famílias durante a noite ou dia de Natal. Confesso que esta é uma das tradições que adotámos cá em casa.

Tradições de Natal
As nossas típicas camisolas de Natal

Dia de Natal

A Véspera de Natal não tem tanta importância nos EUA como o Dia de Natal. Assim, é no dia 25 que estes festejam o Natal, geralmente com a abertura das prendas logo de manhã, seguido do almoço de Natal. Neste almoço é comum ver o tradicional Perú, o puré de batata e a torta de abóbora.

Espanha

Também em Espanha o Natal é uma das principais celebrações do ano. Conhecido por ser um país maioritariamente católico, o Natal em Espanha é repleto de simbolismo e rituais, enchendo as ruas e as casas da magia de Natal.

5 cidades fora do roteiro…Espanha

Presépio

O Presépio é uma das tradições mais importantes do Natal em Espanha, havendo casas inclusive que mesmo sem fazer a árvore de Natal fazem o presépio. Geralmente, este é feito em família, que anteriormente esteve na floresta a apanhar musgo para fazer o chão do presépio. Na Catalunha, faz parte do presépio uma figura chamada Caganer e que representa um homem catalão, com as roupas tradicionais catalãs.

Prendas de Natal

As prendas de Natal são abertas apenas no dia 6 de Janeiro, no Dia de Reis. Pois segundo a tradição espanhola não é o pai natal que entrega as prendas mas sim os Reis Magos. Aliás, mesmo as cartas que as crianças escrevem com os seus pedidos de natal estão endereçadas a Belchior, Baltasar e a Gaspar.

Prendas de Natal
Prendas de Natal

Apostar no El Gordo

Desde 1812 que os espanhóis jogam no dia 22 de Dezembro a famosa lotaria nacional, conhecida como El Gordo. Para estes esse dia é o início dos festejos natalinos, sendo o sorteio de Natal cantado pelo famoso coro do colégio de San Idelfonso, um dos colégios mais antigos de Madrid e que em tempos era frequentado apenas por crianças órfãs. O El Gordo é a maior lotaria do mundo.

Alemanha

A Alemanha é um país com inúmeras tradições de Natal e a sua celebração começa bem antes do dia 24 de Dezembro. O início das festividades surge com a chegada do Advento, o famoso Adventszeit, que é um período contemplativo e nostálgico.

Árvore de Natal

A Árvore de Natal nasceu na Alemanha, no século XVI, pelas mãos de Martinho Lutero. Este ao olhar o céu através de uns pinheiros ficou maravilhado com o facto das estrelas parecerem um colar de diamantes a rodear a copa das árvores. Assim, decidiu recriar esta visão e mostrar às crianças como deveria ter sido o céu na noite do nascimento do Menino Jesus. Para isso, cortou um ramo de pinheiro que colocou num vaso e decorou com velas acesas e outros enfeites, dando origem à famosa árvore de Natal.

A nossa Árvore de Natal
A nossa Árvore de Natal

Mercado de Natal

Os Mercados de Natal começaram a surgir na Alemanha no final da Idade Média. No período que antecedia o Natal, as pessoas reuniam-se nos mercados para comprar suprimentos para a estação mais fria do ano, aos comerciantes que por ali vendiam os seus produtos. Mas com o tempo, nestas feiras começaram a surgir também artesãos, fabricantes de brinquedos e vendedores de doces. Assim, começaram a surgir os famosos e magníficos Mercados de Natal.

Mercados de Natal na Alemanha - Frankfurt
Mercado de Natal de Frankfurt

Principais Mercados de Natal na Alemanha

Coroa e Calendário do Advento

A Coroa do Advento também surgiu na Alemanha, por Johann Hinrich Wichern, sendo a mesma composta por quatro velas. Cada uma das velas é acendida sucessivamente em cada um dos domingos que antecedem o Natal, até porque a luz destas tem um significado relacionado ao nascimento de Jesus. Inicialmente, esta coroa era feita de madeira e composta por 24 velas, de forma a fazer a contagem regressiva até ao Natal.

Coroa do Advento
Coroa do Advento

O Calendário do Advento foi inventado no século XIX, no norte da Alemanha. A sua função é fazer uma contagem regressiva até à véspera de Natal, a chegada do Salvador. Do dia 1 de Dezembro até ao dia 24 vai-se abrindo uma janelinha ou sacola, que esconde uma surpresa. O calendário original possuía com chocolates, mas com o tempo o Calendário sofreu alterações e há exemplares com várias outras surpresas.

Dia de São Nicolau

O Dia de São Nicolau, 6 de Dezembro, é muito celebrado na Alemanha. Este celebra São Nicolau, um bispo turco, que viveu no século IV e que era conhecido pela sua generosidade com os pobres e as crianças. Acabou por inspirar a figura do Pai Natal. Segundo a tradição alemã, no dia 5 de Dezembro à noite, as crianças devem limpar os seus sapatos e colocá-los à porta de casa. No dia seguinte estes estão cheios de chocolates, nozes, tangerinas e biscoitos.

Descobrir a Basílica de São Nicolau em Bari

Schibbogen

O Schibbogen, ou o Candelabro natalino utiliza-se para decorar as janelas das casas durante as festas de fim de ano. Esta tradição remonta ao tempo em que a população colocava velas nas janelas de modo a iluminar as ruas escuras e desta forma ajudar os trabalhadores a verem o caminho de volta para casa.

Reino Unido

O Natal é uma das festas mais comemorada no Reino Unido, sendo uma festa familiar. Também no Reino Unido as celebrações de Natal começam com o início do Advento e englobam vários rituais e tradições.

Elf on The Shelf

A tradição do Elf on The Shelf é uma tradição popular, principalmente em famílias com crianças. As famílias colocam um boneco de Elfo, a quem previamente deram um nome, numa área da casa. Depois, todas as noites, a começar a 1 de Dezembro, após as crianças se deitarem, os adultos movem o Elfo para outra ponta da casa. As crianças têm depois que encontrar o ajudante do Pai Natal e conversar com ele, contudo nunca lhe podem tocar, pois se o fizerem ele desaparecerá. Na véspera de Natal, o Elfo desaparece definitivamente.

Elf on The Shelf
Elf on The Shelf

Christmas Crackers

Os Christmas Crackers são uma espécie de tubo de cartão, que lembra um bombom gigante e que possui uma surpresa no interior. Desde 1847 que são uma das tradições britânicas de Natal. Durante o jantar ou almoço de Natal, cada um dos presentes pega num cracker, cruza os braços e segura com uma mão o seu cracker e com a outra o cracker da pessoa ao lado. Quando todos estiverem prontos, puxam as extremidades e vê-se quem ficou com o meio da peça, que contém um presente, uma piada de Natal ou uma coroa de papel. A pessoa deve permanecer com o que ganhou até ao fim da refeição.

Discurso do Monarca

Uma das maiores tradições de Natal no Reino Unido é o Discurso do Monarca. Ou seja, desde 1932 o Monarca, na altura o Rei George V, faz um discurso natalino para toda a população. Inicialmente, este discurso era passado no rádio, mas desde 1957 a Rainha Elizabeth II passou a usar a televisão para se dirigir aos seus súbditos. O ano passado foi o primeiro ano que o Rei Charles III fez o seu discurso.

Cartões de Natal

Os Cartões de Natal ficaram famosos na Inglaterra vitoriana, tendo o primeiro cartão de Natal sido impresso em 1843, em Londres. Desde essa altura que são feitos pelas famílias inglesas. A maioria destes cartões é feita em casa e oferecida como presente aos seus familiares e amigos.

Os nossos cartões de Natal
Os nossos cartões de Natal

Austrália

Uma das grandes particularidades do Natal na Austrália é que este é celebrado durante o Verão. Apesar de ser um país altamente diverso no que respeita à religião, quando se trata de tradições de Natal vários são os nãos cristãos que aderem à celebração desta quadra.

Carols by Candlelight

O principal evento de Natal na Austrália é o Carols by Candlelight, que significa canções de natal à luz das velas. Neste evento, que decorre na véspera de Natal, as pessoas reúnem-se à noite para acender velas e cantar músicas de natal ao ar livre. Nas maiores cidades este tornou-se um evento televisivo, onde se apresentam grandes artistas australianos.

Almoço de Natal

O almoço de Natal australiano geralmente é um churrasco feito ao ar livre, celebrado no quintal ou até na praia. O almoço é composto por mariscos recém pescados e carne, acompanhados por saladas. Quanto à bebida a cerveja é a escolha mais popular.

O Natal à volta do Mundo através da gastronomia

Boxing Day

O Boxing Day é um feriado público e que decorre no dia 26 de Dezembro, onde as pessoas aproveitam para relaxar após as festividades natalinas. Neste dia, de origem britânica, existe uma tradição muito comum para os australianos, jogar críquete na rua ou na praia, entre família e amigos.

França

Para o povo Francês, Natal significa família, assim é uma celebração em que os franceses se reúnem com toda a família e confraternizam entre si. E mesmo as pessoas que não são religiosas comemoram o feriado junto dos seus. Contudo, o Natal não é comemorado da mesma maneira nas diferentes regiões da França.

Calendário do Advento

As celebrações natalinas iniciam-se no Advento, como tal os franceses iniciam as suas comemorações no primeiro dia de Dezembro e prolongam-nas até ao dia 25. Normalmente, a contagem até ao Natal é feita com a ajuda de um calendário, ricamente decorado com motivos natalinos e com pequenos compartimentos com chocolates.

Tradições de Natal
Calendário do Advento

Tronco Yule

O Tronco Yule é uma das mais antigas tradições de Natal francesas. Há vários séculos atrás, na véspera de Natal, um tronco muito grande de madeira era queimado na lareira e consumido lentamente, de forma a durar toda a noite de Natal. As famílias reuniam-se à volta da fogueira e abençoavam o tronco de madeira esperando receber proteção para a sua casa e melhores colheitas no ano seguinte. As cinzas eram depois guardadas até ao ano seguinte. Atualmente, o Tronco de Yule é a sobremesa favorita dos franceses, tendo surgido como forma de homenagem ao antigo costume.

Natal à volta do Mundo
Tronco de Yule

Ceia de Natal

Existem várias tradições na ceia de Natal mas aquela que mais chama a atenção ocorre na região da Provence. Ali é comum cobrir a mesa com três toalhas brancas, que representam a Santíssima Trindade e usar 3 castiçais com velas brancas. E depois do jantar são servidas 13 sobremesas, referência aos convidados da Última Ceia. Cada uma das sobremesas possui um significado específico.

Itália

O Natal é uma época de extrema importância para os italianos, em termos de gastronomia, família e fé. Cada família possui as suas próprias tradições e costumes, que dependem muito do local de Itália onde se encontram.

Árvore de Natal

Em Itália a árvore de Natal é montada no dia 8 de Dezembro, data da Imaculada Conceição e desmontada no dia 6 de Janeiro, aquando da Epifania do Senhor. As árvores de Natal chegaram a Itália apenas na segunda metade do século XIX, quando a Rainha Margarida di Savoia, as utilizou para decorar o Palazzo del Quirinale, em Roma. A partir daí, a Árvore de Natal passou a estar presente nas casas das famílias italianas. Aliás, é na Itália que está a maior árvore de Natal do Mundo, localizada na Úmbria, esta tem mais de 650 metros de altura.

As mais bonitas e famosas Fontes de Roma

Presépio

Outra das tradições mais enraizadas na Itália é o presépio. Aliás, foi neste belo país, na cidade de Greccio, que surgiu o primeiro presépio do mundo. Esta tradição cristã surgiu quando Francisco de Assis decidiu colocar um imagem, representando o Menino Jesus, junto de alguns animais numa floresta nesta região, de forma a mostrar as condições do nascimento de Jesus Cristo. E até hoje os presépios são um dos principais elementos das tradições de Natal da Itália, havendo inclusivé famílias que têm como tradição fabricar as suas próprias personagens. Um dos locais onde encontrará presépios a serem comercializados o ano inteiro é na famosa rua San Gregorio Armeno, em Nápoles.

O que fazer em Nápoles – 10 pontos turísticos

Suécia

Tal como em grande parte dos países do mundo, na Suécia a celebração de Natal surge cheia de tradições e simbolismos. As celebrações de Natal são encerradas a 13 de Janeiro, quando a árvore é desmontada e os enfeites guardados.

Filme da Disney

Na Suécia, no dia 24 de Dezembro, pelas 15 horas, todas as famílias param o que estão a fazer e sentam-se em frente à televisão para assistir a um especial da Disney, que passa todos os anos. Esta tradição ocorre desde os anos 60 e todos os anos são exatamente as mesma animações e pedações de filme que passam na TV.

O guia completo para visitar a Disneyland Paris

Iluminações de Natal

A época de Natal é uma época muito escura na Suécia, por isso é fácil perceber porque é que nesta altura os suecos usam e abusam das velas, lâmpadas e luzes de natal. Uma das luzes mais populares é a Estrela de Natal, uma estrela que além de iluminar o escuro inverno da Suécia representa a estrela de Belém, que teria guiado os três Reis Magos até Belém. Geralmente, a iluminação de Natal de uma casa sueca é coloca nas janelas.

Natal em Malmo
Natal em Malmo

Dia de Santa Lucia

Uma das maiores celebrações de Natal na Suécia é a comemoração, no dia 13 de Dezembro, do Dia de Santa Lucia, uma cristã sueca que faleceu neste dia. Geralmente, nesse dias as meninas vestem um vestido branco, com uma faixa vermelha na cintura e colocam uma coroa de velas na cabeça. Em procissão, estas meninas vão a escolas, hospitais e lojas cantar músicas sobre Santa Lucia e oferecer biscoitos de gengibre e vinho quente.

Filmes de Natal para ver em família

Finlândia

Talvez por ser a terra do Pai Natal a Finlândia é um verdadeiro cartão de natal vivo. O país é cheio de tradições e costumes antigos, mas não pense que estes ficam parados no tempo, pois as tradições e costumes vão-se renovando ao longo do tempo.

Velas do Advento

A preparação das comemorações de Natal começam no primeiro fim de semana de dezembro, com o início do Advento. Nas janelas das casas das famílias finlandesa é acendida uma vela no primeiro domingo do advento, no segundo domingo acendem-se duas e no terceiro três. Por fim, no último domingo do Advento acendem-se quatro velas, junto à janela e que anunciam o fim da espera e a chegada do Natal.

Enfeites de Natal

Os Enfeites de Natal mais tradicionais na Finlândia são as guirlandas de Natal, penduradas nas portas, as flores de Natal e os enfeites feitos à mão, principalmente pela mão das crianças. Por outro lado, a árvore de Natal é enfeitada com doces, elfos, estrelas e maças (uma referência a Adão e Eva) e no topo desta é colocada uma estrela.

Enfeites de Natal
Enfeite de Natal

Paz de Natal

Todos os anos ao meio dia da véspera de Natal, o secretário municipal da cidade de Turku transmite uma mensagem aos finlandeses. Esta mensagem, transmitida ao vivo pela rádio e pela televisão, é uma antiga tradição, que remonta à Idade Média, para anunciar a Paz de Natal. A saudação finlandesa diz “Rauhallista Joulua” ( tenha um pacífico Natal).

Visita do Pai Natal

Uma das tradições mais engraçadas e mais antiga das casas finlandesas é a visita do Pai Natal na Noite de Natal. Depois do jantar, as crianças ficam à espera da chegada do Pai Natal. Este entra pela porta de entrada e pergunta às crianças presentes “Há aqui crianças bem comportadas?”. Durante a visita além das crianças ganharem os seus presentes, normalmente estas cantam alguma música natalícia ao Pai Natal.

Sauna de Natal

Outra das tradições mais comuns no Natal da Finlândia é a Joulusauna, a famosa sauna de Natal. Na tarde de 24 de dezembro muitos finlandeses vão para a sauna com as suas famílias, fazer o seu ritual de desintoxicação e relaxamento.

México

O Natal é a época do ano em que os Mexicanos relembram os momentos difíceis que antecederam o nascimento de Jesus. Mas ao mesmo tempo, é um período onde é honrado e celebrado o nascimento do salvador.

Posadas

Uma das festas mais tradicionais da época de Natal no México são as posadas. Estas começam 9 dias antes do dia 24 e duram 9 noites. A posada é uma encenação da peregrinação de Maria e José à procura de um local em Belém para o nascimento do seu filho. Pelas ruas das localidades do México, é possível ver crianças vestidas de ovelhas e adultos em peregrinação a carregarem as imagens de Maria e José. Cada noite a posada realiza-se numa casa diferente, existindo o grupo dos anfitriões e o grupo dos peregrinos. A noite acaba com uma festa onde não faltam as comidas tradicionais, bebidas especiais e as clássicas piñatas.

Piñatas

O Natal dos mexicanos celebra-se com as famosas e tradicionais piñatas. Nesta época do ano estas são feitas em forma de uma estrela de sete pontas, onde cada ponta representa os sete pecados capitais, que precisam ser destruídos pelo “pecador”, que se encontra de olhos vendados. Ao golpear as piñatas, os mexicanos estão a reforçar a sua força e fé em Deus. A família e os amigos pegam nos doces que caíram no chão e enquanto se deliciam a comê-los bebem a tradicional bebida mexicana Ponche con Piquete. O México tem também a sua própria cerveja de Natal, a Noche Buena.

Pastorelas

As pastorelas são peças de teatro muito famosas na altura de Natal e que recriam passagens da Bíblia, onde os pastores seguem a estrela de Belém para encontrar o menino Jesus na manjedoura. As mais tradicionais ocorrem nas cidades de Quiroga e Tepotzotlan, que conservaram o formato original das primeiras pastorelas, encenadas no século XVI.

Dia de Reis

No México, os presentes também são trocados no dia 6 de Janeiro, como homenagem aos Três Reis Magos, que visitaram Jesus, levando-lhe presentes. Outra das tradições do Dia de Reis é a Rosca de Reis, uma espécie de Bolo Rei.

Japão

O Japão é um país com fracas tradições católicas, contudo as comemorações de Natal têm vindo a tornar-se cada vez mais populares. Mas o que chama mais a atenção por lá é o prato principal da ceia de Natal, o famoso frango frito do KFC.

Como vê cada país possui as suas próprias tradições de Natal. Mas a verdade é que existem algumas que são transversais à maior parte dos países onde o Natal é celebrado. Independentemente disso a verdade é que o Natal é uma época do ano que nos deixa mais felizes, nostálgicos e solidários.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

One thought on “Tradições de Natal espalhadas pelo Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.