Quando viajamos aproveitamos para ver as belas paisagens, conhecer um pouco da história do local, visitar os principais monumentos assim como conhecer um pouco da gastronomia local. Quer seja provando os pratos típicos, quer seja participando de actividades que envolvem as comidas e bebidas típicas da região que visitamos. Nesse sentido é fácil perceber que cada vez mais o turismo gastronómico tem ganho adeptos.
Conteúdo do artigo
O que é o turismo gastronómico?
O termo Turismo gastronómico é um termo bem recente mas que se tem difundido a alta velocidade. E nada mais é do que as experiências que envolvem comer e beber valorizando a história, cultura e ambiente de alguma região.
Ou seja, o turismo gastronómico vai além da refeição que possamos fazer, aliando o prazer de viajar com o prazer de comer. Assim, é fácil perceber que engloba todo o tipo de actividades que envolvem a gastronomia e a colocam como um ponto central no património cultural de uma região. Ao mesmo tempo que permitem ao viajante obter experiências mais autênticas que lhe vão enriquecer qualquer experiência turística.
Outros posts sobre Turismo Gastronómico
- Descobrir o Turismo gastronómico
- Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de queijo
- Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de chocolate
- Experiências gastronómicas em Portugal
- Viagens gastronómicas: melhores destinos para os amantes de cerveja
- Viagens gastronómicas: melhores destinos para amantes de café
Actividades do Turismo Gastronómico
As actividades que envolvem o turismo gastronómico vão muito além do que experimentar bons restaurantes. Ou seja, são actividades que vão permitir ao viajante se conectar com o local que visita, através da comida e viver experiência únicas e memoráveis. Ao planear a sua viagem gastronómica pode faze-lo de duas formas distintas. Ou seja, pode centrar todo o roteiro em experiências gastronómicas ou então optar apenas por incluir algumas actividades do turismo gastronómico, de forma a complementar o seu roteiro.
Fazer uma food tour
Uma food tour é um passeio guiado em estabelecimentos gastronómicos típicos, nomeadamente restaurantes, feiras de rua, mercados locais, entre outros. Ao fazer uma food tour viverá uma experiência de imersão ccultural, permitindo que o viajante passeie e aprende mais sobre o local que está a visitar. Geralmente, as food tour permitem conhecer mais sobre as comidas tradicionais do local que está a visitar, mas de forma segura e bem educativa.
Ir a eventos gastronómicos e mercados locais
Geralmente as localidades fazem eventos gastronómicos, onde quem visita consegue provar algumas comidas mais típicas da região. Se está a programar a sua viagem e um dos seus objectivos é fazer turismo gastronómico veja as datas festivas dos locais para onde vai.
Outra actividade do turismo gastronómico é a visita a mercados e feiras locais. Ao visitar estes locais poderá ter contacto com alguns ingredientes típicos e menos comuns em outras partes do globo. Meta conversa com os vendedores e aprenda mais sobre a biodiversidade da região.
Participar de aulas de culinária local
As aulas de culinária são uma das actividades do turismo gastronómico que mais tem crescido nos últimos tempos. Cada vez mais os viajantes têm procurado aprender receitas e técnicas diferentes com chefs locais. O tipo de aulas varia consoante as necessidades e desejos de cada um. Ou seja, pode optar por fazer aulas privadas ou em grupo, em escolas ou em casa de habitantes locais e ainda comprar os seus próprios produtos em mercados.
Visitar produtores locais e/ou fazer as rotas de produtos regionais
Se gosta de perceber sobre a biodiversidade dos locais que visita, o nosso conselho é que viste os produtores locais e aprende mais desde a plantação dos ingredientes até à produção dos alimentos e até mesmo da bebida.
Outra opção é seguir a rota de produtos locais, que geralmente são rotas demarcadas e até mesmo promovidas pelas entidades turísticas da região, em conjunto com os estabelecimentos locais. Em Portugal, por exemplo dá-se particular destaque às diferentes rotas dos vinhos portugueses ou à rota dos queijos DOP.
Fazer uma prova de vinhos
As provas de vinhos já são há muito conhecidas, com a aparecimento do enoturismo. Assim, numa prova de vinhos terá a oportunidade de experimentar diferentes amostras de vinhos. Geralmente estas sessões de degustação são comandadas por um especialista na área nesse sentido conseguirá aprender um pouco mais sobre os diferentes tipos de vinhos que está a provar ao mesmo tempo que conseguirá perceber as características específicas de cada um deles.
Comer em casas de pessoas locais
Outras das actividades do turismo gastronómico que tem cada vez mais adeptos é fazer uma refeição em casas de pessoas locais. Geralmente, este tipo de actividades é possível quando fazemos uma viagem onde temos um guia local, pois estes acabam por ter vários contactos e permitem-nos viver experiências totalmente diferentes.
por outro lado este tipo de experiência permitirá que possamos conhecer de forma mais imersivo a história das comidas locais e a forma como é confeccionada, muitas vezes experimentado receitas de família com centenas de anos.
Visitar exposições e museus que explicam a história da culinária local
O principal objectivo deste tipo de turismo é educar e inspirar os viajantes, dando-lhes a hipótese de explorarem o local e aprenderem sobre as tradições gastronómicas locais, as técnicas de culinária utilizadas assim como a história dos seus pratos. Com isso, os viajantes conseguirão participar de uma experiência de imersão cultural em qualquer um dos destinos à volta do globo.
Perfil do turista gastronómico
Como é fácil perceber, tendo em conta as diferentes actividades do turismo gastronómico, o perfil do turista é muito amplo e distinto. Ou seja, haverá viajantes que preferirão uma experiência mais requintada, em restaurantes renomados, haverá os que gostam de viver a experiência de comer e beber, sem grande interesse na parte histórica e cultural. Mas haverá também os que para além da experiência da comida propriamente dita terão interesse em saber mais sobre a origem e história daqueles alimentos.
O Turismo gastronómico para as comunidades
O Turismo gastronómico não tem impacto apenas para os viajantes mas também tem nos locais onde ocorre. Pois, melhora a qualidade de vida das populações locais, cria empregos, estimula a conservação de tradições culturais, recursos e meio ambiente. Além de que promove o consumo de alimentos que fazem parte da gastronomia regional. Até porque o viajante ao longo da sua viagem pode alterar o seu roteiro, mudar as suas rotinas mas não poderá nunca deixar de se alimentar.
Assim é fácil perceber a importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local.
Outros artigos sobre Turismo
- Descobrir o Turismo gastronómico
- Ecoturismo: o que é, vantagens e desvantagens
- O que é o Turismo voluntário?
- Descobrir o Turismo Militar em Portugal
- O que é o Turismo Espiritual?
- Descobrir o Turismo de Experiência em Portugal
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
10 thoughts on “Descobrir o Turismo gastronómico”