Uma das muitas portas maravilhosas da cidades |
Conteúdo do artigo
Tunes
Localizada no Mar Mediterrâneo, é uma bonita cidade costeira, sendo a mais bem conservada cidade árabe antiga. É composta por vários monumentos históricos, souqs e uma modernidade única, que a tornam numa das mais bonitas cidades de África.
Tunis |
O nosso roteiro
Visitámos a cidade num dos cruzeiros que fizemos e como era a primeira vez em solo não europeu e não sabíamos ao certo o que nos esperar, decidimos ir com um guia.
Desembarcámos no bonito porto de Tunis, conhecido como La Goulette, onde está a bonita fortaleza de Kasbah, construída em 1535, por Carlos I de Espanha.
Adicionar legenda |
Centro da cidade
Depois do desembarque apanhámos um autocarro, já com o nosso guia e seguimos em direcção ao centro da cidade, mais propriamente à zona da Medina de Tunis. Tunis possui uma bonita medina, declarada Património Mundial da UNESCO, em 1979, composta por inúmeras vielas e passagens cobertas, com cores e aromas intensos e um comércio bastante activo. Esta bela Medina é composta por cerca de 700 monumentos, incluindo palácios, mesquitas, mausoléus, entre outros.
Uma das maravilhas desta medina é a fusão de influências e estilos presente na arquitectura, nomeadamente influências orientais, romanas ou bizantinas, aliadas à arquitectura típica árabe.
Várias perspectivas da Medina |
Ao chegarmos ao centro fomos logo encaminhados para a Praça Halfaouine, também conhecida como Praça do Governo. Esta é uma bonita e grande praça que se encontra rodeada por vários edifícios governamentais. Aqui, é bem visível o contraste existente entre este local e as ruas à sua volta, dada a discrepância do tipo de construções que ali existem
Praça Halfaouine com o l’hôtel de ville de Tunis ao fundo |
Desta praça é possível ver outros monumentos belíssimos e bastante importantes para a cidade, nomeadamente o Palácio de Bey ou Dar-al-Bey, que junta a arquitectura e a decoração de vários estilos e períodos diferentes. Pensa-se que esteja sobre os restos de um teatro romano.
Dar-al-Bey do lado esquerdo da imagem |
Outro monumento que é possível ver é a Mesquita do Kasbah, construída pelos almohades em 1230. Foi a primeira mesquita a ser construída em Tunis, depois da Mesquita Al-Zaytuna. Inicialmente, servia como lugar de orações apenas para os soberanos que viviam na Kasbah, posteriomente, tornou-se uma mesquita pública para a oração de sexta-feira.
Mesquita do Kasbah |
Medina de Tunis
Depois de passearmos pela praça e pelos edifícios à volta fomos levados mesmo para o interior da medina, pois o propósito seria passearmos pelos diversos souks e visitarmos uma perfumaria, para vermos como eram produzidos os perfumes, e visitarmos um local onde eram feitos bonitos tapetes.
A perfumaria e a loja de tapetes |
Na nossa visita pela Medina percebemos que existem vários mercados, sendo alguns de visita obrigatória, nomeadamente o Souk de la Laine, onde se encontram os tecelões, o Souk des Chechias, especializado na produção dos típicos chapéus de lã tunisinos ou ainda o Souk des Orfevres, onde encontrará artigos de ouro de grande qualidade.
Souk des Orfevres |
O caos frenético instalado nas ruas da Medina é contagiante, levando-nos a entrar no clima e a regatear o preço das coisas com os lojistas. Algo extremamente necessário, uma vez que os preços costumam estar inflacionados para os turistas.
Souk de La Laine |
Um. conselho que dou é que tenha um cuidado redobrado ao visitar os souks, mantendo sempre a sua carteira bem guardada, pois costumam existir inúmeros carteiristas espalhados pela multidão.
– Mesquita Youssef Dey
Durante o nosso passeio pela medina deparámo-nos com a bonita Mesquita Youssef Dey, igualmente conhecida como Al B’chamqiya. Foi a primeira mesquita otomano-turca a ser construída em Túnis. Este belo monumento histórico serviu inicialmente como local para se falar em público e só em 1631, passou a ser uma mesquita real.
Mesquita Youssef Dey |
– Al-Zitouna
Outra mesquita que conseguimos ver foi a Al-Zitouna, ou Grande Mesquita, construída no séc. IX. Esta recebeu o nome Zitouna, que significa oliveira, pois o seu fundador tinha por hábito reunir os estudantes do Corão à sombra de uma oliveira. O edifício actual foi mandado construir pelo emir Aghlabide Abou Il Abbés Mohamed, à cerca de 100 anos. É a mais antiga da cidade, sendo conhecida por hospedar a primeira das universidades do Islão e onde se formaram algumas das personalidades mais importantes da Tunísia.
É a Mesquita de Al-Zaytuna e o espaço envolvente que divide a cidade de Tunis em dois subúrbios distintos, a norte a Bab Souika e a sul Bab El Jazira.
O Minarete de Al-Zitouna |
Sítio Arqueológico de Cartago
Depois de uma manhã bem passada seguimos em direcção a Cartago, para visitar o Sítio Arqueológico de Cartago.
Cartago foi uma potência na Antiguidade, tendo disputado com Roma o controle do Mar Mediterrâneo, originando as três Guerras Púnicas, que levaram à destruição do local. Esta foi em tempos uma bela cidade, sendo actualmente um bairro de Túnis, onde existe uma estação arqueológica e turística bastante importante.
Leia o nosso post As Termas de Antonino no Sítio Arqueológico de Cartago
Ruínas de Cartago |
Sidi Bou Said
Depois de visitar as ruínas de Cartago seguimos em direcção a Sidi Bou Said,uma vila pitoresca, localizada a nordeste de Tunis. Famosa pelas suas casas brancas e azuis, que surgem da magnífica combinação entre a arquitectura árabe e andaluza, Sidi Bou Said é igualmente famosa por ser o lar de muitos artistas tunisinos, alguns dos quais membros da “Escola de Tunis”.
Sidi Bou Said |
Uma casa típica de Sidi Bou Said |
E terminava assim um dia magnífico sob o fantástico sol africano. Um dia em que entrámos em contacto com uma realidade bem diferente da nossa e que nos levou a agradecer a vida que temos, mas também a admirar este fantástico povo e a sua magnífica cultura. Sem dúvida um lugar inesquecível.
Quer saber um pouco mais sobre a gastronomia de Tunes? Leia o nosso post Gastronomia do Mundo – Tunes e delicie-se.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Ainda vou conhecer Tunis! Essa atmosfera, esse mistério me fascina. Mas eu ainda não me arrisquei por essa região. Lendo seu post, me empolguei!!