Bérgamo é uma cidade única. Esta caracteriza-se por uma parte mais antiga, localizada no topo de uma colina e repleta de vestígios medievais e uma parte moderna no sopé da colina, que cresceu com a expansão industrial. Assim, ao visitar Bérgamo encontrará uma cidade medieval com muralhas, bastiões, palácios históricos e igrejas prontas a serem descobertas nesta joia escondida da Itália.

Conteúdo do artigo
Onde se localiza
Bérgamo é a quarta maior cidade da região da Lombardia, no norte de Itália. Localizada a cerca de 50 km de Milão, esta bela cidade ergue-se na encosta sul dos Alpes de Bérgamo. Esta região fica também perto de alguns lagos, como por exemplo o Lago d’Iseo e o Lago di Como, sendo uma ótima base para explorar toda a região.
Um pouco de história
A história de Bérgamo tem origens bem distantes com um aparecimento de um assentamento Orobi. Já Bérgamo Medieval surge com o florescimento de várias famílias poderosas lombardas, que acabaram por dividir o território urbano em dois distritos reais. A partir de 1098, Bérgamo tornou-se uma comuna livre e após várias guerras contra Bréscia acabou por se juntar à Liga Lombarda contra o Imperador Frederico Barbarossa. Já no século XIII, a cidade acabou por se tornar uma local importante para os Visconti de Milão, que acabaram por fortificar a Cidadela.

Mais tarde, acabou por integrar a República de Veneza, fazendo com que os venezianos reconstruíssem a cidade velha e erguessem imponentes muralhas defensivas. O domínio veneziano terminou na era napoleónica, a que se seguiu a República Bergamasca, a República Cisalpina e o Reino de Itália. Posteriormente, e com a Restauração, Bérgamo passou para o comando austríaco do Reino Lombardo-Veneziano, levando a uma industrialização de toda a área, muito graças às manufaturas têxteis.
Em 1860, Bérgamo foi resgatada por Garibaldi, chefe dos Caçadores dos Alpes, que conseguiu por fim ao domínio estrangeiro e acabou por se juntar ao Reino de Itália.
Visitar Bérgamo: o que ver e fazer na joia escondida de Itália
Bérgamo tornou-se mais popular ao longo dos últimos anos apesar de continuar a ser uma joia escondida de Itália, sendo muitas vezes preterida em relação às cidades vizinhas de Milão e Verona. Esta bela cidade medieval encontra-se dividida em duas partes, a Città Bassa e Città Alta, completamente distintas entre si. A cidade baixa é moderna, elegante, com enormes avenidas e arranha-céus. Já a cidade alta é caracterizada pelas suas ruelas encantadores, repleta de construções que são autênticos tesouros. Assim, visitar Bérgamo será uma autêntica experiência onde encontrará a simbiose perfeita entre o moderno e o tradicional.
Andar no histórico Funicolare di Bergamo Alta
Para chegar à cidade alta uma das opções é apanhar um dos meios de transportes mais emblemáticos de Bérgamo, o Funicular di Bergamo Alta. Inaugurado em 1887 este liga a parte baixa da cidade à cidade alta, superando um desnível acentuado. Ou seja, o funicular foi projetado de forma a facilitar o acesso à cidade alta, em parte devido à sua posição no topo da colina.
Atualmente, a experiência de subir no funicular é uma das experiência mais genuínas da cidade, sendo uma autêntica viagem no tempo. A sua paragem é na famosa Piazza Mercato delle Scarpe, que é um óptimo ponto de partida para quem deseja explorar esta zona da cidade.
Provar o doce típico Polenta e osei
A culinária de Bérgamo é uma das mais ricas da região da Lombardia. Os pratos são feitos com produtos locais e são absolutamente deliciosos. Um dos pratos que não pode deixar de provar é o seu doce típico, Polenta e osei, que é uma autêntica obra-prima da confeitaria. Este nada mais é do que um pão de ló, cujo interior possui um creme de confeiteiro de chocolate e avelã com rum, decorado com biscoitos savoiardi, para simular os grãos de polenta e uma massa de açúcar em forma de passarinho. O melhor local para provar este doce típico bergamasco é na padaria Nessi, mesmo junto à Piazza Mercato delle Scarpe.

Conhecer as praças de Bérgamo
Bérgamo possui praças absolutamente maravilhosas e cheias de história. A primeira praça que falamos é a emblemática Piazza Mercatto delle Scarpe, conhecida como a praça do mercado de sapatos. É nesta praça que o funicular faz a sua paragem e onde os visitantes têm o primeiro contato com a Cidade Alta de Bérgamo. Outra praça encantadora é Piazza della Cittadella, que alberga uma antiga via romana, vários pórticos medievais, assim como algumas arcadas românicas. Além disso, é nesta praça que estão dois dos mais importantes museus da cidade, o Museu de Ciências Naturais de Bérgamo Enrico Caffi e o Museu Cívico Arqueológico de Bérgamo. Junto a este último museu é possível ver a Torre di Adalberto, também conhecida como “torre da fome”.



Uma das praças mais importantes de Bérgamo é a famosa Piazza Vecchia. A enquadrar esta bela praça temos um magnífico conjunto de casas, o Palazzo della Ragione, antiga câmara municipal, o Palazzo della Podestà, que abriga o Museo del Cinquecento, o Campanone, também conhecida como Torre Cívica e o Palazzo Nuovo, em estilo renascentista tardio. Para coroar a beleza do local, temos ainda no centro da praça a Fonte Contarini, em mármore branco, decorada com esfinges. Contígua à Piazza Vecchia temos a pequena e charmosa Piazza Duomo, onde está localizado Duomo di Bérgamo, a Basílica de Santa Maria Maggiore, a Capela Colleoni e o seu Batistério.
Fotografar a Basílica de Santa Maria Maggiore e Capela Colleoni
A Basílica de Santa Maria Maggiore é um belo templo romanesco e a par com a Capela Colleoni são dois dos mais impressionantes monumentos de Bérgamo. A basílica, construída no século XII, em estilo românico lombardo, teve como objetivo pedir proteção da cidade e das suas gentes contra a peste. Com uma fachada principal discreta, a Basílica possui duas entradas laterais absolutamente fantásticas e conhecidas como “Portas dos Leões”. O seu interior destaca-se pelas suas tapeçarias, frescos e decoração em madeira talhada, refletindo a sua opulência barroca.

Paredes meias com a Basílica de Santa Maria Maggiore está encantadora Capela Colleoni, construída no século XV, como mausoléu do condottiero Bartolomeo Colleoni e da sua filha Medea. O seu exterior reflete a arquitetura renascentista lombarda, em mármore branco, rosa e vermelho, apresentando padrões geométricos, enquanto seu interior está repleto de esculturas riquíssimas e frescos de Giovan Battista Tiepolo. A capela abriga ainda o túmulo de Colleoni.
Visitar o Duomo de Bérgamo
O Duomo de Bérgamo, também conhecido como Catedral de Sant’Alessandro, é dedicado a Alexandre de Bérgamo, padroeiro da cidade. O templo atual data dos meados do século XV, quando o bispo Giovanni Barozzi, decidiu construir um edifício maior do que existia inicialmente. A sua fachada principal, datada do século XIX, é toda feita em mármore branco de Botticino e é precedida de uma bonita escadaria de granito rosa. No seu interior o principal destaque vai para a sua bonita cúpula, com um afresco do Triunfo de Santo Alexandre, da autoria de Francesco Coghetti.

Admirar os Portici della Ragione
Ao visitar Bérgamo perceberá que um dos principais pontos turísticos são os Portici della Ragione. Estes não são mais do que uma série de arcadas erguidas durante a era medieval e que formam uma galeria. Este pórtico foi projetado para servir como mercado e várias outras atividades comerciais mas também como local de encontro entre populares e visitantes.
Explorar o Museo Civico Scienze Naturali Enrico Caffi e o Museo Archeologico di Bérgamo
Ao visitar Bérgamo não pode deixar de conhecer dois dos seus mais espetaculares museus, o Museo Civico Scienze Naturali Enrico Caffi e o Museo Archeologico di Bérgamo. O Museu Cívico de Ciências Naturais Enrico Caffi, fundado em 1918, constitui parte do património cultural de Bérgamo. Ao longo de cerca de 2500 metros quadrados é possível encontrar maravilhosas coleções mineralógicas, geológicas, paleontológicas, zoológicas e etnográficas. São mais de 55000 artefactos, fósseis e espécies animais e plantas em exposição que fazem as delicias de quem visita o museu.

Já o Museu Arqueológico de Bérgamo alberga vários achados de vários locais da província de Bérgamo, assim como das numerosas escavações na Città Alta. Além disso, possui ainda diversas coleções importantes, como estátuas greco-romanas e objetos do Antigo Egipto. Ao visitar este belo museu fará uma viagem no tempo seguindo o rasto dos povos celtas, romanos e lombardos vendo um espólio que vai desde machados de pedra a espadas de ferro. Mas também de ornamentos de bronze celtas a cruzes de ouro lombardas, de urnas cinerárias a lápides romanas e ainda vários tipos de cerâmicas, vidros, esculturas e mosaicos.
Caminhar pela Mure Venete
A cidade de Bérgamo é composta por um núcleo amuralhado, conhecido como Città Alta. Esta está rodeada de um enorme sistema defensivo veneziano, com cerca de 6 km, que foi declarado Património Mundial da UNESCO, em 2017. As Muralhas Venezianas pertencem a um conjunto de seis sistemas defensivos da UNESCO, construídos pela República de Veneza, entre o século XV e o século XVII. Ao caminhar pelas imponentes muralhas terá uma vista de tirar o fôlego a par de uma experiência única, conhecendo cada recanto deste sistema defensivo. Nomeadamente, as masmorras escondidas ou as Portas de entrada na cidade.

Descansar junto ao Lavatoio di via Lupo
Um dos locais mais bonitos ao visitar Bérgamo é a área onde se encontra o Lavadoiro da Via Lupo. Aquele que foi outrora um espaço para matar a sede, além de lavar a roupa, hoje é um local onde as pessoas aproveitam para relaxar, colocar a conversa em dia e refrescar-se. Esta longa bacia de mármore, equipada com um sistema de captação de água serviu em tempos para melhorar as condições de higiene precárias que existiam em Bérgamo.

Assistir ao bater das 22h da Torre Cívica
Para terminar o seu dia ao visitar Bérgamo vá até à Torre Cívica, também conhecida como Campanone. Este é um dos mais importantes símbolos da cidade alta de Bérgamo, pois além de ser um símbolo histórico e cultural da cidade, diariamente pelas 22horas, os seus sinos torre tocam, lembrando os tempos em que este ato avisavam a população que os portões das muralhas iriam encerrar.

Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

One thought on “Visitar Bérgamo: o que ver e fazer na joia escondida de Itália”