Tomar é uma cidade absolutamente encantadora cheia de pontos de interesse quer históricos e religiosos quer culturais e paisagísticos. Até porque é o local onde estão guardados alguns dos maiores segredos da Ordem dos Templários e onde o Infante Dom Henrique planeou toda a jornada dos Descobrimentos. Assim, venha connosco descobrir o que ver e fazer ao visitar Tomar, a magnífica cidade dos Templários.
Conteúdo do artigo
Onde se localiza
Tomar, localizada no centro de Portugal, pertence ao distrito de Santarém. Esta cidade ribatejana é atravessada pelo Rio Nabão, um dos afluentes do Rio Zêzere. Devido à sua localização privilegiada no coração de Portugal está a uma pequena distância de cidades como Fátima, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Portalegre.
Um pouco de história
Tomar foi fundada pelos Templários no século XII. Estes eram uma irmandade de monges-guerreiros, provenientes da França e da Borgonha, que tinham como objetivo proteger os peregrinos que se deslocavam a Jerusalém, além de defender os estados cristãos da Terra Santa, nomeadamente Portugal.
Como forma de agradecimento, e após terem ajudado Dom Afonso Henriques, durante a Reconquista Cristã, a conquistar Santarém e Lisboa aos mouros, este ofereceu as terras no centro de Portugal, à Ordem dos Templários. Então em 1160, o Grão-Mestre Templário Gualdim Pais funda a cidade de Tomar e constrói o Castelo e o Convento de Cristo, que passou a ser o sede desta ordem religiosa militar. E durante mais de 200 anos a cidade esteve protegida por eles.
Oficialmente, a Ordem dos Templários extinguiu-se em 1312, após o Papa Clemente V assim o ordenar. Contudo, Dom Dinis arranjou forma de contornar a situação e transformou a Ordem dos Templários em Ordem de Cristo, transferindo todos os bens da extinta ordem para a nova ordem.
Visitar Tomar: o que ver e fazer na cidade dos Templários
Visitar Tomar é uma verdadeira experiência templária que engloba mais do que uma visita a um dos castelos mais emblemáticos de Portugal e a alguns edifícios históricos do nosso pais. Assim, venha connosco descobrir o que ver e fazer na Cidade dos Templários.
Explore o Convento de Cristo e o Castelo de Tomar
O Castelo de Tomar, também conhecido como Castelo dos Templários, mandado construir pelo Mestre Gualdim Pais em 1160, integra o conjunto arquitetónico e monumental do Convento de Cristo. Localizado no ponto mais alto de Tomar e classificado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em 1983, este castelo apresenta elementos da arquitetura militar nos estilos românicos, gótico e renascentista.
O Convento de Cristo é o cartão postal da cidade de Tomar. Património Mundial da Humanidade, este foi construído dentro das muralhas do castelo, entre o século XII e o século XVII. Ao longo da sua existência teve diversos tipos de utilização e sofreu diversas alterações, que resultaram numa mistura de estilos arquitetónicos única. Ou seja, ao visitar este belo monumento encontrará traços românicos, góticos, manuelinos, renascentistas, maneiristas e até estilo chão. Os principais destaques do convento vão para a sua magnífica Charola Templária, a deslumbrante janela Manuelina e os seus inúmeros claustros.
Desbrave a Mata Nacional dos Sete Montes
A Mata Nacional dos Sete Montes é o principal parque da cidade de Tomar. Esta magnífica zona verde faz a ligação da cidade ao Castelo, sendo conhecida como a Cerca do Convento de Cristo. Em tempos terá sido utilizada, pelos membros da Ordem de Cristo como local de recolhimento e também local para a prática agrícola. São cerca de 39 hectares de vegetação frondosa de ciprestes, olaias, carvalhos e oliveiras assim como vários elementos decorativos, nomeadamente a famosa “Charolinha”.
Visite o Convento de São Francisco e o Museu dos Fósforos
Ao visitar Tomar não pode deixar de ir ao Convento de São Francisco, fundado em 1624 pela comunidade franciscana, proveniente da comunidade religiosa de Santa Cita. Após a extinção das ordens religiosas, o Convento passou para as mãos do Ministério da Guerra e acomodou um batalhão militar. Mandado edificar pelo Rei Filipe III, caracteriza-se pelo seu estilo maneirista, bem patente na igreja que faz parte do convento. O Convento é composto por dois claustro, um dos quais abriga o original Museu dos Fósforos.
O Museu dos Fósforos abriu portas em 1989, após o tomarense Aquiles da Mota Lima doar toda a sua coleção de caixas, etiquetas e carteiras de fósforos ao Município de Tomar. Conhecido por ser um dos mais originais museus da Europa, o Museu dos Fósforos possui um espólio com mais de 80000 caixas, etiquetas e carteiras de fósforos espalhadas por sete salas.
Conheça a Sinagoga e a Antiga Judiaria de Tomar
A Sinagoga de Tomar, localizada na Antiga Judiaria da cidade, foi construída entre 1430 e 1460, a mando do Infante Dom Henrique, sendo a mais antiga e bem cuidada sinagoga de Portugal. O infante mantinha uma relação de proximidade com a comunidade judaica, assim quando a comunidade começou a aumentar em Tomar, houve a necessidade da criação de um local para a prática do seu culto.
Com uma arquitetura simples, este pequeno templo abriga o Museu Hebraico Abraão Zacuto, cujo acervo engloba livros, objetos tradicionais da cultura hebraica, objetos de culto, lembranças de visitantes, assim como lápides de personalidades judaicas relevantes.
Fotografe a Praça da República e a Igreja de São João Batista
A Praça da República além da principal praça de Tomar é também o centro da cidade. Esta é uma praça quadrada, onde se localizam edifícios importantes, como por exemplo, o edifício dos Paços do Concelho, o Palácio da Dona Maria da Silveira e a Igreja de São João Batista. Bem no centro da praça é possível ver a estátua do Mestre Templário e fundador da cidade, Dom Gualdim Pais.
Aliás, terá sido ele que mandou construir a igreja primitiva que mais tarde deu lugar à Igreja de São João Batista. Mas é com o Infante Dom Henrique que se dá a construção da atual igreja, por volta de 1430. Este é um templo gótico-tardio, com planta retangular constituída por três naves e com uma bela torre sineira. O principal destaque desta igreja vai para a sua torre de três corpos assim como para o seu belo portal de estilo gótico.
Caminhe pela Corredoura
A Rua Serpa Pinto, mais conhecida como a Corredoura, é uma das principais ruas de Tomar. Inicialmente, era a estrada utilizada pelos cavaleiros que iam para o castelo. Hoje em dia, é uma rua pedonal, de calçada portuguesa, e principal rua comercial do centro histórico de Tomar. Ali encontram-se algumas das mais antigas lojas comerciais da cidade. Como por exemplo, o Café Paraíso, café fundado em 1911 e um dos principais cafés de Tomar, a Pharmácia Pinheiro, com mais de 140 anos, a Residencial União ou ainda a Confeitaria Estrelas de Tomar.
Atravesse a Ponte Dom Manuel I
A Ponte Dom Manuel I, mais conhecida por Ponte Velha, é uma autêntica obra de arte, que atravessou vários séculos desde a sua construção. Ao longos desses séculos, principalmente a partir do século XVI sofreu algumas alterações mas manteve sempre a sua linha arquitetónica romana. É um dos ex-libris da cidade.
Descubra o Complexo Cultural da Levada de Tomar
O Complexo Cultural da Levada de Tomar é um conjunto edificado que remonta aos finais do século XII e contíguo ao Rio Nabão. O objetivo deste complexo é contar um pouco da história de Tomar assim como da indústria associada ao rio. Assim, todo o complexo é composto pela estrutura do Açude dos Frades e da levada além dos edifícios de antigos moinhos e lagares, duas antigas fábricas de moagem e uma central elétrica. No local é ainda possível encontrar o Centro interpretativo Tomar Templário assim como a Casa dos Cubos, sede do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar.
Aprecie o Rio Nabão e a Roda do Parque do Mouchão
A Roda do Parque do Mouchão é um dos ex-libris da cidade de Tomar, construído em 1906. Evocando a memória árabe, esta é uma roda hidráulica feita em madeira inserida do Parque do Mouchão. Inicialmente, esta nora aproveitava a força das águas para regar os campos ao redor e transportar a água para os moinhos e lagares.
Já o Parque do Mouchão é um paraíso verde, composto por árvores frondosas, zonas floridas e campos relvados, localizado numa pequena ilha ligada à cidade pelas pontes pedonais, que conferem um cenário de filme ao local.
Jante na Antiqua Taverna
Termine a sua vista à cidade dos Templários com um jantar na Taverna Antiqua, localizada na Praça de República. Este é um restaurante temático, onde é recriada a era medieval num ambiente único e com uma refeição também ela de cariz medieval, com uma ementa semelhante à daquela altura. Todos os detalhes são pensados, desde as louças, a iluminação, decoração até à indumentárias dos empregados, sendo esta uma verdadeira experiência gastronómica. E posso dizer que apesar de não ser um tipo de comida que aprecie fiquei agradavelmente surpreendida pois está bem saborosa.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Gosto muito de Tomar. Não ache que conheça bem, mas acho uma cidade muito simpática. Ando em expectativa para ir assistir a festa dos tabuleiros. Ainda só consegui ir ao Cortejo dos Rapazes.