Viseu é uma cidade com uma extensa história e rica em detalhes, o que se reflete na quantidade e qualidade de monumentos e locais de interesse histórico e cultural a visitar. Assim, decidimos fazer este artigo onde vos levamos a visitar Viseu e a descobrir o que ver e fazer na cidade jardim portuguesa.
Conteúdo do artigo
Visitar Viseu: onde fica
Viseu situa-se no centro-norte de Portugal. Localizada num planalto, rodeada por serra pertence à província da Beira Alta assim como à sub-região do Dão-Lafões. Bem próximo a Viseu está a Serra da Estrela, o Vale do Douro, algumas das aldeias históricas de Portugal assim como a Mata Nacional do Buçaco.
Visitar Viseu: História
Viseu teve origem na época castreja mas foi com a romanização da Península Ibérica que acabou por se destacar e ganhar importância. Ou seja, tornou-se um centro nevrálgico de várias estradas romanas. Mais tarde, passou pelo domínio visigótico, foi ocupada pelos muçulmanos e reconquistada pelos cristãos. E mesmo antes da formação do Condado Portucalense, serviu de residência aos Condes Dona Teresa e Dom Henrique, que acabaram por lhes conceder o seu primeiro foral, em 1123. Já no início do século XIV, Viseu foi constituída senhorio e doado a Dona Constança, esposa do Rei Dom Pedro I. Durante alguns anos foi propriedade das Rainhas mas aquando da crise da dinastia do final do século XIV acabou por voltar a ser propriedade da coroa, onde permaneceu até ser transformada em ducado, já no século XV.
Visitar Viseu: o que ver e fazer
Viseu é uma cidade com um valioso património histórico-cultural assim como inúmeros e coloridos jardins que valem muito a pena ser visitados. Assim, fizemos uma lista do que deve ver e fazer ao visitar Viseu.
Deslumbrar-se com a Catedral de Santa Maria de Viseu
A Catedral de Santa Maria de Viseu ou apenas a Sé de Viseu foi construído num dos pontos mais altos da cidade, no início do século XII, durante o reinado de Dom Afonso Henriques. A sua fachada de granito negro é um dos grandes destaques deste belo templo católico. Ao longo dos séculos foi sofrendo algumas alterações e renovações que a tornaram no que é hoje. No seu interior destacam-se a sua magnífica capela-mor gótica assim como os seus claustros renascentistas.
Orar na Igreja da Misericórdia de Viseu
A Igreja da Misericórdia de Viseu, localizada no Adro da Sé, data do século XVI mas terá sido reedificada em 1755. Este templo religioso possui uma bela fachada “rocaille”, ladeada por duas torres. De traços neoclássicos possui um interior bem simples que não condiz com a imponência do seu exterior. No interior destacam-se os três retábulos neoclássicos pintados de branco e dourado.
Descobrir o Museu Nacional Grão Vasco
O Museu Nacional Grão Vasco, localizado no Paço dos Três Escalões, é um imponente edifício de granito, construído em 1593. Este belo museu é o mais rico e importante museu da cidade de Viseu. Neste antigo palácio dos bispos é possível ver exposta toda a obra do importante e talentoso pintor do século XVI, Vasco Fernandes. Mas no local também é possível ver belas obras de outros artistas da escola de Viseu.
Atravessar a Porta Soar e Muralha Afonsina
Atravesse a Porta Soar, aquela que foi em tempos uma imponente entrada no burgo medieval de Viseu. Esta bela porta com um sumptuoso arco em ogiva quebrada era ladeada pela Muralha Afonsina de Viseu e é uma das duas portas da muralha que sobreviveram até aos dias de hoje. A também conhecida como Porta de São Francisco, possui uma epígrafe do ano em que foi construída, durante o reinado de Dom Afonso V assim como um brasão com as armas nacionais. Já do lado de fora é possível ver um nicho com o santo tutelar da porta, São Francisco.
Apreciar a Capela Nossa Senhora dos Remédios
A pequena Capela de Nossa Senhora dos Remédios é um pequeno templo em forma octagonal, que terá sido edificada com as esmolas dos viseenses, na primeira metade do século XVIII. Construída em honra de Nossa Senhora dos Remédios, esta pequena capela possui no seu interior belos painéis de azulejos assim como retábulos de talha dourada.
Beber um café na Praça Dom Duarte
A Praça Dom Duarte, batizada em homenagem ao Rei com o mesmo nome, que era natural de Viseu é uma das praças mais bonitas do centro histórico da cidade. Rodeada por edifícios do século XVIII e XIX, é o local ideal para quem procura comer e beber a famosa gastronomia de Viseu. Em tempos terá sido a praça mais importante da cidade de Viseu.
Descansar no Parque Aquilino Ribeiro
O Parque Aquilino Ribeiro é um dos parques mais icónicos de Viseu. Considerado um dos pulmões verdes da cidade é um local romântico e tranquilo para que por ali passeia. Foi requalificado pelo arquiteto paisagista Facco Vianna Barreto, que criou um jardim sensorial com caracteres em braile, permitindo aos cegos tocar, cheirar e sentir as flores. Além disso, no parque existem outras atrações que merecem ser visitadas. Como por exemplo, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.
Passear na Rua Direita
A Rua Direita é a principal artéria comercial de Viseu. Assim, é ponto obrigatória de passagem para quem visita o seu centro histórico. Além puder ver belos edifícios, janelas manuelinas e pequenas lojas de comércio poderá ainda apreciar alguns apontamentos de street art, da autoria de alguns dos maiores artistas nacionais e internacionais.
Beba a água da Fonte das Três Bicas
Ao visitar Viseu não deixe de beber água da Fonte das Três Bicas, uma monumental fonte barroca do século XVIII. Dividida através de pilastras coríntias, em três corpos, nela destacam-se o brasão da Casa Real Portuguesa encimado por uma coroa fechada.
Estes são os nossos destaques da bonita e histórica cidade de Viseu mas com toda a certeza existem várias outras atrações que merecem ser destacadas. E vocês já visitaram a cidade de Viriato?
o que acharam?
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
5 thoughts on “Visitar Viseu, o que ver e fazer na cidade jardim portuguesa”