Atracções Catedral Destinos Europa Itália

Descobrir a Catedral de Pisa

Catedral de Pisa

A Catedral de Pisa, localizada no Campo dos Milagres, é um magnífico exemplo da arquitetura românico-pisano. Numa altura em que Pisa era uma república independente, assim como uma potência marítima, construiu-se uma catedral que demonstrava todo esse poder. Dedicada à Virgem Maria, a catedral faz parte do conjunto arquitetônico do Campo dos Milagres, classificado como Património Mundial da UNESCO, em 1987.

Visitar Pisa
Campo dos Milagres

O que fazer na Piazza dei Miracoli em Pisa

História da Catedral de Pisa

A Catedral de Pisa, Cattedrale Metropolitana Primaziale di Santa Maria Assunta, foi construída sobre uma igreja bizantina existente no local e datada de 1006. Iniciada em 1064, graças aos despojos da guerra, a sua construção ocorreu em duas fases distintas. A primeira, a cargo do arquiteto Buscheto, que criou o desenho original da Catedral, um projeto ambicioso e cheio de desafios. Esta era uma planta em cruz grega que foi quase logo ampliada. Aí entra a segunda fase, a cargo do arquiteto Rainaldo, que teve como objetivo o aumento da catedral e a construção da fachada atual. Rainaldo alongou a nave para formar uma cruz latina mais típica, composta por nave central com naves laterais, assim como uma abside e um transepto. A sua inauguração ocorreu apenas em 1188, sendo consagrada pelo papa Gelasio II.

Catedral de Pisa
Lado sul da Catedral de Pisa

Um grande incêndio, em 1695, danificou a igreja e as suas belas portas de bronze do século XII, ficaram totalmente destruídas. Houve então necessidade de as substituir por cópias, do século XVII. E com o tempo, a Catedral tornou-se um verdadeiro símbolo do grande poder de Pisa. Este belo exemplar apresenta várias influências da arquitetura islâmica e está repleta de peças de arte valiosas.

A Catedral de Pisa

A Catedral de Pisa é um verdadeiro colosso de mármore, que se destaca entre o verde exuberante do Campo dos Milagres e o azul envolvente do céu. Com grandes influências muçulmanas, é possível admirar os seus arcos pontiagudos e a sua majestosa cúpula elíptica. Mas a verdade é que o grande destaque no exterior e interior da Catedral de Pisa é o trabalho escultural dos artesãos.

Visitar Pisa na Itália: quanto custa?

Exterior da Catedral de Pisa

A fachada original, construída por Buscheto, foi destruída e substituída pela fachada de Rainaldo, em 1120. Mas este, ao projetar a nova fachada, manteve alguns motivos decorativos do anterior arquiteto, como por exemplo, as loggias sobrepostas, denominadas loggias buschetianas. Assim, temos uma fachada de mármore cinza e branco, magnificamente decorada com inserções de mármore colorido.

No quatro andares superiores da fachada é possível ver quatro níveis de galerias sobrepostas, e a coroar a igreja está a Madona com o Menino, de Andrea Pisano. Já no nível inferior é possível ver sete arcos cegos, com semicolunas encostadas em pilares. Os arcos são decorados com padrões com motivos vegetais, enquanto os losangolos estão incrustados com mármore colorido. Destes 7 arcos, três deles possuem portais, sendo o central o maior. Todos os portais possuem mosaicos do século XVIII nas lunetas, representando a Assunção da Virgem (ao centro), Santa Reparata (à esquerda) e São João Batista (à direita).

Detalhes da influência muçulmana
Detalhes da fachada

A entrada da catedral dá-se pela porta de San Ranieri, completamente cravejada de batentes de bronze de Bonanno da Pisa, e que representam as cenas da vida de Cristo, como a Anunciação, a Fuga para o Egipto, a Adoração aos pastores, o Batismo no Jordão e a Adoração aos Reis Magos. Aqui está patente a grande influência da arte bizantina.

Interior da Catedral de Pisa

O interior da Catedral está magnificamente decorado e cheio de obras de arte valiosíssimas. Revestido em mármore preto e branco, esta possui colunas de mármore cinza e capitéis coríntios, com arcos redondos e de estilo mourisco. O teto da nave central é um teto de caixotões dourados do século XVII, em madeira dourada e pintada, com o brasão dourado dos Medici, pelos artistas florentinos Domenico e Bartolomeo Atticciati.

Nava principal
Nave principal

Um dos destaques da Catedral de Pisa é o seu magnifico púlpito, uma autentica obra prima de Giovanni Pisano. Este é uma estrutura circular, sustentada por 11 elementos de apoio, com uma extraordinária complexidade narrativa e doutrinária. No parapeito do púlpito é possível ver apresentadas as cenas da vida de Cristo.

O púlpito de Giovanni Pisano
O púlpito de Giovanni Pisano

O interior da Catedral de Pisa abriga ainda uma rica coleção de afrescos e mosaicos. Como por exemplo , o Cristo Pantocrator, ladeado da Virgem e de São João Evangelista. Já o famoso afresco da cúpula, retrata a Assunção da Virgem e foi criado por Orazio Riminaldi e o seu irmão Girolamo.

A Catedral de Pisa abriga várias edículas e túmulos, nomeadamente o corpo do santo padroeiro de Pisa, Ranieri e do imperador romano Henrique VII. O corpo de São Ranieri está num magnífico santuário, colocado no altar da Capela de São Ranieri, localizada na transepto direito. Já o corpo do imperador romano está também nesta capela, mas localizado à esquerda.

Capela de San Ranieri, padroeiro de Pisa
Capela de San Ranieri, padroeiro de Pisa

Curiosidades

Na Catedral de Pisa, na fachada voltada para o Camposanto, estão as Unhas do Diabo, numa série de buracos esculpidos na fachada de mármore. Segundo a lenda, o Diabo, com inveja da beleza do Campo dos Milagres, tentou destruir os monumentos. Contudo, um anjo interveio e o diabo, ao tentar agarrar-se à Catedral, deixou as suas marcas no mármore. Os pisanos dizem que toda a vez que se tenta contar os buracos, o número obtido é diferente.

Acredita-se que o incensário, colocado no centro da nave pertenceu a Galileu Galilei. Pois, diz-se que o grande cientista formolou a sua teoria do isocronismo do pendulo, observando a sua oscilação a partir do teto da nave.

Sabia que o corpo do Papa Gregório VIII já repousou dentro da Catedral de Pisa? Mas, infelizmente o sarcófago foi destruído num incêndio em 1595.

Diz a lenda que a ânfora que se encontra na coluna à direita da abside é a mesma que Jesus utilizou nas bodas de Caná, onde transformou a água em vinho.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

One thought on “Descobrir a Catedral de Pisa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.