Acolhedora, moderna, bonita, divertida, assim é Madrid. A capital espanhola é conhecida pela sua herança monumental e cultural assim como pela sua gastronomia e vida noturna imbatível. Madrid é uma cidade autêntica, ideal para visitar em família, com amigos ou até sozinho. Assim, iremos sugerir-lhe um roteiro de dois dias com o melhor para ver e fazer nesta bela cidade de Espanha.
Conteúdo do artigo
Onde se localiza
Madrid é a capital e maior cidade de Espanha, situada bem no centro do país. Localizada nas margens do Rio Manzanares, esta bela cidade faz parte da Comunidade de Madrid ( que além da área metropolitana compreende ainda os arredores). Situa-se a acerca de 2h15 de Salamanca e a 5h da cidade do Porto, de carro.
Um pouco de história
A primeira referência a Madrid surge no ano de 865, quando nas margens do rio Manzanares o emir Muhammed I manda construir uma alcáçova, na aldeia de Mayrit. Sob influência islâmica, a localidade é conquistada por Afonso VI de Castela, no ano de 1083, sendo posteriormente integrada no Reino de Castela. A crescer prosperamente, Madrid acaba por receber, em 1123, o título de vila, seguido do título de concelho. Mais tarde, tornou-se o centro da comunidade de villa y tierra de Madrid, com o rei Afonso VII a estabelecer os novos limites desta comunidade, entre os rios Guadamarra e Jarama.

A partir de 1606 a corte estabeleceu-se em Madrid, fazendo com que a sua população crescesse de forma significativa. Com a chegada dos Bourbons que Madrid chega ao nível das outras capitais da Europa. Mas os esforços para impulsionar o desenvolvimento económico, urbanístico e cultural, feitos pelos Bourbons interromperam-se com o início das guerras napoleónicas. E só após a terceira década do século XIX é que Madrid começa a recuperar.
O que ver e fazer em dois dias em Madrid
Madrid é uma cidade onde a cultura e lazer andam de mãos dadas, tornando-se uma cidade absolutamente encantadora e cheia de atividades para tornar a sua visita perfeita. Conhecida pelas suas enormes avenidas, famosos museus, elegantes edifícios e até bairros alternativos, Madrid apresentam-se como a cidade ideal para uma visita. Assim, venha connosco descobrir o que ver e fazer em dois dias na capital espanhola.
Primeiro dia em Madrid
Museu Sweet Space
O Museu Sweet Space, localizado no segundo piso do centro comercial ABC Serrano, é um pequeno museu onde poderá fazer uma degustação interativa. Aqui entrará numa viagem onde a arte, espaço e doçaria, estão unidos para proporcionar um ambiente único, com experiências inovadoras e muita diversão. Composto por vários espaços temáticos, decorados por diferentes artistas, criadores e designers, como Ágatha Ruiz de la Prada, que com a sua criatividade criaram espaços que inspiram à criatividade e conexão.

Madrid Wax Museum
O Museu de Cera de Madrid, mais do que uma exposição de figuras recria atmosfera e combina espaços e sons, oferecendo uma maneira interessante de conhecer a história. Com mais de 450 pessoas representadas, este museu leva-nos numa viagem pelas personalidades de diferentes períodos e áreas. Entre todas as personagens encontramos atletas famosos, políticos conhecidos, celebridades do passado mas também do presente. Além disso, existem espaços dedicados aos mais novos, com ênfase nas personagens do Buzz Lightyear e do Pocoyo. O andar de cima, dedicado à Wax Horror Experience, cujo foco são filmes de terror, leva-nos a encontros imediatos com Hannibal Lecter, Nosferatu, entre outros.

Plaza de Cibeles
A Plaza de Cibeles, localizada numa das extremidades da Gran Via, é uma bonita praça onde circulam carros em volta de uma rotunda. Nesta enorme rotunda é possível ver o principal destaque da praça e que a domina por completo, a belíssima Fonte de Cibeles. Esta é uma representação da deusa Cibeles sentada numa carroça puxada por dois leões. Além da fonte é ainda possível admirar alguns dos históricos edifícios da cidade, como o Palácio de Cibeles, atual Ayuntamiento de Madrid, a sede do Banco de Espanha, o Palácio de Buenavista, sede do Quartel General do Exército e ainda o Palácio de Linares, sede da Casa da América.

Puerta de Alcalá
A Puerta de Alcalá, localizada na Plaza de la Independencia, é uma das antigas portas que faziam parte da muralha da cidade. A atual porta, inaugurada em 1778, no reinado de Carlos III, surgiu para substituir a antiga porta datada do século XVI. Este belo exemplar neoclássico, da autoria do arquiteto italiano Francisco Sabatini, é composto por duas portas retangulares, que ladeiam três arcos. A decoração resulta do trabalho do escultor espanhol Francisco Gutiérrez (escudos e querubins) e do francês Roberto Michel (leões, cornetas e outras decorações).

Parque El Retiro
O Parque El Retiro é um dos principais e mais bonitos parques de Madrid. Composto por inúmeros jardins ornamentais assim como diversas atrações, este é um dos locais mais famosos da cidade. São cerca de 125 hectares onde encontrará desde a árvore mais antiga de Madrid, um cipestre com 400 anos, o Palácio de Cristal, um magnífico lago com o monumento a Alfonso XII como pano de fundo até ao Palácio de Velázquez e o Passeio das Estátuas.

Museu Nacional do Prado
O Museu Nacional do Prado é a principal galeria de arte de Espanha e uma das galerias de arte mais importantes do mundo. Localizado junto ao Parque do Retiro, foi inaugurado em 1819, estando situado num magnífico edifício neoclássico. Este maravilhoso museu alberga alguns dos maiores tesouros da pintura e escultura europeias, com obras dos mestres Goya, Velázquez, Monet, El Greco, Rubens, Rafael, Bosch, entre outros. No seu acervo é possível ainda encontrar a mais completa coleção de pintura espanhola dos séculos XI a XVIII.

Museu Ikono
O Museu Ikono, localizado em frente ao Museu de Arte Rainha Sofia, é um museu que oferece uma experiência imersiva muito além dos museus tradicionais. Ao longo de 12 salas, o visitante é convidado a desenvolver os seus sentidos através de várias atividades imersivas, com cores, cheiros e texturas. O Ikono combina arte contemporânea com fotografia, que levam o visitante numa viagem sensorial através de experiências únicas, em florestas de bambu, piscinas de bolas, entre outros. Além de toda a experiência, o museu proporciona fotos incríveis e instagramáveis.

Museo de Arte Reina Sofia
O Museu de Arte Reina Sofia é um dos mais importantes museus de arte moderna de Espanha. O seu nome resulta de uma homenagem à Rainha Sofia, rainha consorte de Espanha e em conjunto com o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza formam o Triângulo de Ouro de Arte de Madrid. Localizado num antigo hospital setecentista, o museu alberga magníficas coleções de arte do século XX, nomeadamente de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró, entre outros. Além disso, pode ainda encontrar obras de Kandinsky, Francis Bacon, Luis Gutiérrez, entre outros. Mas a sua obra mais conhecida é Guernica, de Pablo Picasso. Para além de todas estas obras magníficas, o museu possui ainda uma magnífica biblioteca especializada em arte.
A Lenda do Titanic, Exposição Imersiva
O Mad (Madrid Artes Digitales), um centro de exposições imersivas em Madrid tem em cartaz a “Lenda do Titanic”. Esta exposição permite explorar os espaços e a história de um dos navios mais emblemáticos da história. Através de uma inovadora tecnologia, os visitantes poderão reviver alguns dos momentos mais impactantes vividos durante o naufrágio do Titanic.

Segundo dia em Madrid
Porta do Sol
A Porta do Sol é o coração de Madrid e o local mais animado da cidade. Rodeada de bares, restaurantes e lojas é aqui o ponto de encontro de todos os que estão pela cidade, até porque da sua planta semicircular convergem algumas das ruas mais populares de Madrid. Era aqui que se localizava uma das portas que faziam parte das muralhas que rodeavam a cidade. No local é possível encontrar uma estátua de Vénus, La Mariblanca assim como a estátua equestre de Carlos III, o rei responsável pela modernização da cidade.
Plaza Mayor
A Plaza Mayor, inaugurada em 1620, é utilizada em eventos oficiais, festivais populares assim como touradas. Com uma planta retangular, caracteriza-se por estar completamente rodeada de edifícios de três andares, fazendo-se a entrada na praça por um dos noves pórticos. Ao redor da praça existem inúmeros cafés e restaurante e bem no centro é possível ver a estátua equestre de Filipe III. Os edifícios mais famosos da praça são a Casa de la Panadería e a Casa de la Carnicería.

Mercado de San Miguel
O Mercado de San Miguel é um verdadeiro paraíso gastronómico da cidade. Inaugurado em 1916 como mercado de abastecimento acabou por se tornar um mercado gastronómico em 2009. Localizado num magnífico edifício de ferro, é um dos locais mais frequentados de Madrid e onde é possível degustar algumas das melhores iguarias da cidade.
Catedral de la Almudena
A Santa Igreja Catedral Metropolitana de Santa Maria Real de Almudena, construída em 1883 é o edifício religioso mais importante de Madrid. É dedicada à Virgem Maria sob a invocação de Almudena, padroeira de Madrid. Foi o Rei Alfonso XII que lançou a primeira pedra e Francisco de Cubas o arquiteto responsável pelo projeto. Este propôs uma imponente catedral neogótica, seguindo a linha que dominava a Europa. Dentro da catedral pudemos visitar o museu da catedral, onde é possível saber um pouco mais sobre a origem e história da Catedral assim como ver a magnífica coleção de obras, que englobam retratos dos doze bispos que governavam a diocese de Madrid, tapeçarias de cenas do Antigo e Novo Testamento, entre várias outras.

Palácio Real
O Palácio Real é o edifício mais importante ligado à monarquia espanhola. O Palácio Real, também conhecido como Palácio do Oriente, apesar de ser a residência oficial da Família Real Espanhola, usa-se exclusivamente para cerimónias e atos oficiais, uma vez que os reis vivem no Palácio da Zarzuela. Construído em meados do século XVIII, este é um edifício sumptuoso edificado no local onde em tempos estava o Palácio dos Áustrias, destruído num incêndio em 1734. A visita ao Palácio engloba os salões oficiais, o arsenal real e a farmácia real. Na primeira quarta-feira de cada mês, pelas 12horas é possível assistir à troca da guarda.

Jardins de Sabatini
Os Jardins de Sabatini, localizados junto à fachada norte do Palácio Real, possuem este nome por terem sido construídos no local onde em tempos estiveram os estábulos do palácio, projetados pelo arquiteto italiano Sabatini. Em estilo neoclássico, os jardins de Sabatini, divididos em três terraços, são compostos por sebes bem aparadas, belas fontes e uma grande e impressionante variedade de esculturas. O primeiro nível caracteriza-se pela simetria dos seus canteiros, que ladeiam um grande espelho de água, com duas fontes. O segundo terraço, oferece uma vista sobre a fachada norte do Palácio Real e estende-se sob um pinhal. Por fim, o terceiro nível, localizado na posição mais alta, é adornado por vários canteiros de flores e por vários cedros.
Templo de Debod
O Templo de Debod é uma obra egípcia do século IV a.C.. Este belo templo originalmente construído ao sul de Assuão, foi doado a Espanha em 1968, pelo Estado Egípcio como forma de agradecimento pela ajuda prestada no salvamento dos templos de Abul-Simbel. Foi construído a mando do Rei cuxita Adijalamani para reverenciar o Deus Amom.

Plaza de España
A Plaza de España, situada no final da Gran Via, é uma das maiores praças da cidade, possuindo no seu centro vários espaços verdes onde pode sentar e relaxar. Possuindo cerca de 37000 metros quadrados, esta bela praça possui vários pontos turísticos, que fazem dela uma das praças mais frequentadas de Madrid. Ali encontrará a Torre de Madrid, com 142 metros de altura, o edifício España, com uma peculiar fachada, a Casa Gallardo, um impressionante edifício modernista, o Edifício de la Compañía Asturiana de Minas e ainda o Monumento a Miguel Cervantes.
Museu da História de Madrid
O Museu da História de Madrid, localizado num edifício barroco do século XVIII, onde estava instalado o Hospício de San Fernando, foi inaugurado em 1929. O seu tem um espólio com mais de 60000 peças que documentam a evolução histórica e urbanística de Madrid até ao início do século XX. As coleção possuem pinturas, fotografias históricas, esculturas, armas, moedas e outros elementos decorativos assim como uma grande maquete de Madrid, construída por Léon Gil de Palacio.

Gosta de posts com roteiros? Então não deixe de ler o post do blog6 Viajantes, Roteiro de 1 dia em Évora.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Ah Madrid! Adoro essa cidade, minha enteada mora lá, sempre passamos uns dias com ela e a família a cada ano. Dos lugares que você mencionou aqui, não conheço o Museu Sweet Space nem o Museu Ikono, anotei para quando for da próxima vez.
Nossa como você conseguiu fazer tantos passeios em 2 dias em Madrid? Tudo bem tem lugar que você só passa na frente e tira foto como a Plaza de Cibeles e a Puerta de aracá, mas como você conseguiu visitar todos esses museus? São Pequenos? Geralmente quando eu vou em um museu passo o dia todo.. Infelizmente Madrid eu só fiz conexão e não sai do Aeroporto, mas adoraria voltar pra ficar mais tempo! Adorei as sugestões de passeios.