Hoje voltamos à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Depois de algum tempo sem postar artigos desta série vamos publicar sobre a gastronomia típica de uma cidade encantadora, Salamanca. Assim, venha conosco descobrir a gastronomia do mundo em Salamanca.
Visitar Salamanca: o que ver e fazer na Cidade Dourada espanhola
Conteúdo do artigo
Gastronomia de Leão e Castela
A gastronomia de Leão e Castela é conhecida pelos seus deliciosos pratos de guisados e assados, onde o principal objetivos é preservar o sabor tradicional utilizando produtos típicos da sua região. E tradicionalmente, todas as suas refeições são acompanhadas de pão. Aliás, nenhuma refeição é considerada completa se não houver pão na mesa. E Salamanca não é exceção, ou seja, a sua gastronomia típica inclui deliciosos guisados e assados. Mas também inclui charcutaria divinal e sobremesas de dar água na boca. Há quem considere que a culinária de Salamanca funciona como uma ponte entre as cozinhas da Estremadura, Portugal e Leão e Castela.
Gastronomia do Mundo em Salamanca
Um dos pratos mais tradicionais de Salamanca é a chanfaina, um saboroso guisado, cujos ingredientes básicos são a carne de cordeiro e suas víscera, sangue cozido, cebola, alho, louro, pimenta, arroz e ovo. Com uma origem humilde, esta receita tradicional surge quando os senhoriais pediam aos pastores que estes matassem um cordeiro para eles comerem um bom assado. O pastor entregava as partes nobres do cordeiro, depois de lhes retirar as vísceras. Então para se alimentar os pastores começaram a preparar as vísceras desta forma e deram-lhe o nome de chanfaina. Este prato é cozinhado em várias regiões de Espanha mas cada região possui a sua variação. A variação de Salamanca é a adição do arroz e do ovo.

Confeção
Lave bem as tripas e colque-as num tacho com água. Adicione o louro e uma pitade de sal.
Deixe cozinhar por cerca de 45 minutos. De seguida escorra as tripas e pique-as.
Num pilão coloque páprica, pimenta, cominho, alho e um pouco de água quente. Reserve.
Numa frigideira frite a cebola. Quando esta estiver cozinhada adicione os fígados e deixe alourar. Acrescente o colorau e adicione um pouco de água.
De seguida adicione as tripas, um pouco de vinho branco e sal. Misture.
Quando estiver a ferver, junte os pés de cordeiro, previamente cozinhados e o sangue cortado em cubos. Adicione a mistura do pilão. Deixe cozinhar por 5 minutos.
Depois adicione o arroz, coloque em fogo baixo por 15 minutos. Retire do fogo e deixe repousar 5 minutos.
Sirva o preparado na panela, juntamente com ovos cozidos em meia-lua.
Veja a quantidade exacta dos ingredientes aqui.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

2 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Salamanca”