Salamanca, declarada património histórico e da humanidade, é uma das mais belas cidades espanholas, possuindo um centro histórico maravilhosamente preservado. Além disso, é berço de história, cultura, do conhecimento e do pensamento, possuindo ainda boa gastronomia e muita vida, sempre repleta de pessoas a desfrutar do melhor que a cidade tem para oferecer. Assim, visitar Salamanca será uma óptima opção para descobrir o melhor que Espanha tem para oferecer, nesta cidade que apesar de todo o passado é moderna e cosmopolita.

Conteúdo do artigo
Onde se localiza
Salamanca é uma cidade espanhola localizada na comunidade autónoma de Castela e Leão, a apenas 200 quilômetros de distância de Madrid. Além da proximidade à capital espanhola, Salamanca situa-se a cerca de 123 quilómetros de Portugal, estando muito próxima de cidades como Lisboa e Porto.
Um pouco de história
Salamanca teve a sua origem numa aldeia assentada na colina de São Vicente, sobre o Rio Tormes, há cerca de 2700 anos, na altura da Primeira Idade do Ferro. Desde aí foi lar de váceos, vetões, romanos, visigodos e muçulmanos e só no final do século XI, o Conde francês Raimundo de Borgonha repovoou a cidade com um pequeno grupo de pessoas. Esse repovoamento, feito de francos e galegos, formou as bases da cidade.
Mas a história de Salamanca está intimamente ligada à fundação da universidade da cidade. Esta foi fundada no início do século XIII e durante séculos foi a mais importante universidade da Europa, rivalizando com Oxford, Bolonha e Paris.
Visitar Salamanca: o que ver e fazer na Cidade Dourada
Salamanca impressiona pela sua bela e conservada arquitetura medieval, sendo apelidada como La Dorada, uma vez que os seus magníficos edifícios de arenito dourado parecem brilhar à luz do sol. Esta belíssima cidade medieval é uma das cidades mais ricas em monumentos, estando repleta de palácios assim como de edifícios renascentistas, góticos, barrocos e de influência mudéjar, sendo a maior parte deles do Século de Ouro Espanhol. Visitar Salamanca é uma experiência incrível e que nos deixará memórias inesquecíveis.
Visite o Palácio de Monterrey´s
O Palácio de Monterrey´s é um edifício de estilo renascentista plateresco espanhol e pertence à Casa de Alba, tendo sido classificado como Monumento Nacional. Esta é uma construção de forma quadrangular, com pátios e torres, que terá sido erguido em 1539, a mando do III Conde de Monterrey, Alonso de Acevedi y Zuniga. Atualmente é possível de ser visitado e alberga valiosas obras de arte assim como um variado espólio de mobiliário, tapeçarias e porcelanas, entre outros.
Beba um café na Plaza Mayor
A Plaza Mayor, considerada a praça mais bonita de Espanha, foi projetada no século XVIII, por Alberto Churriguera. Esta incontornável praça e centro nevrálgico da cidade é conhecida pelos seus 88 arcos, sob os quais se encontram lojas, cafés e restaurantes, alguns dos quais com mais de um século de história, sendo o local onde a população e os visitantes se reúnem para conversar e passar o tempo. Além disso, é nesta praça que se encontra o Ayuntamiento, um belo edifício barroco, que se destaca dos restantes, tendo sido declarado Património Mundial da Humanidade em 1988.
Percorra a Calle de la Compania
A Calle de la Compañia é uma rua pedonal, localizada no centro histórico de Salamanca. Recebeu este nome, pois no século XVII instalou-se naquela rua a Companhia de Jesus, no Colégio do Espírito Santo. A Calle de la Compañia é uma via que se destaca pelo magnífico património arquitetônico, pois é nela que se localizam edifícios como a Casa de las Conchas, a Clerecía, a Igreja de San Benito, o Convento da Mãe de Deus assim como o Convento dos Agostinianos.
Conheça a La Clerecía (Pontifícia Universidade de Salamanca)
La Clerecía é o nome dado ao antigo edifício do Real Colégio do Espírito Santo e antiga sede da Companhia de Jesus, onde os jesuítas ensinavam mas também onde os religiosos viviam. Construída entre os séculos XVII e XVIII, a mando da Rainha Margarida da Áustria, é um magnífico edifício de estilo barroco, que alberga a Pontifícia Universidade de Salamanca, uma universidade católica privada. Atualmente é possível visitar a exposição Scala Coeli e ficar a conhecer as torres da Clerecía, enquanto aprecia as vistas da cidade a partir do topo.
Fotografe a Casa de las Conchas
A Casa de las Conchas, cujo nome provém da decoração das suas paredes externas, é um edifício onde é possível ver mais de 300 conchas jacobianas. Esta bela construção do final do século XV é de estilo gótico mas com elementos renascentistas e mudéjares, pertencendo à denominada arte isabelina. Foi mandado construir por Rodrigo Arias de Maldonado, um cavaleiro da Ordem de Santiago de Compostela e professor da Universidade de Salamanca. Atualmente, este belo edifício abriga a Biblioteca Pública de Salamanca.
Descubra o Convento de Las Duenas
O Convento de Las Duenas foi fundado em 1419, pelas freiras dominicanas. Estas estabeleceram-se num belo palácio de estilo mourisco, mas que ao longo dos séculos foi sofrendo diversas expansões e reformas, tornando-o num dos edifícios mais ecléticos de Salamanca. Atualmente, possui um belo claustro renascentista, uma magnífica igreja gótica e alberga o Convento das Irmãs Dominicanas.
Ore nas Catedrais de Salamanca
Salamanca é uma das poucas cidades do mundo que possui duas catedrais. A primeira, conhecida como Catedral Velha, construída entre o século XII e o século XIV, possui influências românicas e góticas. Foi fundada pelo bispo Jerónimo de Périgord, sendo dedicada a Santa Maria da Sede.
Já a segunda, a Catedral Nova, construída entre os séculos XVI e XVIII, também conhecida como Catedral da Assunção da Virgem foi construída devido ao aumento demográfico da cidade. Misturando influências gótico tardio, renascentista e barroco esta é a catedral mais alta de Espanha.
Atravesse a Ponte Romana
A Ponte Romana de Salamanca terá sido construída durante o século I d. C., na altura do Imperador Trajano. A mesma foi construída numa das zonas mais largas do Rio Tormes, possuindo cerca de 176 metros de comprimento. Composta por 26 arcos de volta perfeita esta antiga ponte faz parte da Via da Prata, uma das estradas romanas que ligava Mérida a Astorga. Numa das extremidades da ponte é possível ver uma escultura em granito de um javali celtibero, que simboliza a cultura dos vetões (colonizadores pré-romanos de Salamanca).
Visite o Museu da História do Automobilismo de Salamanca
O Museu de História do Automobilismo de Salamanca (MHAS), localizado num antigo edifício industrial do século XIX, conta com mais de 140 veículos no acervo da sua exposição permanente. O principal objetivo deste museu é mostrar a evolução da conceção do automóvel desde as primeiras tentativas de mecanização, no século I a.C., até à atualidade.
Explore a Casa Lis
Ao visitar Salamanca não deixe de explorar a Casa Lis, um magnífico edifício modernista que alberga a Museu de Art Nouveau e Art Déco. Este magnífico museu expõe diversas coleções de artes decorativas de Art Nouveau, do final do século XIX até à Primeira Guerra Mundial assim como de Art Déco, no período entre guerras. Além destas magníficas coleções é possível encontrar a mais impressionante coleção de bonecas de porcelana do mundo.
Outros roteiros por Espanha
- 5 cidades fora do roteiro…Espanha
- Visitar Vigo em 1 dia: o que ver e fazer na bonita cidade da Galiza
- Roteiro em Sevilha: 2 dias na cidade espanhola
- Visitar Mérida: 10 pontos turísticos da antiga capital da Lusitânia
- Córdoba: roteiro de 2 dias na cidade da Andaluzia
- O que fazer em Fuengirola, a bela cidade costeira espanhola
- Benalmádena: guia completo da localidade costeira da Andaluzia
- Descobrir Barcelona em 3 dias
- Roteiro de 1 dia em Santillana del Mar: a bonita vila da Cantábria
- O que fazer em Badajoz – 10 pontos turísticos
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
4 thoughts on “Visitar Salamanca: o que ver e fazer na Cidade Dourada espanhola”