Viena, pode ser considerada a capital europeia do Natal mas de certo também a sua gastronomia faz dela a capital europeia da Comida de Natal. Assim, ao visitarmos a cidade no Natal, torna-se imperativo descobrir o que comer nos Mercados de Natal em Viena e viver uma experiência única.
Conteúdo do artigo
Comidas dos Mercados de Natal em Viena
Viena tornou-se palco de alguns dos maiores Mercados de Natal do Mundo e a par com o artesanato e decorações vendidas, a comida tornou-se um dos principais destaques destes magníficos mercados. Aliás ao passear pelos vários mercados é possível sentir os diferentes aromas que pairam no ar e que nos deixam com vontade de experimentar tudo. Como tal, deixaremos uma breve lista das iguarias que achamos que deverá provar ao visitar os Mercados de Natal em Viena.
Wiener Schnitzel
Claro que a nossa lista não podia começar de outra forma senão com o Wiener Schnitzel. Tradicionalmente, o Wiener Schinitzel nada mais é do que um bife de vitela, extremamente batido, de forma a ficar bem fino. Posteriormente o bife é colocado em farinha, ovo e pão ralado e frito. Este tornou-se um dos pratos mais populares nas casas austríacas, e como tal não poderá faltar em qualquer mercado de natal espalhado pela cidade.

Käsekrainer
Outra iguaria que deve comer nos Mercados de Natal em Viena é Käsekrainer, que nada mais é do que uma salsicha grande grossa, recheada com pequenos pedaços de queijo. Geralmente, come-se frita ou grelhada, fazendo com que o queijo se derreta e lhe dê um sabor único e uma textura maravilhosa. A salsicha é servida numa baguete ou numa fatia de pão escuro, junto com mostarda e/ou ketchup, numa espécie de cachorro quente.

Frankfurter
A Frankfurter é o carro-chefe das salsichas comidas em Viena. Cozinhada em água quente e servida num pão como mostarda e ketchup, é também conhecida como “salsicha vienense” ou “salsicha de Viena”. Esta bela salsicha de carne de porco e /ou bovina, bacon e temperos, terá sido criada por um talhante de Frankfurt, que vivia em Viena e daí ter recebido o nome de Frankfurter.

Lángos
Em Viena quando pedimos um Lángos recebemos um petisco frito grande, achatado e crocante, geralmente coberto com uma pasta de alho. A sua massa é feita de água, farinha, fermento e sal e à medida que o fermento vai metabolizando os hidratos de carbono da farinha, o CO2 é libertado, fazendo a massa crescer e criar as bolhas de ar típicas no lángos. Apesar de ter origem na Hungria, esta é uma das comidas mais famosas dos mercados de Natal de Viena.

Baumkuchen
Um dos doces mais comuns de encontrar nos Mercados de Natal em Viena é o Baumkuchen, uma variedade alemã de bolo assado num espeto, feito de manteiga, ovos, sal e farinha. O seu nome, que significa “bolo-árvore” surgiu pelo facto dos seus anéis lembrarem os anéis de crescimento de um tronco de árvore. O Baumkuchen tradicional vem envolto em açúcar e canela.

Krapfen
O Krapfen é um doce tradicional austríaco e alemão, muito semelhante às nossas bolas de berlim. É um bolo do género a um donut frito sem buraco, feito com uma massa leve, macia e aerada, feita com farinha, fermento, ovos, leite e açúcar e geralmente recheado com compota de alperce e polvilhado com açúcar em pó. Mas o seu recheio pode sofrer variações e encontrará também Krapfen recheado com creme de pasteleiro ou chocolate.

Lebkuchen
O Lebkuche é um dos doces intimamente ligado ao Natal na Áustria, como tal não pode ficar de fora da nossa lista do que comer nos Mercados de Natal em Viena. O Lebkuchen nada mais é do que um biscoito de gengibre, macio, seco e cheio de sabor. A sua massa leva um conjunto que especiarias, nomeadamente canela, noz-moscada, gengibre, erva-doce, cravo-da-índia, anis e cardamomo. Ao visitar os Mercados de Natal depressa encontrará os grandes corações de Lebkuchen, geralmente decorados com glacê de várias cores e com várias mensagens escritas.

Kaiserschmarrn
O Kaiserschmarrn é mais um dos pratos austríacos que não pode faltar numa ida aos mercados de Natal de Viena. Esta nada mais é do que uma panqueca grossa com passas, cortada em pedaços e polvilhada com açúcar em pó e acompanhada de compota de ameixa. A história deste prato surge ligada ao Império Austríaco, mais propriamente ao Imperador Francisco José, grande fã deste prato.

Weihnachtspunsch
Uma das coisas mais típicas para fazer por altura do Natal é provar o ponche típico austríaco e uma visita a um mercado de natal sem provar esta bebida típica fica incompleta. O ponche serve-se quente e geralmente é bastante doce, quanto à sua composição, existem inúmeras variações mas a maior parte é composta por diferentes especiarias, açúcar e rum ou conhaque. Cada mercado de natal possui a sua própria caneca, quando compramos a bebida, pagamos uma caução pela caneca (+-5€). Que pudemos depois levar para casa ou entregar e receber o dinheiro de volta.

Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

3 thoughts on “O que comer nos Mercados de Natal em Viena”