Conteúdo do artigo
Como chegar
O Grande Canal |
O nosso roteiro:
Piazza di San Marco
Inicie o seu passeio pela Piazza de San Marco, pois é o local onde encontrará uma maior aglomeração de turistas e onde perderá mais tempo. Esta é uma bonita e enorme praça, que segundo Napoleão é “a sala de visitas mais elegante da Europa”, é também o local mais conhecido e frequentado de Veneza. É sede de inúmeras atrações da cidade, como por exemplo a Basílica de San Marcos, o Palácio dos Doges, a Torre dell’Orologio, o Campanile, e o famoso Caffè Florian. Uma dica é visitar esta praça durante a noite, pois esta torna-se absolutamente mágica.
Atracção da Praça de São Marco |
Basílica de San Marco
O meu conselho é que comece por visitar a Basílica de San Marco, uma fantástica basílica bizantina onde se encontra o túmulo de S. Marcos e que é o cartão postal da cidade. Foi construída para demonstrar o poder da República Veneziana e proclamada Catedral de Veneza em 1807. Este é o monumento mais visitado da cidade.
Leia também: Passeios gratuitos em Veneza
Basílica de São Marco |
Palácio dos Doges
Siga depois em direcção ao Palácio dos Doges, um bonito palácio que resulta da combinação da arquitectura bizantina, gótica e renascentista, tendo servido servido em tempos como residência oficial de 120 doges, que governaram Veneza. Atualmente é sede do Museu do Palazzo Ducale, sendo o local ideal para os amantes de arte e história, que conta com pinturas e esculturas de Ticiano, Tintoretto assim como de Bellini.
Palácio dos Doges |
Descubra a Piazza di San Marco, a elegante sala de visitas de Veneza
Campanário de San Marcos
Depois de visitar o palácio não deixe de ir até ao Campanário de São Marcos, que é uma torre com 98,5 m, com formas simples e que aloja cinco sinos. Possui no seu topo um cubo, em cujas faces estão representados leões (símbolo de São Marcos) e a representação feminina de Veneza (a Justiça). Foi outrora um farol, torre de vigia e salão de tortura, é local ideal para apreciar as vistas incríveis da cidade.
Campanário |
Giardinetti Reali
Aproveite para apreciar os Giardinetti Reali, os jardins públicos da praça, criados na época napoleónica e beber um café no Caffè Florian, o primeiro café da Europa. Siga depois até à Torre dell’Orologio, que é uma bonita torre, de estilo renascentista, construída entre 1496 e 1499. O arco da torre dá acesso à principal rua da cidade. A parte central do relógio é feita em ouro e esmalte azul, e não dá apenas acesso às horas, mas também o dia, as fases da lua e do Zodíaco, possui ainda duas figuras em bronze na plataforma superior. Conta a lenda que os artífices desta obra ficaram cegos para que não a pudessem repetir.
Leia também Gastronomia do Mundo – Veneza
Torre dell’Orologio |
Campo San Moise
Igreja di San Moise |
La Fenice
Se for um amante de ópera não deixe de passar pelo Teatro La Fenice, que data de 1792 e que foi palco de inúmeras estreias. Como por exemplo, cinco óperas de Verdi, a mais famosa das quais a La Traviata e mais recentemente algumas obras de Stravinsky. O nosso hotel, La Fenice et des Artistes, da primeira vez que visitámos a cidade, localizava-se nas imediações do teatro.
Teatro La Fenice |
Bem perto encontrará a Igreja di Santa Maria del Giglio, um monumento com uma fachada absolutamente inesquecível, característica do estilo barroco veneziano. Foi mandada construir pela família Barbaro e a sua fachada exalta os triunfos marítimos e políticos de várias gerações com brasões, galés assim como algumas estátuas.
Igreja di Santa Maria del Giglio |
Ponte dell’Academia
Passe depois pela Ponte dell’Academia, uma bonita e enorme ponte de madeira, construída em 1932 pelo engenheiro Miozzi. É caracterizada pelos inúmeros cadeados que a compõem. É o local onde os namorados deixam o seu cadeado e atiram a chave para o Grande Canal, mas isso é algo proibido de fazer.
Veja quais As mais famosas Pontes de Veneza
|
Ponte dell’Academia |
Campo San Stefano
Siga depois em direcção ao Campo San Stefano, uma praça rodeada por cafés e restaurantes e onde se encontra uma estátua de Niccolò Tommaseo, o autor do Risorgimento.
Campo San Stefano |
Seguidamente, vá se perdendo pelas belas ruas de Veneza, enquanto aprecia tudo o que estas têm para oferecer e não deixe de fazer um passeio de gôndola, num dos muitos locais espalhados pelo bairro de São Marcos.
Gôndolas |
Rialto
Vá até à Ponte de Rialto, uma ponte magistral em arco, construída no séc. XVI, pelo arquiteto António da Ponte. É a ponte mais famosa sobre o Grande Canal e até determinada altura a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal e liga também o bairro de San Marco ao bairro de San Polo. Encante-se com as belas barraquinhas que por aqui estão bem como com as lojas que existem na ponte.
Ponte di Rialto |
Para terminar o seu passeio não deixe de ir até à Mercerie, a artéria que liga a Piazza de San Marco ao Rialto, e onde se encontram todas as lojas de marcas. Por debaixo da arcada da Torre dell’Orologio encontra-se uma figura feminina, como homenagem a uma dona de casa que ali viveu e que matou inadvertidamente um líder revolucionário, pondo fim à breve revolta em 1310.
E vocês conhecem o bairro de São Marco? O que acharam das atracções que aqui pudemos ver?
Os nossos outros artigos sobre Itália:
– Roma, Florença e Pisa
Viagem por Roma, Florença e Pisa
Roma 1º e 2º dia
Roma 3º dia
Florença 4º dia
Florença 5º dia
Pisa 6º dia
Roma – último dia
Visitar Roma sem gastar
Museus do Vaticano
O meu top 10 das Igrejas de Roma
Forum Romano e Monte Palatino
Outras cidades de Itália
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
5 thoughts on “Um dia em…Veneza – San Marco”