Destinos Europa Itália Roteiros

Um dia em…Veneza – San Marco

San Marco
Tal como prometi vou fazer um pequeno roteiro de um dia para cada uma das áreas de Veneza, começando pela zona de San Marco. Este é o bairro mais pequeno mas também o mais conhecido de Veneza, estando rodeado pelo Grande Canal e girando em torno da magnífica Piazza de San Marco e do fantástico Palazzo Ducale. Caso tenha curiosidade não deixe de ler os nossos artigos Um dia em…Veneza – San Polo e Santa Croce e o Um dia em…Veneza – Dorsoduro.
 
 

Como chegar

Quem chega a Veneza de avião, ao aeroporto de Marco Polo pode apanhar um autocarro mesmo à porta do aeroporto. O autocarro pertence à rede ATVO e apanha-se a cada 30 minutos, com direcção à Piazzale Roma, que será o ponto de partida para qualquer lado. O nosso hotel, Ca della Corte, da segunda vez que visitámos a cidade, localizava-se nas imediações desta praça. O bilhete fica em 5 euros por pessoa.
 
 
Contudo poderão apanhar uma ligação de barco junto ao aeroporto directamente à área de San Marco, a rede de barcos chama-se Alilaguna e o bilhete é cerca de 15€. Mas se preferirem apanhar o Alilaguna na Piazzale Roma o bilhete fica a 8€.
 
um dia em Veneza - Grande Canal
O Grande Canal

O nosso roteiro:

Piazza di San Marco

Inicie o seu passeio pela Piazza de San Marco, pois é o local onde encontrará uma maior aglomeração de turistas e onde perderá mais tempo. Esta é uma bonita e enorme praça, que segundo Napoleão é “a sala de visitas mais elegante da Europa”, é também o local mais conhecido e frequentado de Veneza. É sede de inúmeras atrações da cidade, como por exemplo a Basílica de San Marcos, o Palácio dos Doges, a Torre dell’Orologio, o Campanile, e o famoso Caffè Florian. Uma dica é visitar esta praça durante a noite, pois esta torna-se absolutamente mágica.

um dia em Veneza  - Piazza di San Marco
Atracção da Praça de São Marco

Basílica de San Marco

O meu conselho é que comece por visitar a Basílica de San Marco, uma fantástica basílica bizantina onde se encontra o túmulo de S. Marcos e que é o cartão postal da cidade. Foi construída para demonstrar o poder da República Veneziana e proclamada Catedral de Veneza em 1807. Este é o monumento mais visitado da cidade.

Leia também: Passeios gratuitos em Veneza

Um dia em Veneza...Basílica de São Marco
Basílica de São Marco

Palácio dos Doges

Siga depois em direcção ao Palácio dos Doges, um bonito palácio que resulta da combinação da arquitectura bizantina, gótica e renascentista, tendo servido servido em tempos como residência oficial de 120 doges, que governaram Veneza. Atualmente é sede do Museu do Palazzo Ducale, sendo o local ideal para os amantes de arte e história, que conta com pinturas e esculturas de Ticiano, Tintoretto assim como de Bellini.

Um dia em...Palácio dos Doges
Palácio dos Doges

Descubra a Piazza di San Marco, a elegante sala de visitas de Veneza

Campanário de San Marcos

Depois de visitar o palácio não deixe de ir até ao Campanário de São Marcos, que é uma torre com 98,5 m, com formas simples e que aloja cinco sinos. Possui no seu topo um cubo, em cujas faces estão representados leões (símbolo de São Marcos) e a representação feminina de Veneza (a Justiça). Foi outrora um farol, torre de vigia e salão de tortura, é local ideal para apreciar as vistas incríveis da cidade.

Campanário de São Marcos
Campanário

Giardinetti Reali

Aproveite para apreciar os Giardinetti Reali, os jardins públicos da praça, criados na época napoleónica e beber um café no Caffè Florian, o primeiro café da Europa. Siga depois até à Torre dell’Orologio, que é uma bonita torre, de estilo renascentista, construída entre 1496 e 1499. O arco da torre dá acesso à principal rua da cidade. A parte central do relógio é feita em ouro e esmalte azul, e não dá apenas acesso às horas, mas também o dia, as fases da lua e do Zodíaco, possui ainda duas figuras em bronze na plataforma superior. Conta a lenda que os artífices desta obra ficaram cegos para que não a pudessem repetir.

Leia também Gastronomia do Mundo – Veneza

Torre dell'Orologio
Torre dell’Orologio
 
 

Campo San Moise

Seguindo o nosso percurso, caminhe em direcção ao Campo San Moise, para apreciar a bonita Igreja de San Moise. Esta é uma igreja do séc. XVII, que foi chamada por muitos como a “loucura arquitectónica”, devido à sua fachada repleta de decorações barrocas de pedra. A quantidade de decorações era tal, que em 1878 foi necessário retirar algumas estátuas para que não houvesse o risco de desmoronamento. É totalmente desprovida de símbolos religiosos e assim acabou por ser vendida à família aristocrata Fini.

 

Igreja di San Moise
Igreja di San Moise

La Fenice

Se for um amante de ópera não deixe de passar pelo Teatro La Fenice, que data de 1792 e que foi palco de inúmeras estreias. Como por exemplo, cinco óperas de Verdi, a mais famosa das quais a La Traviata e mais recentemente algumas obras de Stravinsky. O nosso hotel, La Fenice et des Artistes, da primeira vez que visitámos a cidade, localizava-se nas imediações do teatro.

Teatro La Fenice
Teatro La Fenice

Bem perto encontrará a Igreja di Santa Maria del Giglio, um monumento com uma fachada absolutamente inesquecível, característica do estilo barroco veneziano. Foi mandada construir pela família Barbaro e a sua fachada exalta os triunfos marítimos e políticos de várias gerações com brasões, galés assim como algumas estátuas.

Igreja di Santa Maria del Giglio
Igreja di Santa Maria del Giglio

Ponte dell’Academia

Passe depois pela Ponte dell’Academia, uma bonita e enorme ponte de madeira, construída em 1932 pelo engenheiro Miozzi. É caracterizada pelos inúmeros cadeados que a compõem. É o local onde os namorados deixam o seu cadeado e atiram a chave para o Grande Canal, mas isso é algo proibido de fazer.

Veja quais As mais famosas Pontes de Veneza

Ponte dell'Academia

Ponte dell’Academia

Campo San Stefano

Siga depois em direcção ao Campo San Stefano, uma praça rodeada por cafés e restaurantes e onde se encontra uma estátua de Niccolò Tommaseo, o autor do Risorgimento.

Um dia em...Campo San Stefano
Campo San Stefano

Seguidamente, vá se perdendo pelas belas ruas de Veneza, enquanto aprecia tudo o que estas têm para oferecer e não deixe de fazer um passeio de gôndola, num dos muitos locais espalhados pelo bairro de São Marcos.

Veneza
Gôndolas

Rialto

Vá até à Ponte de Rialto, uma ponte magistral em arco, construída no séc. XVI, pelo arquiteto António da Ponte. É a ponte mais famosa sobre o Grande Canal e até determinada altura a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal e liga também o bairro de San Marco ao bairro de San Polo. Encante-se com as belas barraquinhas que por aqui estão bem como com as lojas que existem na ponte.

Um dia em...Ponte di Rialto
Ponte di Rialto

Para terminar o seu passeio não deixe de ir até à Mercerie, a artéria que liga a Piazza de San Marco ao Rialto, e onde se encontram todas as lojas de marcas. Por debaixo da arcada da Torre dell’Orologio encontra-se uma figura feminina, como homenagem a uma dona de casa que ali viveu e que matou inadvertidamente um líder revolucionário, pondo fim à breve revolta em 1310.

 

E vocês conhecem o bairro de São Marco? O que acharam das atracções que aqui pudemos ver?

Espero que tenham gostado dos roteiros que vos sugeri acerca de Veneza.
E vocês já visitaram Veneza? O que acharam? Ou ainda querem visitar?
 

Os nossos outros artigos sobre Itália:

– Roma, Florença e Pisa

Viagem por Roma, Florença e Pisa
Roma 1º e 2º dia
Roma 3º dia
Florença 4º dia
Florença 5º dia
Pisa 6º dia
Roma – último dia
Visitar Roma sem gastar
Museus do Vaticano
O meu top 10 das Igrejas de Roma
Forum Romano e Monte Palatino

Outras cidades de Itália

Bari
Messina
Nápoles
Génova

Burano e Torcello, passeio de um dia a partir de Veneza

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

5 thoughts on “Um dia em…Veneza – San Marco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.