Destinos Espanha Europa Gastronomia

Gastronomia do Mundo…Vigo

Visitar Vigo

O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Hoje então falaremos sobre a bela gastronomia do mundo em Vigo, na maravilhosa região espanhola da Galiza.

Estátua de Júlio Verne em Vigo
Estátua de Júlio Verne em Vigo

Visitar Vigo em 1 dia: o que ver e fazer na bonita cidade da Galiza

Gastronomia na Galiza

Na Galiza a cozinha era a divisão mais importante da casa, pois era o local onde os membros se reuniam para estar no aconchego do lar. Por outro lado, o povo galego é conhecido pela sua hospitalidade e por valorizar a alimentação em companhia, fazendo com que este povo estivesse sempre em confraternizações e a partilhar refeições com os amigos.

Assim, é fácil perceber que a gastronomia galega é um tipo de gastronomia simples mas onde é dada extrema importância à qualidade das matérias-primas. Ou seja, as matérias-primas, quer sejam carne, marisco, derivados do leite ou até produtos agrícolas sofrem poucas transformações na sua confeção, pois o que se pretende é apreciar a intensidade e qualidade natural do produto. Até porque uma das características da cozinha galega é olharmos para o prato e percebermos o que estamos a comer e isso é algo que não se perde com a utilização de especiarias e marinadas muito utilizadas na Galiza.

Gastronomia do Mundo em Vigo

Um dos pratos mais tradicionais da Galiza e consequentemente de Vigo é o Polvo à Galega, tradicionalmente conhecido como Polvo na feira. Este é um prato festivo e que geralmente está presente nas inúmeras festas, feiras e romarias que ocorrem na Galiza, daí o nome de Polvo na Feira. O polvo é cozinhado numa panela de cobre, ao ar livre pelas polbeiras.

Esta receita é de origem Maragato. Este povo adquiria o polvo seco aos galegos e misturavam-no com azeite e com o colorau da Extremadura, que comercializavam. Algum tempo depois, os galegos interessaram-se por este prato e começaram a servi-lo nas suas festas e romarias, dando-lhe o nome de polvo na feira.

Este saboroso e fresco prato nada mais é do que polvo cozido polvilhado por colorau e servido numa tábua de madeira, acompanhado por cachelos ( batatas cozidas).

Gastronomia do mundo em Vigo
Polvo à Galega

Confeção

Coloque uma panela ao lume com água, sal, algumas folhas de louro e alho. Deixe ferver.

De seguida, passe o polvo inteiro por água corrente. Depois de escorrido, pegue num rolo da massa e dê algumas pancadas no polvo para o amaciar.

Adicione o polvo ao caldo a ferver e deixe permanecer cerca de 20 segundos e retire-o. Repita a operação três vezes. Tenha cuidado ao fazer esta operação para a pele do polvo não sair.

De seguida coloque o polvo na panela de novo e deixe ficar cerca de uma hora. Retire o polvo e depois de escorrido corte-o em rodelas finas.

Misture o azeite com o colorau e reserve.

Tempere rodelas do polvo com sal e de seguida regue-as com o molho do azeite e do colorau. Deixe macerar cerca de 30 minutos.

Descasque as batatas e corte-as às rodelas. Coza-as na água do polvo. Depois de cozidas escorra-as cuidadosamente.

Coloque as batatas na tábua de madeira e sobreponha as rodelas de polvo e sirva.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

One thought on “Gastronomia do Mundo…Vigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.