Destinos Espanha Europa Roteiros

Visitar Vigo em 1 dia: o que ver e fazer na bonita cidade da Galiza

Visitar Vigo

Vigo é uma cidade histórica e cultural, cujo charme deixa qualquer um encantado. Mas, ao visitar Vigo perceberá que esta bela cidade portuária é também uma cidade industrial, onde o comércio de peixe está bem patente. Aliás, é aqui que está sediada uma das maiores frotas de pesca do mundo.

Onde se localiza Vigo

Vigo é uma bonita cidade localizada na Costa Noroeste de Espanha, na província de Pontevedra, na comunidade autónoma da Galiza. A cidade está localizada a cerca de 95 km de Santiago de Compostela e a apenas 37 km de Valença do Minho, em Portugal.

Um dia em…Santiago de Compostela

Um pouco de história

O início da história de Vigo remonta ao século III a.C., altura que os primeiros povoadores chegaram e começaram a habitar a área ao redor da ria. E ao longo dos séculos vários foram os povos que por ali passaram e que foram deixando a sua marca. Mas terá sido com a chegada dos romanos que a área sofreu um grande desenvolvimento, nomeadamente, na atividade portuária e comercial. Este processo de romanização durou cerca de 600 anos e deixou inúmeros vestígios relevantes que ainda hoje permanecem.

Visitar Vigo
Paisagem do porto de Vigo desde o Monte O Castro

Mais tarde, entre o século XII e o XIV Vigo sofreu inúmeros ataques piratas, levando a que os povos que ali habitavam começassem a mudar-se mais para o interior em busca de maior segurança. Também durante este época a igreja passou a dominar a sociedade galega, que viveu no controle do poder eclesiástico e dos feudais. Com os constante ataques que a que a vila estava constantemente submetida, Filipe IV de Espanha, decide em 1656 mandar erguer as muralhas da cidade.

Gastronomia do Mundo…Vigo

Já no início do século XIX, e depois do exercito francês ter anexado a Espanha ao Império Napoleónico, Vigo torna-se a primeira cidade da Europa a ser libertada deste domínio. Algo que é celebrado anualmente, no dia 28 de Março. Mas, foi durante o século XX que a cidade cresceu rapidamente, muito em parte devido a ter uma zona de comércio livre, que acabou por incentivar o comércio internacional e o desenvolvimento económico desta zona.

Visitar Vigo: o que ver e fazer na bonita cidade da Galiza

Ao visitar Vigo prepare-se para conhecer uma das cidades mais vanguardistas de Espanha. Ao mesmo tempo encontrará uma das regiões mais genuínas da Galiza repleta de cantos e recantos prontos a serem explorados.

Subir ao emblemático Monte de O Castro

Vigo teve origem no Monte de O Castro, pois terá sido aí que se instalaram os primeiros povoadores, durante os séculos II e III a.C.. Aqui encontrará as melhores vistas sobre o estuário da Ria de Vigo, o porto, o bairro histórico e ainda as bonitas paisagens verdes ao redor. Este é um lindo monte, localizado no coração de Vigo, cuja subida pode ser um pouco cansativa mas que vale muito a pena.

Cruz dos Caídos
Cruz dos Caídos

Ao longo da subida encontrará algumas atrações, nomeadamente, a Cruz dos Caídos e o Monumento aos Galeóns de Rande. O primeiro é uma homenagem aos falecidos franquistas durante a Guerra Civil e o segundo é um monumento compostos por tês das inúmeras âncoras dos navios que afundaram na Ria de Vigo. Bem no topo do Monte encontrará uma bela fortaleza, cujos muros protegem o castelo de O Castro, do século XVII, assim como os seus belos jardins e um espetacular miradouro.

Monumento aos Galeóns de Rande
Monumento aos Galeóns de Rande

Explorar o Casco Velho

Ao visitar Vigo é obrigatório explorar o Casco Velho, ou seja o seu centro histórico. Aqui encontrará inúmeras ruas sinusosas, amplas praças com edifícios antigos maravilhosos prontos a serem fotografados. Assim, ao explorar o Casco Velho não deixe de percorrer a Rua do Príncipe, passar pela Praça da Porta do Sol, descansar na Praça da Constituição, visitar o Mercado da Pedra, caminhar no passeio marítimo junto à ria, entre outros.

Praça no Casco Velho
Praça da Pedra

Orar na Concatedral de Vigo

Um dos principais monumentos da cidade de Vigo é a sua Concatedral. Designada como La Colegiata de santa Maria de Vigo, este belo templo religioso foi construído em 1811. Com uma arquitetura neoclássica esta igreja foi construído no lugar de uma antiga igreja de estilo românico, incendiada pelas tropas de Francis Drake quando invadiu a cidade.

Concatedral de Vigo
Concatedral de Vigo

Descansar na Praza da Constitución

A Praça da Constituição é a praça central do Casco Vello de Vigo, sendo um dos locais de paragem obrigatória para quem visita a cidade. Rodeada de magníficos edifícios históricos de pedra, com varandas em ferro forjado, como a antiga Camâra Municipal, a casa natal de Dom Castro Méndez Núñez e ainda o brasão da família Arines, esta bela praça é o local onde a história, a cultura e a tradição se encontram.

Visitar Vigo Praza da Constitución
Praza da Constitución

Visitar as Ilhas Cíes

As Ilhas Cíes são o maravilhoso tesouro escondido da Galiza. Este é um pequeno arquipélago formado por três maravilhosas ilhas, Monteagudi, Faro e San Marino. As três ilhas juntas constituem o Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza. Estas são conhecidas pela sua beleza natural única e pela sua magnifica biodiversidade, onde predominam paisagens naturais imaculadas, repletas de dunas, falésias, pinhas verdejantes assim como praias de águas cristalinas. Este verdadeiro paraíso, conhecido como a “ilha dos deuses”, fica a apenas 45 minutos de barco de Vigo.

Ilhas Cíes
Ilhas Cíes

Comer Ostras na Rua Pescaderia

Ao visitar Vigo não pode deixar de ir à Rua Pescaderia, conhecida como a Rua das Ostras. Ali deverá comer uma deliciosa ostra ao natural, numa das várias ostreiras existentes e que há mais de 60 anos se aprimoram nesta arte.

Ir às compras na famosa Rua do Principe

Outra das coisas que não pode deixar de fazer ao visitar Vigo é passear pela Rua do Principe. Esta é uma famosa rua pedonal e comercial onde vai encontrar inúmeras lojas bem conhecidas e onde poderá fazer excelentes compras. Esta artéria comercial recebeu o nome de Rua do Principe como homenagem ao filho de Isabel II.

Praza Porta do Sol com Rua do Principe ao fundo
Praza Porta do Sol com Rua do Principe ao fundo

Conhecer um dos muitos museus da cidade

A cidade de Vigo é conhecida por ter vários museus bem interessantes. Assim, ao visitar a cidade não deixe de conhecer pelo menos um dos 6 museus, das 3 fundações artísticas ou uma das várias salas de exposições. Os museus mais famosos são o MARCO – Museu de Arte Contemporânea, o Museu do Mar, o Museu Quiñones de León e ainda o Museo Liste. O MARCO, localizado na prisão oitocentista da cidade abriga várias exposições interessantes de pintura, escultura, moda e até design. Já o Museu do Mar mostra toda a história da atividade pesqueira em Vigo. O Museu Quiñones de León dá a conhecer o melhor da arte galega do século XX, além de estar sediado numa edificação senhorial típica da Galiza. Por fim, o Museu Liste dá a conhecer o vasto património etnográfico galego de Vigo.

MARCO
MARCO

Vigo no Natal

Vigo é uma das cidades onde o Natal é mais celebrado, sendo a cidade galega um autêntico paraíso para todos os amantes desta quadra festiva. Aliás, o Natal em Vigo um dos eventos turísticos mais importantes da Europa, sendo o acender das luzes de Natal uma tradição única. O centro do mercado de Natal localiza-se na bonita Praça de Compostela, onde encontrará inúmeras barraquinhas com artesanato, comidas e bebidas e ainda vários brinquedos para a criançada.

Mas não pense que o Natal em Vigo se resume a um simples mercado de Natal, pois toda a cidade se ilumina com milhões de luzes. Ou seja, depois do pôr do sol, toda a cidade se acende de luzes e inúmeras estruturas que embelezam e encantam quem por ali passa. De entre as principais atrações, temos uma árvore de natal gigante, a casa do pai natal, um trenó com as suas renas, um boneco de neve, uma estrela polar, tudo em tamanho gigante.

Outros roteiros de um dia pelo mundo

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

9 thoughts on “Visitar Vigo em 1 dia: o que ver e fazer na bonita cidade da Galiza
  1. Vamos sempre à Espanha, temos uma filha que mora em Madrid e sempre que estamos pelo país procuramos conhecer cidades novas. Já conhecemos as mais próximas à Madrid que nos interessavam, começamos a procurar destinos mais distantes, Vigo acabou de entrar pra lista :). Adorei que li e vi aqui.

  2. Adorei conhecer essa dica de passeio. Visitar Vigo em 1 dia seria maravilhoso! a história do lugarejo também achei interessante. Você comentou que na época do natal é ideal para as crianças. Mas, ao longo do ano, quais são as atividades bacanas para as crianças fazerem?

  3. Passei pela Espanha nas paradas de cruzeiros uns 2 meses atrás e me apaixonei. certamente vou querer voltar. Não conhecia Vigo, nem a Galiza. Agora já tenho mais um destino pra visitar na Espanha. Que delicia de cidade!! Amo Museus e Vigo tem 6! Tem que ficar pelo menos 1 semana pra ver tudo não tem jeito..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.