Este artigo surge no seguimentos dos dois anteriores e pretende dar a conhecer um pouco da cidade onde se realizou o segundo jogo de Portugal, na fase de grupos, Manaus.
Manaus, localizada no estado do Amazonas, é uma cidade histórica e portuária e mundialmente conhecida, quer pelo seu potencial turístico, quer pelo ecoturismo.
Foi fundada em 1669 pelos portugueses, com a construção do Forte de São José da Barra do Rio Negro. Em 1848 foi elevada à categoria de cidade e o seu nome surge como homenagem aos Manaó, nação indígena. Com o tempo foi-se transformando numa cidade moderna com perfil europeu, em parte graças à riqueza obtida a partir do comércio internacional de borracha.
Quem visita esta bonita cidade pode esperar por diversão, existem inúmeros locais a visitar e descobrir, especialmente para quem se quiser aventurar na selva.
Principais Atrações
Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Teatro Amazonas, obra mais importante da época áurea do comércio da borracha. Foi inaugurado em 1896, e tornou-se o símbolo da cidade, é um imponente edifício com uma fachada rosa e uma cúpula composta por 36 mil telhas vitrificadas.
Outro local a visitar é o Mercado Adolpho Lisboa, construído em 1883 em frente ao Rio Negro. Com um estilo Art Noveau, é um dos mais importantes exemplares mundiais da arquitectura de ferro.
Já o Palacete Provincial, é um dos mais importantes espaços culturais da região. Foi inaugurado em 1875, sendo uma das edificações mais antigas da cidade e abriga 5 museus: o Museu de Numismática, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, a Pinacoteca do Estado, o Museu Tiradentes e o Museu da Arqueologia.
Ecoturismo
Tal como já referi anteriormente, o ecoturismo atrai milhares de turistas a Manaus. Entre as várias atracções encontramos: – O Encontro das Águas – fenómeno natural causado pelo encontro das águas barrentas do Rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro;
Se quiser saber um pouco mais sobre o Encontro das Águas leia o post do blog Chikas Lokas na Estrada, Encontro das Águas em Manaus.
– A Praia da Ponta Negra – praia fluvial às margens do rio Negro, localizada a 13 Km do Centro;
– A Praia da Lua – praia com formato de lua em quarto crescente e uma vegetação de rara beleza natural com uma extensão de areia branca e banhada pelas águas negras do Rio Negro, límpidas; – A Cachoeira do Paricatuba – cachoeira formada por rochas sedimentares e cercada de vegetação abundante.
Como não podia deixar de ser, e para terminar, pudemos ainda visitar a Arena Amazónia, palco do segundo encontro de Portugal. A Arena Amazónia, localiza-se no bairro Flores, tendo sido idealizado pelo arquitecto Ralf Amann e com o objectivo de privilegiar a floresta amazónica. Tem capacidade para 44 000 pessoas.
Caso esteja para visitar a Amazônia, aconselho que leia o post, do blog Turismo de Primeira, Amazônia, onde a Alexandra faz o relato da sua viagem pelo local.
Espero que tenham gostado. E como não podia deixar de ser:
FORÇA PORTUGAL, estarei sempre a apoiar-vos…..
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
2 thoughts on “Manaus, o coração da Amazónia”