América Destinos

Salvador da Bahia, a Capital da Alegria

Como estamos em época de Mundial e um dos meus sonhos é conhecer o Brasil, decidi fazer quatro pequenos artigos sobre os locais onde a seleção nacional irá estar. Já publiquei um artigo sobre a cidade de Campinas, local onde a seleção de Portugal está alojada. E decidi fazer um artigo por cada local onde a nossa equipa jogará. Hoje começarei pelo local do primeiro jogo de Portugal, Salvador.
 
 

Salvador da Bahia

 
Salvador da Bahia, também conhecida pela Capital da Alegria, localiza-se no Estado da Bahia e é conhecida mundialmente pela sua gastronomia, música e arquitectura. Esta cidade cresceu sob a influência dos portugueses, africanos e indígenas, o que resultou na diversidade cultural patente nesta região. O Centro Histórico de Salvador, conhecido pela sua arquitectura colonial portuguesa, foi declarado Património Mundial pela UNESCO.
 
Salvador
 
Como alguém disse “A Bahia é indígena, negra, branca, mulata e mameluca. Católica, evangélica e, sobretudo, dos cultos e orixás. A Bahia é pop, é reggae, é rock e axé. É barroca, neoclássica e moderna. Sol e mar e sertão, cosmopolita e rural. É do rapel, mas também do golfe, do canyoning, da canoagem e do mergulho”.
 
Está de passagem pela Bahia? Então não deixe de ler o post da blog Let’s Fly Away, “Dicas da Bahia – Post Índice” e fique a saber um pouco mais sobre as principais dicas da Bahia.
 
Aqui pude usufruir de um sem número de experiências culturais absolutamente inesquecíveis. Ao passear pelo Centro Histórico de Salvador pode visitar igrejas e casas coloniais com mais de 400 anos de história.
 
Leia também Manaus
 

Principais Atrações

 
Um dos principais cartões-postais desta bonita cidade é o Pelourinho, praça que durante o tempo de escravidão servia de local onde eram castigados os escravos. Esta está cercada por inúmeras casas antigas, de estilo colonial, nomeadamente,  o Casarão da Fundação Jorge Amado, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica.
 
Salvador da Bahia
Pelourinho
 
 
O Casarão da Fundação Jorge Amado é uma instituição com diversas actividades e núcleos de pesquisa sobre Jorge Amado, Zélia Gattai e a literatura baiana.
 
 
A Igreja do Rosário dos Homens Pretos é uma igreja católica, construída no séc. XVIII. Por essa altura os escravos negros eram grandes devotos da Nossa Senhora do Rosário e criaram a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, responsável pela edificação desta Igreja.

Leia também Brasília

Salvador da Bahia
Igreja do Rosário dos Homens Pretos
Já a Catedral Basílica, é a igreja mãe de todas as igrejas de São Salvador da Bahia. Tendo sido em tempos a antiga capela do colégio dos jesuítas. É um dos monumentos barrocos mais importantes do Centro Histórico, com majestosas obras de arte.
 
Outro dos locais a visitar é o Mercado Modelo, que foi erguido em 1861 e mantém até hoje a arquitectura neoclássica original. É constituído por 273 lojas que oferecem uma imensidão de artigos de artesanato, lembranças da Bahia e ainda os restaurantes tradicionais de comida baiana.
Mercado Modelo com a praia de fundo
Mercado Modelo com a praia de fundo

Outra das experiências que se pode ver e sentir é o Sincretismo Baiano (para quem não sabe é a absorção de influências de um sistema de crenças por outro), aqui vê-se combinado o candomblé africano com os rituais cristãos. E a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, erguida em 1754, é um marco do sincretismo religioso baiano, onde se pode observar os devotos a Nosso Senhor do Bonfim louvar os deuses africanos e cristão.
Salvador da Bahia
Igreja Nosso Senhor do Bonfim
 
A Capoeira é uma das actividades que quem por aqui passa pode e deve experimentar. Esta constitui-se numa forma de resistência cultural e física dos escravos brasileiros. Acredita-se que a sua origem foi em Salvador, no séc. XIX.
 
 

Ah e não se pode esquecer o principal para quem escolhe Salvador para passar férias: as praias. Estas são calmas, ideais para nadar, fazer vela, mergulho e pesca submarina. Há ainda praias cercadas por recifes, formando piscinas naturais de pedra.
 
 

Para terminar apenas irei falar um pouco do Estádio que será palco do primeiro jogo de Portugal, o
Arena Fonte Nova.  Este estádio tem capacidade para 50 000 pessoas, com uma estrutura vertical de 3 anéis, que permitirá ao público estar mais próximo do espectáculo.
 
Arena Fonte Nova
Arena Fonte Nova

Espero que tenham gostado e que este seja o 1º local deste mundial a ficar escrito na história do percurso da nossa seleção…..

FORÇA PORTUGAL….

 

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

4 thoughts on “Salvador da Bahia, a Capital da Alegria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.