O que não fazer em viagem? Quando pretendemos visitar um país perdemos algum tempo a planear a viagem, quais os locais a visitar, que transportes utilizar, onde ficar, mas esquecemo-nos de algo muito importante e que pode estragar toda a nossa viagem. Raramente nos lembramos de procurar sobre quais as tradições desses locais e quais os gestos ou atitudes que não devem ser feitos.
Conteúdo do artigo
França – O que não fazer em viagem
– Não faça o gesto com a mão de OK – aqui este gesto simboliza que a pessoa é um zero à esquerda, ou seja, é uma inútil.
– Evite assoar o nariz ao lado de alguém – em França é considerado um acto repulsivo.
Itália – O que não fazer em viagem
– Nunca peça maionese ou ketchup para colocar na pizza – esta é uma das maiores afrontas que poderá fazer a um italiano. O seu orgulho num dos maiores símbolos do seu país é tanto que não aceitam que alguém tente alterar a sua forma original.
– Não entre nas igrejas com os ombros descobertos – ao visitar Itália no Verão leve sempre consigo um lenço para colocar sobre os ombros antes de entrar numa igreja.
– Jamais tire fotos na Capela Sistina – espere ser humilhado caso decida tirar uma foto na Capela Sistina. Se é proibido aceite as regras.
Portugal – O que não fazer em viagem
– Não assuma que Portugal e Espanha são a mesma coisa – pois nem todo o português aceita bem a falta de conhecimento de quem o visita, até porque os dois países não são em nada parecidos, nem na forma de estar, nem na cultura, história ou idioma.
– Evite falar espanhol – não fale para um português em espanhol, simplesmente NÃO.
– Não coloque os cotovelos na mesa durante a refeição – uma vez que é de extrema falta de educação.
– Nunca inicie uma refeição enquanto não estiverem todos à mesa – já que é extremamente rude.
Espanha – O que não fazer em viagem
– Não chegue a um restaurante e sente, sem esperar o empregado lhe indicar uma mesa.
– Nunca chame o empregado com um “psiu” – pois é considerado uma falta de educação gravíssima.
– Evite ficar descalço – isso é considerado de muito mau gosto.
Holanda – O que não fazer em viagem
– Nunca fique parado na via para bicicletas – pois os ciclistas não param e ainda o atropelam.
– Evite aparecer em casa de alguém sem avisar – isso é falta de educação.
– Não se gabe dos seus bens materiais – os holandeses não gostam desse tipo de atitude.
– Não se sente no banco de trás do táxi – uma vez que é considerado rude, já que existe um forte debate sobre a igualdade neste país
Reino Unido – O que não fazer em viagem
– Nunca faça o gesto de mostra o V com o dedo indicador e médio – para muitos este gesto significa paz e vitória mas no Reino Unido a pessoa que o faz está a insultar as pessoas.
– Evite tocar nas pessoas para chamar a sua atenção – estas não gostam.
– Não interrompa as pessoas quando estão a falar – em Inglaterra é considerado falta de educação.
Hungria – O que não fazer em viagem
– Nunca deite comida fora – uma vez que é considerado má educação, se já não tiver fome, ofereça a alguém.
– Não critique os húngaros – já que estes aceitam muito mal as críticas.
– Evite visitar alguém sem levar um presente – pois para os húngaros é dado adquirido que se tem que levar uma lembrança quando se visita alguém.
Grécia – O que não fazer em viagem
– Evite mostrar a palma da mão levantada – uma vez que neste país tal significa que estamos a mandar a outra pessoa para o Inferno.
– Não entre nas igrejas com os ombros descobertos e tente saber um pouco sobre a diferença entre as tradições cristãs e as tradições da Igreja Ortodoxa grega.
Já visitou algum destes países? Cometeu algum destes erros ou detetou outro que não esteja aqui descrito? O que não fazer em viagem?
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Adorei seu post! Li ele inteirinho!!!! Já fui a todos esses países e acredito que eu não tenha feito nenhuma gafe hahahaha. Mas meu pai uma vez tomou um tapa na mão na Espanha, porque tocou um tomate com as mãos, para ver se estava maduro kkkkkk.
Tive que rir sobre a história do tomate, provável que acontecesse comigo hahaha
Que máximo 😅
Que post útil esse, amei! Estive em alguns desses países e pretendo conhecer os outros. Já cometi um erro desses em relação às fruterías aqui da Espanha, eu queria escolher as frutas e a vendedora logo me disse para não tocar que ela estava ali para selecionar as melhores para mim. Que vergonha! Fora isso, também gostei de saber que os franceses consideram repulsivo assoar o nariz ao lado de alguém, confesso que também pensava assim e tive muita dificuldade em me acostumar com esse hábito dos espanhóis. Por aqui isso é bem comum! Adoro essas diferenças culturais, parabéns pelo artigo. 🥰😘
Eu adoro saber essas coisas, pois sempre vemos o que fazer, mas nunca o que não fazer em viagens! Adorei as dicas, pode deixar que ficarão guardadas por aqui, ahaha. Abraços!
Acho que foi um dos melhores textos que já li! Vou compartilhar com o maior número de brasileiros! Totalmente utilidade pública! Hahaha. Amei muito
Às vezes esquecemo-nos que coisas que para nós não têm nada de mais para outros pode ser bem ofensivo.
A partilha de alguns conhecimentos é importante, para não cometermos gafes.
Obrigada. Se formos partilhando conhecimentos torna-se mais fácil.
Adorei o seu post sobre essas atitudes mas é interessante que praticamente tudo que foi falarado já é uma questão de educação mesmo. Obrigado pelas informações.
Muito bom o teu texto. Às vezes, por puro desconhecimento, acabamos cometendo essas gafes.
Sim, a maior parte é. Mas em alguns países determinados gestos será apenas má educação, noutros será uma ofensa.
E às vezes são coisas tão básicas.
Humm interessante,
a maioria eu já sabia e inclusive a do ketchup na Itália…
Se a gente for parar para analisar um pouquinho quase a maioria também não é bem visto no Brasil, mas br taca um f…e não liga muito
Há coisas que realmente podem ser ofensivas mas outras vale apenas uns quantos olhares reprovadores.