Conteúdo do artigo
Viagens demasiado ambiciosas
Este é um erro bastante comum e que facilmente qualquer um de nós pode cometer. Quantas vezes, quando temos férias de duas ou três semanas, nos vemos tentados a incluir três países no nosso itinerário? Ou então numa viagem de dois dias tentar visitar todos os pontos de interesse de uma qualquer cidade que estejamos a visitar?
O que ganhamos com isso enquanto viajantes? Nada… Apenas aumentamos os nossos níveis de ansiedade para conseguir correr tudo e ainda perdemos imenso tempo a viajar entre destinos. Tempo esse que seria aproveitado a conhecer bem um determinado local.
Eu sou uma das viajantes que aprendeu isto à minha custa e que perdeu tanto por querer ser tão ambiciosa, por não perceber que para conhecer um destino é preciso dar-lhe tempo.
Bagagem em excesso
Quem nunca? Quando viajamos temos tendência a levar mais do que o necessário, o que nos diminui a mobilidade, ao mesmo tempo que nos pode trazer complicações com as companhias aéreas, que controlam cada vez mais o peso das bagagens. Imagine-se a deslocar-se em Veneza com uma data de bagagem, posso garantir que é das piores experiência que tenho em uma viagem.
Veja os Melhores destinos para viajar sozinha
Quando viajamos convém sermos práticos e dar prioridade a roupa que possamos usar em várias ocasiões, sem nunca esquecer que pudemos sempre comprar roupa nos locais para onde vamos.
Não fazer um seguro de viagem
Quantas vezes viajamos sem seguro? Confesso que sempre o fiz. Só quando viajei grávida é que optei por fazer um seguro, mas cada vez mais percebo a importância do mesmo. Azares acontecem em qualquer lado e apesar de quando viajamos não irmos a pensar nisso, a verdade é que é de extrema importância.
Para nós europeus, que viajamos dentro do espaço europeu, é mais fácil pois temos o cartão europeu de saúde, que numa eventualidade nos poderá ser bem útil. Mas quando viajamos para fora da Europa é importante nos salvaguardarmos.
Não fazer cópias de documentos importantes
Este é um dos principais erros cometidos em viagem, mas talvez o mais fácil de corrigir. Muitas vezes facilitamos porque achamos que os azares só acontecem aos outros, mas a verdade é que a qualquer momento nos pode bater à porta.
Perder um documento ou até sermos assaltados durante uma viagem é algo que pode acontecer a qualquer um de nós e que nos pode dificultar muito a vida, estando num país estrangeiro sem documentos. Como tal, é importante ter no nosso email ou até dar a alguém da nossa confiança esses documentos caso seja necessário.
Não interagir e respeitar a população e cultura local
Uma das melhores coisas de viajar é conseguir conhecer novas e diferentes culturas, por isso não faz muito sentido quando viajamos para um destino e não aproveitamos o tempo para conviver com a população local e interagir nas suas tradições e costumes.
Para mim, só faz sentido viajar se for para conhecer culturas diferentes da minha, se for para descobrir tradições únicas, se for para me enriquecer intelectualmente. Nenhuma cultura pode ser considerada melhor ou pior que a outra, há que saber respeitar as diferenças de cada uma e adaptar-se ao ambiente que o rodeia.
Não arriscar na gastronomia local
Limitar-se ao roteiro pré-definido
Outro dos erros cometidos, principalmente por viajantes de primeira viagem, é seguir à risca o roteiro pré-definido, muitas vezes sugeridos nos guias de viagem. Sim, é necessário fazer uma pesquisa prévia sobre os locais a visitar, mas o maravilhoso de viajar é deixarmo-nos surpreender por verdadeiros tesouros, que não vêm nos guias de viagem.
Devemos ser flexíveis para a qualquer momento alterar o nosso roteiro. Posso dar um exemplo que aconteceu comigo em Roma. Comprei um guia de Roma onde as diversas atracções e monumentos vinham pontuados, segundo os seus critérios. A Igreja Santo Inácio de Loyola vinha com uma pontuação extremamente baixa e sem grande destaque no guia. Calhou que num dos dias estávamos a pensar bem perto e decidimos fazer um desvio só porque sim. Posso dizer que foi a Igreja mais bonita que alguma vez vi e que não consigo perceber qual o motivo daquela pontuação. Resultado concluí que todas as igrejas jesuítas de Roma estavam mal pontuadas e decidi visitar cada uma delas e só posso dizer que são todas maravilhosas.
Mais importante que seguir um roteiro é seguir as dicas de outros viajantes.
Não escolher um alojamento bem localizado
Muitas vezes tentado poupar caímos no erro de reservar alojamento longe das principais atracções e monumentos, esquecendo o dinheiro que gastaremos em transporte e no tempo que iremos perder nas deslocações.
Esta é talvez a pesquisa com que deveremos perder mais tempo, comparando preços dos alojamentos mais centrais com os mais afastados e perceber se a diferença de preço compensa tudo o resto.
Mas a verdade é que também são os erros e os percalços que tornam cada viagem única e inesquecível, cabendo a cada um tentar que os mesmos não atrapalhem o normal decurso das suas viagens. Por isso devemos sim evitar os principais erros cometidos em viagem, mas estar cientes que outros poderão ocorrer e que também fazem parte da experiência.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Muito obg pelos comentários e conselhos. Muito pertinentes.
Muitas destas situações já me aconteceram.
Vamos aprendendo. Boas viagens ��
De facto são erros muito comuns que facilmente podem ser resolvidos. Mas também é verdade que são estes que tornam cada viagem única 🙂
Depois de anos e anos viajando muito eu posso dizer que não cometo mais nenhum desses erros, mas quando comecei a história era outra rsrs. Muito legal seu post, obrigada por compartilhar!
Já cometi vários desses erros, inclusive o de experimentar a comida local e passar mal hahaha Acho que é preciso um equilíbrio entre se ater ao itinerário programado e querer conhecer tudo dos lugares, afinal passar correndo por lugares que planejamos conhecer é um desperdício, assim como não se arriscar a fazer algo diferente pode significar perder de conhecer lugares incríveis.
Excelentes dicas e ótimas fotografias. Adorei.
Oi, tudo bem ?
Amei as você falar dos erros porque ensina a se programar melhor, aproveitar a viagem, além de se organizar para que tudo corra bem. Um ótimo post, completo e super válido.
Muito importante o seu post, mesmo as pessoas viajando muito ainda cometem esses erros, são erros que muitas vezes podem custam caro, bagagem em excesso esse é um erro péssimo, obrigada por ter compartilhado bjs.
Oi Patrícia tudo bem?
Adorei o tema do seu post, as informações que você compartilhou são super importantes. Conheço histórias reais sobre como ter o seguro pode nos salvar das situações, por exemplo. E essa vontade que querer tudo ao mesmo tempo realmente não dá, concordo com você.
beijinhos.
cila.
Paty, amei seu post, principalmente pq muitas das suas dicas tive que aprender errando, mas acho válido outras pessoas saberem de ante mão. Inclusive sobre as cópias dos documentos e escolha ideal de alojamento para mim são as dicas mais valiosas. Abraços 🤗
Ainda não fiz nenhuma viagem para fora do Brasil, mas vou guardar esse artigo com essas dicas. Quem sabe um dia eu vá conhecer um outro país? Penso na minha dificuldade para fazer a mala. Amei seu post, obrigada!
Bjs!
Querer é poder. Se sonha viajar vai ver que um dia se vai realizar.
Aí é muito triste quando a gente quer conhecer muitos lugares em pouco tempo. A bagagem realmente é um erro quando levada em excesso, graças a deus nunca cometi!
Obrigada por compartilhar todas essas informações. Pretendo, em breve, conhecer a Espanha e já vou deixar tuas dicas salvas para não errar.
Olá minha linda. Achei bem bacana as dicas. Conheço muitas pessoa que nem sabem do seguro de viagem, por exemplo.
Beijos,
Paloma Viricio💙🌠
Oie, tudo bem? Achei incrível saber um pouco mais sobre o que não fazer durante certas viajens. Eu amo experimentar a culinária local. Nada como conhecer os costumes do lugar que estamos visitando não é mesmo? Um abraço, Érika =^.^=
Que legal esta ideia do seguro de viagem, realmente as vezes acontecem alguns infortúnios que um seguro possa ajudar. Esta de levar pouca bagagem também achei bem legal e realmente ajuda muito ter menos bagagens. colocar roupas que podemos usar no dia a dia. Beijos
Eu já cometi alguns desses erros. Quando começamos a colocar nossa viagem em prática, passamos a ter cuidado para não cometer mais erros, suas dicas de viagem são ótimas!
As vezes na empolgação da viagem a gente meio que não percebe alguns erros, gostei das tuas informações, com certeza são de grande ajuda!