Destinos Europa Roteiros Suiça

Um dia em…Lausanne

Um dia em Lausanne
Hoje o artigo é dedicado ao nosso dia em Lausanne. Lausanne é uma encantadora cidade na Suíça Romanda, situada nas margens do Lago Léman. Esta é a capital do cantão de Vaud e uma animada cidade universitária, famosa pelos seus hotéis de luxo, cafés e pelo seu belo centro histórico. É ainda conhecida como a Capital Olímpica, sendo sede do Comité Olímpico Internacional desde 1914.
 

 

Um dia em Lausanne
Lausanne

A cidade foi construída sobre três montanhas com o Lago Léman aos seus pés e nas suas encostas encontram-se maravilhosos vinhedos. A sua maravilhosa paisagem, dominada pela Catedral de Notre Damme, no topo de uma colina e que oferece uma vista priveligiada da cidade, do lago e dos Alpes Franceses.

Leia também As cidades mais bonitas dos Alpes Suíços

Sauvabelin
Nós em Sauvabelin

 

Lausanne é constituída por um grande aglomerado de atrações turísticas e culturais. Como tal, apenas um dia em Lausanne pode não ser suficiente para conhecer a mesma. 

O nosso roteiro

Iniciámos o nosso passeio na zona norte da cidade, na Floresta de Sauvabelin, conhecida como “o campo dentro da cidade”. Nesta bonita floresta de carvalhos encontra-se o pequeno Lago Sauvebelin, rodeado por um parque com vários animais do campo, nomeadamente porcos, vacas, cabras, entre outros. Este é um belo local para passear com crianças.

Um dia em Lausanne - Lago de Sauvabelin
O Lago de Sauvabelin


Um dia em Lausanne - Floresta de Sauvabelin
Floresta de Sauvabelin
 
No nosso passeio pela Floresta encontrámos a famosa Torre de Sauvabelin, que mais não é do que uma torre de madeira, com cerca de 35 metros e 302 degraus, construída em 2003. A subida é gratuita e vale muito a pena, pois no seu topo somos brindados com imagens belíssimas da cidade e dos Alpes Franceses. Apesar de cansativa vale muito a pena a subida, pois a vista no topo é inigualável. 
Torre de Sauvabelin
Escadas da Torre de Sauvabelin
 
Depois seguimos caminho até ao centro histórico da cidade. Como estávamos com amigos, que vivem na Suiça, deslocámo-nos de carro, mas existem transportes públicos nesta zona que levam ao centro da cidade.

Começámos o percurso no centro da cidade pela Catedral de Notre Dame, uma fantástica catedral cuja construção teve início no séc. XII. Este é o mais impressionante exemplo de arquitectura gótica no país e como tal, como as grandes catedrais do mundo, teve inúmeros arquitectos na sua construção. Foi consagrada a Nossa Senhora em 1275, na presença do Papa e do Imperador. Para além de visitar a Catedral pode subir à sua Torre e obter uma das vistas mais fantásticas da cidade. Nós optámos por não o fazer porque a subida é paga e como estava um dia de nevoeiro, não iríamos conseguir ver nada. 

Um dia em Lausanne - Catedral
Torre da Catedral

Depois de sairmos da Catedral, descemos pela Escalier du Marché, uma escadaria de madeira do séc. XIII. E seguimos em direção à Praça Saint François, onde visitámos a charmosa Igreja Saint François. O edifício inicial foi construído em 1259, quando os franciscanos chegaram à cidade para realizar os serviços religiosos. Mas com o incêndio em 1368 o mesmo foi destruído, tendo sido reconstruído mais tarde. Aquando da invasão do exército bernês foi transformada num templo protestante.  

Um dia em Lausanne - Igreja Saint François
Igreja Saint François

Seguimos depois em direcção à zona de Ouchy considerada por muitos como a zona mais bonita da cidade, o que eu subscrevo. Aqui ficámos a apreciar a beleza dos vários jardins e do  Lago Léman, o maior lago de água doce da Europa. O seu nome vem do tempo dos celtas, que lhe chamavam “Lem na”, que significa água grande. Este divide a Suiça e a França e possui várias localidades inspiradoras de cada um dos lados, sendo um dos principais pontos turísticos de Lausanne. É comum ver os vários espaços públicos em redor do lago sempre com turistas e moradores, que aproveitam o tempo para apreciar o lago e os jardins que se encontram nas margens. Este é daqueles locais que vale a pena caminhar sem pressa e absorver todo o ambiente florido e calmo que por aqui paira, aproveitando para tirar muitas fotografias. 

Lago Léman
Lago Léman

No nosso passeio ao longo do Lago entrámos o Museu Olímpico, que nos oferece uma visão geral da história dos Jogos Olímpicos, desde os primeiros jogos de verão, em 1986, em Atenas, até à atualidade. É um museu super moderno, interativo e interessante, que presta homenagem aos homens e mulheres que vivem e celebram o ideal olímpico. Não só atletas, mas também designers, arquitetos, voluntários e todos os outros intervenientes. Ao visitar o museu conte demorar pelo menos duas horas. 

Veja as melhores opções de hotéis em Lausanne

Saídos do Museu seguimos caminho, sempre à beira do Lago até chegarmos ao Parc Denantou, um bonito parque paisagístico, projetado em 1818, a mando de William Haldimand. Aqui, para além das tradicionais árvores, parque para crianças e estátuas ainda é possível encontrar um bonito pavilhão Tailandês. Este terá sido uma oferta do Rei da Tailândia, aquando do 75º aniversário das relações diplomáticas entre a Suíça e a TailÂndia e ficou em Lausanne em memória ao tempo que o Rei estudou nesta cidade.

Depois de muito caminhar decidimos dar por encerrado o nosso dia por Lausanne, esperando puder um dia regressar para visitar tudo o resto que ficou por conhecer.

Com uma topografia sem igual, estações distintas e um cenário de tirar o fôlego, Lausanne apresenta todos os elementos inspiram qualquer um, sendo uma cidade em transformação permanente.

E vocês já visitar Lausanne? Quais as vossas impressões?

Caso queiram  saber um pouco mais sobre bonitas cidades na Suíca, não deixem de ler Um dia em…Montreux.

 

Similar Posts

16 thoughts on “Um dia em…Lausanne
  1. Que linda é Lausanne, as paisagens são maravilhosas! Realmente um dia parece pouco para conhecer bem todos os pontos turísticos, mas nem sempre temos o tempo necessário, não é mesmo?

  2. Que lindos lugares! Eu adorei ver as suas dicas de um dia em Lausanne, ainda não conheço a cidade. Amei as fotos, principalmente essa com o castelo ao Sol. Obrigado por compartilhar!

  3. Eu já passei um fim de semana em Lausanne, a cidade é encantadora demais! Foi uma viagem que significou muito para mim, lembro como se fosse hoje do momento que vi os Alpes. Não consegui segurar as lágrimas… Reviver essa viagem através do seu post foi maravilhoso!

  4. Pos maravilhoso sobre um dia em lausanne. Adoro essas fotos da europa em lugares tão românticos e a europa parece ter este dom. Uma novidade no termo foi Suíça Romanda. Até pesquisei a respeito rs. Parabéns pelo conteudo. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.