O Santuário do Bom Jesus do Monte, classificado como Património Cultural Mundial da Humanidade, pela UNESCO, é um santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus. O ex-libris de Braga é um conjunto arquitetônico paisagístico composto por uma igreja, um escadório, uma zona de mata, alguns hotéis e um funicular.
Conteúdo do artigo
História do Santuário do Bom Jesus do Monte
A história do Santuário do Bom Jesus do Monte remonta ao século XIV, quando foi erguida uma cruz no topo do Monte Espinho. Logo de seguida surge a menção a uma ermida no local, sob a invocação da Santa Cruz. Mais tarde, foram erguidas uma segunda e terceira ermida e com o tempo houve também um aumento da devoção no local. No início do século XVII foi edificada no local uma pequena capela, que possuia uma imagem de Cristo Crucificado e ainda as primeiras capelas dos Passos da Paixão.

Em 1722, iniciou-se então um grande projeto, sob o comando do então Arcebispo de Braga, Dom Rodrigo de Moura Teles, que viria a originar o atual Santuário.
Santuário do Bom Jesus do Monte
O atual Santuário é um magnífico sacro-monte onde predomina a arquitetura religiosa, barroca, rococó e neoclássica.
Via Sacra
A Via Sacra encontra-se espalhada pelo Santuário do Bom Jesus do Monte, através das 17 capelas repartidas por diversas áreas do Santuário. A iniciativa desta construção ficou a cargo de Dom Rodrigo de Moura Teles e dessa altura restam apenas três capelas. Das 17 capelas, temos 8 octogonais, 6 hexagonais e 3 quadradas. As primeiras 10 estão localizadas ao longo dos escadórios, 2 estão no Terreiro do Moisés, 2 no Parque do Bom Jesus e 3 no Terreiro dos Evangelistas.


Parque do Bom Jesus
O Parque Natural do Bom Jesus do Monte é uma bonita área arborizada, com vários trilhos assim como diversos jardins e lagos artificiais. Além disso, existem estabelecimentos de restauração e várias praças.


Ao visitar o parque encontramos várias grutas, das quais destacamos a mais impactante. Esta é a gruta que se localiza numa plataforma logo acima da igreja, num espaço ajardinado. Construída em 1902, é uma gruta abobadada, localizada junto a uma pequena lagoa e encimada por um bonito miradouro octogonal.
Adro do Bom Jesus do Monte
O Adro do Bom Jesus do Monte, localizado entre a Basílica e o Terreiro de Moisés, é um terreiro em semicírculo, onde se localizam oito belas estátuas. Estas estátuas representam oito personagens bíblicas ligadas à Paixão de Cristo, Anás, Caifás, Herodes, José de Arimateia, Nicodemos, Centurião e duas de Pilatos. As estátuas do lado norte representam as ignomínias que Cristo sofreu, enquanto que as estátuas do lado sul representam uma das cenas que se seguiu à morte de Jesus Cristo.

Basílica Bom Jesus
A atual Basílica Bom Jesus do Monte, em estilo neoclássico, foi projetada pelo arquiteto Carlos Amarante. Iniciada em 1784, esta basílica possui uma fachada com linhas sóbrias e ladeadas por duas torres, encimada por um frontão triangular. A ladear a porta principal estão as estátuas dos profetas Jeremias e Isaías, enquanto que ao centro, por cima da janela principal encontram-se as armas de João VI de Portugal. Já no adro da basílica, também ele projetado por Carlos Amarante, é possível ver oito estátuas que representam as pessoas que tiveram interferência na condenação, paixão e morte de Jesus Cristo.

A Basílica do Bom Jesus é uma basílica de cruz latina, composta por uma nave elegante e bem iluminada. No cruzeiro é possível ver as estátuas dos quatro doutores da Igreja assim como um elegante zimbório. O principal destaque da basílica vai para o altar-mor onde é possível ver um monte calvário, construído numa única pedra granítica.
Escadórios do Bom Jesus
Os Escadórios do Bom Jesus do Monte ligam a parte alta da cidade de Braga ao Santuário do Bom Jesus do Monte. Estes escadórios, com cerca de 573 degraus, estão divididos em três lanços distintos e ao longo dos quais se representa a Via Sacra, além de encontrarmos diversas fontes ornamentais e esculturas alegóricas, representando as personagens bíblicas.
Dica de alojamento em Braga: Hotel Vila Galé Collection Braga
Escadório do Pórtico
O Escadório do Pórtico localiza-se no primeiro lanço de escadas e vai desde o Pórtico até ao Terreiro e Patamar das Chagas, num total de 376 degraus. O Pórtico do Bom Jesus possui dois pilares de granito, que sustentam um arco de volta perfeita, com uma cornija, onde está uma cruz arquiepiscopal com a imagem de Jesus Cristo. Já o fecho do arco está decorado com o brasão do Arcebispo de Braga, Dom Rodrigo de Moura Teles. No escadório do Pórtico é onde se encontram as capelas do início da Via Sacra assim como alguns fontanários.
Escadório dos Cinco Sentidos
O Escadório dos Cinco Sentidos, possui 5 lanços de escadas intercalados por patamares onde se encontram algumas fontes alegóricas aos cinco sentidos. Este escadório tem inicio junto à fonte das Cinco Chagas e nos seus parapeitos tem um conjunto de estátuas de pedra, que representam as personagens bíblicas do Antigo Testamento. Já nos patamares centrais temos cinco fontes alegóricas, brasonadas e com ornamentação rocaille. Esta fontes alegóricas aos cinco sentidos, apresentam-se na seguinte ordem: Visão, Audição, Olfacto, Paladar e Tacto. Este escadório é uma clara alegoria ao corpo humano.

Escadório das Três Virtudes
O Escadório das Três Virtudes, concebido por Carlos Amarante, é dedicado às virtudes teologais, Fé, Esperança e Caridade. Este é composto por três lanços, com urnas sobre as pilastras e com a presença de fontes com figuras da fé, esperança e caridade, ladeadas por esculturas alegóricas.
Terreiro do Moisés
O Escadório termina no Terreiro do Moisés, atualmente conhecido como Largo do Pelicano. Este é uma praça ajardinada de planta elíptica entre o final do escadório e o Adro do Bom Jesus. Projetado por Carlos Amarante, o Terreiro do Moisés, era o local onde se encontrava a Capela Elipsoidal, mandada construir por Dom Rodrigo Moura de Teles, e onde hoje se vê um belo jardim barroco. Atualmente, nesta praça é possível encontrar duas das Capelas da Via Sacra, assim como a Estátua de São Longuinho como a Fonte do Pelicano. A Estátua de São Longuinho é uma estátua equestre em granito, que representa São Longuinho, um dos soldados presentes na crucificação de Jesus.

Terreiro dos Evangelistas
O Terreiro dos Evangelistas, também conhecido como Largo das Três Capelas, é uma grande praça onde termina a Via Sacra. Neste local erguem-se as três ultimas capelas da Via Sacra, assim como quatro fontes com estátuas dos Evangelistas, Mateus, Marcos, João e Lucas e ainda um belo chafariz ornamental. O conjunto arquitetônico deste terreiro torna o local num dos mais frequentados por quem visita o Santuário do Bom Jesus do Monte.

Elevador do Bom Jesus
O elevador do Bom Jesus é uma boa opção para aqueles que não se atrevem a subir as centenas de degraus que compõem o escadório. Este antigo funicular, inaugurado em 1882, é um projeto de Niklaus Riggenbach. É um exemplar único em toda a Península Ibérica e é também o mais antigo funicular em atividade no mundo. Movido a água, por contrapeso, é composto por duas cabines ligadas por um cabo. Quando uma cabine se encontra no topo, o seu reservatório é cheio com água e a cabine que está no fundo é esvaziada. Assim, quando o maquinista solta os travões é a diferença de peso, que faz a cabine inferior começar a subir.
O Santuário Bom Jesus do Monte é ainda composto por várias outras estruturas. Nomeadamente, várias unidades hoteleiras como o Hotel do Elevador, Hotel do Parque, Hotel do Templo e Hotel do Lago.
Caso queira descobrir outros locais históricos não deixe de ler o post do blog Viajando com a Cíntia, Abadia Santa Maria de Fontfroide
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Ahh…essas escadas: uma verdadeira obra de arte. O Santuário Bom Jesus do Monte é um desses locais que gostaria muito de descobrir!
Tive a oportunidade de conhecer o Santuário do Bom Jesus do Monte durante uma viagem de carro que fiz com meu marido. Passamos 2 noites e 1 dia em Braga. Adoramos a cidade e, sem dúvida nenhuma, o santuário foi o ponto alto do passeio. É lindíssimo, independente do cunho religioso, é um verdadeiro museu, a arte está por toda parte.