Atenas é a capital da Grécia e além de ser uma cidade moderna, foi famosa por ter sido uma poderosa cidade-estado e centro de cultura muito importante na Antiguidade.
Esta é uma cidade antiga, com épocas cheias de história, estando a maioria delas expostas no Museu Arqueológico Nacional, mas é igualmente uma cidade bastante moderna e actual, com uma cultura extremamente viva. O que faz com que a visita se torne muito mais gratificante se levarmos em conta o passado e o presente.
Existem imensos monumentos e locais que merecem ser visitados nesta bonita cidade. Uma vez que será impossível conseguir falar de todos, optarei por falar nos que são imprescindíveis de visitar e depois direi uns quantos que aconselho a visitar a quem tiver tempo.
Por outro lado, existe uma data de coisas que são típicas dos gregos e que aconselho a todos os que visitem este bonito país a experimentar. Nomeadamente, comer num restaurante típico as comidas gregas deliciosas e beber a retsina, bebida que se aprende a gostar e que se deve experimentar pelo menos uma vez.
Conteúdo do artigo
Akrópoli
Significa “cidade alta” e nela estão presentes vários edifícios importantes datados do séc. V a.C.. Sendo o mais imponente de todos o Parténon, onde vários escultores da cidade trabalharam. Este edifício é todo construído com um mármore que contém ferro, o que lhe confere um bonito tom dourado ao por-do-sol. Mas existem muitos outros, nomeadamente o Propileu e o pequeno templo de Athena Nike.
Centro de Estudos da Acrópole
O Centro de Estudos foi um projecto arrojado que vem-se alargando ano após ano, tendo sido criado para ilustrar toda a evolução da construção da Acrópole, bem como a sua história. Está diariamente aberto das 9h ás 14h30.
Ágora
Este é um local de visita obrigatória, onde encontrará excelentes ruínas e um interessante museu. Outrora foi o local do mercado, a casa forte, a prisão, teatros e escolas. Para visitar este local convém ir acompanhada de um mapa. Esta área começou a ser usada como mercado por volta do séc. VI a.C., tendo sido anteriormente um cemitério. Existem dois edifícios que dominam esta zona, são eles o Templo de Efesto e o Stoa Atallou.
Templo de Hefesto
Este bonito templo localiza-se na parte ocidental do Ágora, tendo sido construído em 449-444 a.C.. Este é o Templo mais bem conservado de toda a Grécia e foi construído em homenagem ao Deus Efesto, deus do fogo e da arte.
Stoa Atallou
É uma arcada dupla construída no séc. II a. C., que tem sido restaurada pela Escola Americana de Arqueologia, permitindo-nos ver como eram os edifícios gregos desse período. Neste local encontra-se o pequeno Museu de Ágora.
Museu Arqueológico Nacional
Este é um dos maiores museus do mundo, encontrando-se instalado num jardim. Quem o visita deve guardar um dia só para ele, se realmente pretender explorar completamente a maior colecção de arte grega do mundo. Nesta visita pode sempre recorrer guias para visitas personalizadas com a duração pretendida.
Museu de Arte Cicládica
Este moderno museu, acolhe a colecção privada de Nikolas P. Goulandris, conhecido armador e patrono das artes. A colecção exposta neste museu abrange vários séculos de arte grega da Antiguidade, mas as suas principais atracções dizem respeito a artefactos da civilização cicládica de 3000-2000 a.C..Aqui podemos recorrer a computadores para receber informação sobre o museu.
Pláka
Este é o centro da vida noturna e dos restaurantes da cidade. O seu desenvolvimento iniciou-se no séc.XIX,a norte da Acrópole, quando a população de Atenas começou a expandir-se. Aqui encontramos edifícios de uma beleza extraordinária, alguns dos quais podem ser visitados. Pláka é acima de tudo um local para passear e comer.
Museu dos Instrumentos Musicais Gregos
Se é um apaixonado por música tem obrigatoriamente que visitar este Museu especializado, que se encontra sediado numa bela mansão de Pláka. No exterior deste espaço ocorrem alguns concertos, existem também uma loja que permite comprar colecções de lembranças e livros sobre música grega. Aqui encontramos mais de 1200 instrumentos que remontam ao séc. XVIII, reunidos pelo musicólogo Fivos Anoyanakis.
Museu de Arte Popular Grega
Este museu permite observar a colecção deslumbrante das tradições populares gregas. Aqui encontramos exposições de bordados dos diferentes grupos das ilhas, vários fatos com máscaras, vários adornos em prata (brincos, colares, cintos e fivelas), objectos religiosos (Bíblia de 1754 com encadernação em prata feita na Grécia) e ainda tem uma exposição dedicada ao artista popular Theophilos Hatzimichael, havendo uma sala datada de 1924-1930, representando uma casa em Lesvos.
A mesquita que abriga esta colecção foi construída em 1759. Esta colecção cerca de 800 peças, faz parte da colecção
Stádio
Estádio construído em 1896, quando os JO foram acolhidos na sua cidade original. Foi o arquitecto Ernest Ziller que teve a difícil tarefa de conceber este local, partindo do plano do antigo estádio. Esta visita não ocupará muito tempo, pois não existe muito para ver, mas é um local de interesse pois possui uma graciosidade que lhe confere uma beleza sem igual.
Monastiráki
Praça pequena e bastante agitada, onde em tempos existiu um mosteiro. Nesta zona podemos encontrar a feira da ladra, as bancas vendem uma variedade de artigos que vão desde roupa,a câmaras de filmar, a artigos religiosos, entre outros. No entanto, é preciso ter bastante cuidado nesta zona com os carteiristas.
Monastiráki
Praça Sintagma
Esta é a praça principal de Atenas, onde se encontra o Hotel Grande Bretagne que só por si já é uma atracção turística. Encontramos também o Túmulo do Soldado Desconhecido.
Monte Licabetto
Este é o maior monte de Atenas, resultando de um afloramento calcário com 278 m. A subida até ao topo é difícil, mas extremamente gratificante, pois é feita através de bosques com aroma a pinheiros, muitas vezes cheios de borboletas e com algumas tartarugas selvagens. Poderá também visitar a Capela de Ágios Geórgios, do séc. XIX. Abaixo do cume do Monte Licabetto encontrará o Teatro Licabeto, ao ar livre, onde frequentemente se realizam concertos de música jazz, clássica ou até rock.
Outras atrações
Existem ainda uma data de locais que caso tenha tempo deve visitar. São eles o Ágioi Apóstoloi (Igreja) , a Anafiótika (local), Museu Judaico da Grécia, o Museu Helénico das Crianças, o Mercado Central, o Cemitério Kerameikós, Praça Mitrópolis e o Templo de Zeus.
Quando passear por Atenas, lembre-se que é apenas uma parte da última camada da sua longa história que está a ver. A grande vantagem desta cidade, é que a maioria das atracções encontram-se circunscritas a uma pequena área, sendo possível percorrer a cidade a pé.
Espero que possam visitar esta cidade brevemente e que este roteiro vos seja muito útil.
E vocês já visitaram Atenas? O que acharam? Ou ainda querem visitar?
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
2 thoughts on “Atenas, o que ver na capital grega”