Destinos Europa Grécia

A Grécia e as suas paisagens inesquecíveis

Santorini

A Grécia é um país com história, arquitetura, cultura e beleza únicas que a tornam num dos locais mais incríveis de todo o mundo. Sendo igualmente uma das civilizações mais fascinantes da história mundial que agrada a todo o tipo de viajantes. Ou não fosse a Grécia um dos países europeus com mais locais classificados como Património Mundial pela UNESCO.

É um país composto pelo continente e por 4 arquipélagos, num total de mais de 1000 ilhas. Quase todo o território grego é coberto por montanhas, sendo o Monte Olimpo, o mais alto de todos. A Grécia faz fronteira com o mar Egeu, a leste e a sul com o Mar Mediterrâneo, tendo uma costa com mais de 13 mil quilómetros.

Leia também Locais instagramáveis em Portugal

Assim, venha connosco descobrir a Grécia e as suas paisagens inesquecíveis.

Oia, Santorini

Oia é uma pequena vila situada na ilha de Santorini, sendo o local ideal para quem procura o romance, mas é também o sítio mais caro da ilha. Acredita-se que a cidade remonta à época medieval, quando o castelo de São Nicolau foi construído para proteger a aquela zona da ilha.

Apesar de não ter propriamente pontos turísticos é um local absolutamente encantador, onde as casas brancas contrastam com o azul das cúpulas das igrejas. Oia é conhecida pelo por do sol mais poético do universo, onde as casas ficam banhadas por uma aura alaranjada, tornando a vista absolutamente inesquecível.

Leia também Um dia em…Santorini

Grécia e as suas paisagens inesquecíveis - Oia

Parthenon, Atenas

O Partenon é o edifício mais conhecido da Grécia. Localizado no interior da Acrópole de Atenas, este edifício é um dos mais importantes monumentos da antiga civilização grega. Foi consagrado à deusa Atena Parthenos, deusa dos atributos guerreiros e da sabedoria, e construído para celebrar a vitória contra os bárbaros. Pretendia ainda simbolizar a hegemonia de Atenas sobre as restantes cidades da Grécia.

Toda a estrutura do templo tem um significado. Por exemplo, as colunas representam o povo, os pórticos de entrada eram os órgãos do tear, símbolo dos lares gregos e por último o engrossamento das colunas lembram as velas de um barco insuflado pelo vento, símbolo do poder bélico e económico de Atenas.

Leia também o nosso post Atenas

Grécia e as suas paisagens inesquecíveis - Partenon

Balos Beach, Creta

A famosa Lagoa de Balos é a mais famosa praia de Creta. Conhecida pelas suas águas azul-turquesa, Balos possui uma beleza natural selvagem única, bem como uma paisagem exótica de tirar o fôlego. Uma das características que torna a praia de Balos ímpar é a sua flora e fauna com espécies raras.

O mar tem pouca profundidade e a temperatura das águas é bem agradável, sendo o destino ideal para quem tem crianças. Mas para além dos limites da lagoa, a profundidade aumenta, permitindo a prática de mergulho livre.

Existem várias formas de chegar a Balos, mas a mais entusiasmante é sem dúvida o trekking, partindo de Kaliviani e passando pela cordilheira de Platyskinos e pela ilha rochosa Gramvoussa, que se localiza bem em frente à praia.

Grécia e as suas paisagens inesquecíveis - Balos Beach

Navagio Beach, Zakynthos

A praia do Naufrágio localiza-se a noroeste da ilha de Zakynthos, no arquipélago das ilhas Jónicas. É conhecida pelas suas águas extremamente azuis, as suas falésias de rocha calcária branca, bem como pelo navio MV Panagiotis, naufragado nas suas brancas areias. Este navio de carga terá encalhado nas águas durante uma tempestade em 1980, contudo dado os custos que teriam para desencalhar o navio, o capitão decidiu abandonar o mesmo.

Só é possível chegar a esta praia através de barco e nesse sentido é um local sem estruturas de apoio a quem visita a praia. Sendo necessário que leve tudo o que precisa, assim como não deve deixar de levar algo calçado quando for à água, pois a praia é composta por areia com pequenas pedra, que magoam os pés.

Existe um mirante no alto da falésia, que permite tirar fotos belíssimas à praia. Contudo, a sua estrutura é bem pobre e pequena, o que leva a que muitos se arrisquem por uma trilha improvisada para obter as melhores fotos.

Grécia e as suas paisagens inesquecíveis - Navagio Beach

Myrtos Beach, Kefalonia

Myrtos Beach é a praia mais bonita e famosa da Kefalonia. É mundialmente conhecida pela fantástica cor turquesa das suas águas, contrastando com o branco brilhante das pedras de mármore liso que a formaram.

Esta localiza-se em uma baía semi-circular de seixos brancos, ladeada por duas montanhas verdes exuberantes (Agia Dynati e Kalon Oro) e pelo mar Jónico. Em Myrtos Beach é possível encontrar algumas estruturas, como por exemplo, bar ou guarda-sóis, entre outros.

Já foi eleita por várias vezes a melhor praia da Grécia, sendo também uma das mais limpas e cuidadas do país. Além disso, oferece ainda um por do sol maravilhoso se se aventurar pelas montanhas acima.

Leia também Ilhas Gregas

Myrtos Beach

Metéora

É um dos lugares mais visitados e especiais da Grécia. A formação rochosa de Metéora (que significa suspenso no ar) resulta da erosão causada pelo mar. Assim o local nada mais é do que um conjunto de penhasco de pedra formado sobre o mar há milhões de anos, sob os quais se encontra um complexo de vários mosteiros. Este complexo, que é formado por mais de 20 mosteiros, parece fazer parte da paisagem das montanhas Pindo, na Tessália.

Não se sabe ao certo a data de formação do local, contudo, calcula-se que os eremitas terão começado a procurar as cavernas da região, por volta do séc. XI. E durante séculos, apenas se conseguia chegar ao local por meio escalada, escadas de cordas suspensas ou transporte num cesto içado por monges. Só em 1920, foram construídas as primeiras escadarias de acesso.

Na atualidade apenas 6 mosteiros estão em funcionamento, sendo habitados por 20 monges e 4 freiras. Aos poucos os mosteiros foram sendo abandonados, muito em parte devido ao crescente aumento turístico da região, pois põe em causa o ideal de isolamento da vida monástica. Esta é sem dúvida uma paisagem cinematográfica que fica na memória de quem visitar o local.

Meteora

Desfiladeiro de Samaria, Creta

O Desfiladeiro de Samaria, na Ilha de Creta, localiza-se no Parque Nacional de Samaria e é o mais longo e bonito desfiladeiro da Europa. São cerca de 18 km, que levam entre 4 a 6 horas a ser percorrido, onde se vai apreciando magníficas flores endémicas bem como as ervas em águas cristalinas que saem das montanhas.

Criado por um pequeno rio que corre desde as Montanhas Brancas e o Monte Volakias, este desfiladeiro vai desde a aldeia de Omalos até à aldeia de Agia Roumeli. A zona mais conhecida do Desfiladeiro de Samaria, localizado a 1250 metros de altitude, é o trecho conhecido como “Portões”, cuja largura é de apenas 4 metros.

O desfiladeiro bem como a aldeia, devem o seu nome à antiga igreja da aldeia Ossia Maria, construída pelos venezianos, em 1379.

Desfiladeiro de Vikos

O desfiladeiro de Vikos localiza-se nas montanhas de Pindo, no norte da Grécia, junto à fronteira com a Albânia. É considerado o mais profundo desfiladeiro do mundo, com um comprimento de cerca de 20 km e uma profundidade que varia entre 450 e 1600 metros. O seu nome provém da palavra albanesa para ponte ou passagem de madeira, devido a uma ponte de madeira da era otomana presente no cânion.

Como se localiza no Parque Nacional de Vikos, está rodeado por natureza e vida selvagem. O desfiladeiro inicia-se entre as aldeias Monodendri e Koukouli, terminando perto da aldeia de Vikos. Pelo caminho existe um miradouro, o Oxya Viewpoint.

O desfiladeiro colecta as águas de um conjunto de pequenos rios e os conduz até ao rio Voidomatis, que se forma ali.

Monte Olimpo

O Monte Olimpo é a montanha mais alta da Grécia, localizando-se na fronteira entre a Tessália e a Macedónia. É conhecida por ter sido a casa de Zeus e dos deuses gregos. Este bonito Monte eleva-se a cerca de 2917 metros acima do Mar Egeu.

Além da sua importância histórica e mitológica, o Monte Olimpo é o destino ideal para os amantes de caminhadas. Pois ali encontrará cerca de 160 km de trilhas, prontas a serem percorridas. Os seus picos mais famosos e mais escalados são o Mytikas, o mais alto e o Stefani, casa de Zeus.

A Grécia é de facto um país cheio de encantos com inúmeros motivos para qualquer um visitar o país. É um dos meus países favoritos, que já tive o prazer de visitar várias vezes e que espero visitar muitas mais. E vocês já visitaram a Grécia? Qual a vossa experiência?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Portugal, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

4 thoughts on “A Grécia e as suas paisagens inesquecíveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.