Aveiro Destinos Europa Portugal Roteiros

Descobrir Aveiro: roteiro de um dia com o que fazer

Descobrir Aveiro: roteiro de um dia com o que ver e fazer

Considerada por muitos como a Veneza Portuguesa, Aveiro é uma bela cidade do centro de Portugal. Aqui mistura-se o moderno e o jovem, com o tradicional e mais antigo. Esta bela cidade foi distinguida como a cidade museu de Arte Nova, em Portugal.

Caso pretenda fazer um percurso a pé por Aveiro, poderá sempre optar pela Rota da Arte Nova. Nesta rota vai descobrindo os mais variados edifícios e monumentos deste período da arte do séc. XX e que representam nomes como Ernesto Korrodi, Francisco Augusto da Silva Rocha, Jaime Inácio dos Santos, José Pinho ou Carlos Mendes. 

Descobrir Aveiro: roteiro de um dia com o que ver e fazer
Arquitectura de Aveiro

Não deixe de fazer o passeio de moliceiro, famosos barcos que percorrem a Ria de Aveiro, bem como provar os famosos ovos moles, doce típico da cidade.

Caso não seja amante das caminhadas, pode sempre usufuir das famosas Bugas, que mais não são do que bicicletas, fornecidas gratuitamente pela Câmara Municipal de Aveiro.

Como vê muito há para fazer nesta bela cidade, assim venha Descobrir Aveiro num roteiro de um dia com o que fazer na Veneza Portuguesa.

O nosso roteiro para Descobrir Aveiro

Praça General Huberto Delgado

Comece a sua visita pela cidade na Praça General Humberto Delgado, onde verá o Edifício da Capitania, construído no séc. XV. Este antigo moinho de maré é a actual sede da Assembleia Municipal de Aveiro, tendo uma galeria dedicada a exposições temporárias. A também conhecida Casa dos Arcos, serviu durante algum tempo com um local de apoio à fábrica de porcelana de José Ferreira Pinto Basto. E durante grande parte do séc. XX ficou conhecido como o Edifício da Capitania do Porto de Aveiro. Tendo sido também residência do capitão do Porto, até 1992, quando ficou pronto o novo Porto de Aveiro.  

Descobrir Aveiro: roteiro de um dia com o que ver e fazer
Edifício da Capitania

Se for amante de Arte, aconselhamos a seguir em direção ao Museu de Arte Nova, localizado num dos edifícios mais emblemáticos desta corrente artística, que foi moradia da família de Mário Belmonte Pessoa. Este núcleo museológico é um polo do Museu da Cidade e Centro Interpretativo arquitetónico/artístico, que serve como ponto de partida para a Rota da Arte Nova. 

Passeio de Moliceiro

Bem pertinho encontrará o Cais dos Moliceiros, onde poderá seguir viagem pela Ria de Aveiro, tendo uma perspectiva abrangente desta bonita cidade. Há várias rotas que poderá escolher, mas nós aconselhamos o passeio pelos 4 canais urbanos da Ria: Canal Central, Canal das Pirâmides, Canal do Cojo e o Canal de São Roque.

Descobrir Aveiro: roteiro de um dia com o que ver e fazer
Cais dos Moliceiros

Além de conseguir ver vários e bonitos edifícios históricos da Arte Nova, conseguirá ver igualmente as salinas de Aveiro. Bem como os palheiros de sal, os armazéns de peixe, várias pontes famosas, nomeadamente a Ponte de Carcavelos, construída em 1953 e que é uma das mais antigas e emblemáticas pontes da cidade. A primeira ponte construída no local era de madeira e terá ruído durante as festas da Nossa Senhora das Febres. Nela poderá ver o brasão da cidade. Outra ponte que verá no seu passeio será a Ponte dos Botirões, uma bonita ponte pedestre, com formato circular, que foi dedicada aos pescadores.

Ponte de Carcavelos
Ponte de Carcavelos

Passará também pela zona mais moderna da cidade e no final chegará junto à antiga Fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos. Um edifício de arquitetura industrial, em barro vermelho, que é um local de referência para quem visita a cidade. Atualmente é o Centro Cultural e de Congresso.  

Descobrir Aveiro: roteiro de um dia com o que ver e fazer
Fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos

Edifícios religiosos

Após terminar o seu passeio de Moliceiro, poderá dirigir-se à Igreja da Misericórdia de Aveiro. Esta possui uma fachada coberta de azulejos, projectada em 1585, pelo arquitecto italiano Filipo Terzi, tendo sido finalizada apenas em 1653, sob a direção do mestre português Manuel Azenha.   

Seguindo a linha dos edifícios religiosos poderá visitar a Sé de Aveiro, também conhecida como a Igreja de São Domingos de Aveiro, que remonta ao séc. XV. A primeira igreja terá sido construída sem capela mor, sendo constituída por três naves. Entre o séc. XVI e XVII, sofreu obras de conservação, que converteram as naves laterais em capelas devocionais. Possui nas suas paredes azulejos do séc. XVIII, onde à direita está representado um panorama da cidade de Osma, em Espanha e à esquerda da cidade de Bolonha, em Itália.

Fórum de Aveiro com Igreja da Misericórdia de Fundo

A visita pela cidade não ficará concluída sem visitar o Museu de Aveiro, constituído por um belíssimo espólio de arte sacra. Este belo museu, localiza-se no Convento de Jesus, tendo no seu interior a Igreja de Jesus, com uma impressionante talha dourada e o belíssimo Túmulo da Princesa Santa Joana.   

Parque Infante D. Pedro

Por fim, acabe o seu roteiro de um dia com o que fazer a descobrir Aveiro no Parque Infante D. Pedro, construído em 1862, numa área do Convento de Santo António. Aqui encontrará uma ribeira, com vários lagos e fontes e ainda uma avenida de tílias, um coreto de ferro e alguns dos recantos mais belos da cidade, sendo o local ideal para desfrutar da natureza.

Descobrir Aveiro: roteiro de um dia com o que ver e fazer
Parque Infante D. Pedro

Veja as melhores opções de hotéis aqui

Caso esteja de passagem por Aveiro e tenha mais tempo para visitar outras localidades não pode deixar de ler o nosso post 5 localidades fora do roteiro…Portugal, onde encontrará várias opções de locais a visitar.

Este artigo faz parte da blogagem colectiva do grupo Crescendo Juntos, cujo tema é “Roteiro de X dias em…” e cada um dos participantes escolheu um local que lhe é querido ou lhe traz memórias. Venha connosco e não deixe de ler os artigos dos meus parceiros, onde encontrará roteiros para todos os gostos e carteiras.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Aveiro, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

41 thoughts on “Descobrir Aveiro: roteiro de um dia com o que fazer
  1. O passeio de Moliceiro é legal, pois você consegue circular por Aveiro pela água: uma mini Veneza. Caminhas pelas ruas também é uma forma de descobrir novas arquiteturas e doces fabulosos. Amei matar as saudades dessa viagem lendo o seu post.

  2. Muito legal descobrir Aveiro neste roteiro de um dia, com muitos detalhes do que fazer. O mero nome de veneza portuguesa já dá um charme maravilhoso neste lugar agora passear e comer doce já é demais pra mim. Amei.

  3. Olá, tudo bem?

    Nossa, já fiquei aqui morrendo de vontade de conhecer esse local, que parece ser maravilhoso. O passeio de barco deve ser uma delícia, um sonho, na verdade. Amei demais todas as dicas que você trouxe e esse roteiro de um dia, que com certeza já fiquei querendo fazer também. Arrasou no post!

    Beijos!

  4. Realmente, Aveiro é um belíssimo destino, há muito o que ver e fazer na cidade e, acredito, numa viagem a Portugal, a gente tem que incluir Aveiro no roteiro. Gostei muito da arquitetura, até dos prédios mais novos, os jardins e esse clima romântico.
    O posto me inspirou!
    Muito obrigada!

  5. Eu amei este seu post!! Descobrir Aveiro, roteiro de um dia com o que fazer está sensacional. Acho que contempla bastante os principais atrativos para se curtir em um dia. Vou utilizar suas dicas quando de minha ida. Eu gostei demais da dica do Parque Infante D. Pedro e do passeio de moliceiro. Obrigada

  6. Fiquei com muita vontade de descobrir tudo em Aveiro, e u ainda não conheço essa pàrte do país mas quero muito visitar, tem muito coisa linda em Portugal. Esse passeio do Moliceiro deve ser muito incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.