Europa Gastronomia Lisboa Portugal

Gastronomia do Mundo – Lisboa

O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando.

 Gastronomia portuguesa

A Gastronomia Portuguesa, uma das melhores do mundo, é muito característica, possuindo influências atlânticas e mediterrânicas. O período dos Descobrimentos foi uma época extremamente importante para a nossa cozinha, com a introdução das especiarias, algo trazido pelos navegadores portugueses da sua descoberta do Mundo. Mas ao mesmo tempo que fomos trazendo diferentes ingredientes para a nossa cozinha, também fomos fazendo o inverso e difundindo os nossos produtos e receitas pelo mundo.

Apesar de ser um país pequeno, este é conhecido pela sua grande variedade quer gastronómica, quer paisagística, sendo o paraíso para qualquer amante de boa comida.

Gastronomia do mundo em Lisboa

Lisboa é uma cidade antiga repleta de história e cultura, cuja herança dos antepassados foi permanecendo até aos dias de hoje, algo que se verifica também na gastronomia. Assim, quando visitamos os restaurante lisboetas, principalmente os mais antigos, vamos percebendo que os pratos apresentados são fruto de receitas que vêm perdurando ao longo dos tempos.

Caso esteja por Lisboa e queira ter uma experiência única nível gastronómico não deixe de ler o post do blog Let’s Fly Away, Um glamouroso jantar em Palácio de Lisboa. e fique a saber como ter essa experiência.

Isso é bem visível com a receita do Bacalhau à Brás, que segundo se consta foi criada por um taberneiro do Bairro Alto, em Lisboa, que se chamava Brás. Este decidiu misturar bacalhau desfiado, levemente refogado com cebola, com batata palha frita envolvidos em ovos mexidos. Como tal, teria de ser a receita escolhida para o post da Gastronomia do Mundo em Lisboa.

A sua popularidade é de tal ordem, que é um prato que atravessou a fronteira, para o país vizinho, sendo possível encontrá-lo em ementas espanholas com o nome “revuelto de bacalao a la portuguesa”.

 
Gastronomia do mundo em Lisboa - Bacalhau à Brás
Chef Luís Machado
 

Confeção

Para preparar esta receita deve começar por demolhar o bacalhau e desfiá-lo ou comprar já demolhado e desfiado. De seguida coloque num tacho azeite e junte a cebola, deixando refogar até a mesma ficar douradinha. Junte o bacalhau e deixe cozinhar. Rectifique os temperos.

Após ver que o bacalhau está cozinhado adicione a batata palha, previamente frita e envolva suavemente.

Numa tigela bata os ovos e coloque por cima do preparado anterior. Vá mexendo suavemente até que os ovos fiquem cremosos. Retire do lume.

Para terminar o prato há quem os polvilhe com coentros picados ou com salsa picada e azeitona preta. Estando então pronto para ser servido.

Para ver a receita completa visite o site do Chef Luís Machado.
 
 

Outros artigos da série Gastronomia do Mundo em Portugal

Gastronomia do Mundo – Porto

Outros artigos sobre Lisboa

Roteiro de 3 dias por Lisboa – 1º dia

Roteiro de 3 dias por Lisboa – 2º e 3º dia

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Portugal, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

18 thoughts on “Gastronomia do Mundo – Lisboa
  1. Sou apaixonada pela gastronomia de Lisboa. Além de saborosos, os pratos são leves e, no geral, têm um preço justo. E olha que nem falei das sobremesas, um caso de amor à parte.

  2. Oi, tudo bem? Meu Deus já fiquei com água na boca. Impossível falar de gastronomia sem pensar em experimentar tudo. Ainda mais quando o assunto são outros países. Meu namorado é fã da culinária portuguesa aprendi com ele alguns pratos. Um abraço, Érika =^.^=

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.