Atracções Destinos Dicas Europa Itália

O que fazer em Veneza: 10 pontos turísticos

Pontes de Veneza - O que fazer em Veneza

Veneza é uma das cidades mais encantadoras e românticas da Europa. Composta por ruelas e canais está repleta de palácios e recantos que inspiram quem quer que a visite. Como tal, decidimos dar-vos a conhecer uma lista com 10 pontos turísticos e assim ficarem a saber o que fazer em Veneza.

Passeios gratuitos em Veneza

Veneza

A cidade de Veneza foi fundada no ano de 421, quando os habitantes do nordeste italiano se refugiaram nas várias ilhas existentes a noroeste do mar Adriático, para fugir das invasões bárbaras. Assim, estes necessitaram de encontraram outro local para viverem e escolheram as terras pantanosas que desembocavam no rio Po. Para tornar o local habitável, os colonos foram construindo canais e pontes, drenando as margens dos canais e colocando estacas de madeira na lama do fundo das águas. Essas estacas acabaram por servir de base para muitas das construções da cidade. Assim, nasceu Veneza, uma das cidades mais bonitas do mundo.

Grande Canal
Grande Canal

Mais tarde, durante o século XIII, Veneza entra nos seus tempos áureos devido à sua posição estratégica entre o Oriente e Ocidente, tornando-se a principal potência comercial da Europa. Contudo, a descoberta do caminho marítimo para a Índia e consequentemente de outra rota de navegação, a cidade começou a perder importância. Aliado a isso Veneza perdeu a sua independência, quando Napoleão Bonaparte invadiu e saqueou a cidade. Durante alguns anos foram alvo de disputa entre franceses e austríacos e mais tarde, já no século XIX com a assinatura do Tratado de Veneza, a cidade passou a ser território italiano.

O que fazer em Veneza: 10 pontos turísticos

Ao descobrir a bela e encantadora cidade de Veneza perceberá que vários são os pontos turísticos que não poderá perder. Para facilitar a sua descoberta mostramos de seguida o que fazer em Veneza e quais são para nós os 10 pontos turísticos que não pode deixar de colocar no seu roteiro.

Atravesse a Ponte de Rialto

Veneza é conhecida como a Cidade das Pontes, possuindo cerca de 400 pontes. Uma das mais conhecidas é a famosa Ponte de Rialto, a primeira ponte construída para atravessar o Grande Canal. Construída, em 1250, em madeira, era uma ponte que necessitava de uma manutenção extrema constante, tendo chegado a ceder mais do que uma vez. Assim, em 1555, o projeto de António Ponte foi escolhido e em 1591 surgiu a famosa Ponte de Rialto como a conhecemos hoje. A Ponte de Rialto em pedra que vemos hoje não difere muito na forma da estrutura de madeira que a precedeu. Vale lembrar que Antonio Ponte ganhou a disputa contra nomes como Palladio, Sansovino e Michelangelo. Esta acabou por se tornar um dos cartões postais da cidade de Veneza.

As mais famosas Pontes de Veneza

Ponte de Rialto - O que fazer em Veneza
Ponte de Rialto

Fotografe a Basílica di San Marcos

A Basílica de São Marcos é uma fantástica basílica bizantina onde se encontra o túmulo de São Marcos. Construída para demonstrar o poder da República Veneziana, foi proclamada Catedral de Veneza em 1807. Este belo exemplar da arte veneziana e do cristianismo é o monumento mais visitado da cidade, sendo a jóia da praça. A Basílica atual, encomendada pelo Doge Domenico Contarini, em 1063, foi construída no local de uma anterior igreja existente. Tanto a construção como a decoração da basílica são uma autêntica obra de arte que merecem e devem ser admiradas.

Piazza di San Marco, a elegante sala de visitas de Veneza

Basílica São Marco
Basílica São Marco

Faça uma caminhada pela Riva degli Schiavoni

A Riva degli Schiavoni é a rua à beira do Grande Canal de Veneza e que se inicia no Palácio Ducal e termina nos Jardins da Bienal. Este é um calçadão construído no século IX e para onde acorriam os pescadores do Mar Adriático. Ao caminhar pelo local terá paisagens incríveis da ilha mas também encontrará vários bares e hotéis localizados em antigos palácios. Podendo igualmente aproveitar para comprar os seus souveniers na várias barraquinhas por ali espalhadas.

Explore o Palazzo Ducale

O Palácio Ducal é um bonito palácio que resulta da combinação da arquitectura bizantina, gótica e renascentista. Este belo exemplar do gótico veneziano foi a residência oficial de 120 doges, que governaram Veneza. Atualmente é sede do Museu do Palácio Ducal, sendo o local ideal para os amantes de arte e história, que conta com pinturas e esculturas de Ticiano, Tintoretto assim como de Bellini, entre tantos outros.

Palazzo Ducale
Palazzo Ducal com Ponte dos Suspiros aos fundo

Assista a um espetáculo no Teatro La Fenice

Se for um amante de ópera não deixe de passar pelo Teatro La Fenice, que data de 1792 e que foi palco de inúmeras estreias. Como por exemplo, cinco óperas de Verdi, a mais famosa das quais a La Traviata e mais recentemente algumas obras de Stravinsky. Ao visitar o Teatro além da experiência de assistir uma ópera poderá ainda descobrir um pouco mais sobre a história deste belo teatro e ainda ver a exposição inteiramente dedicada a Maria Callas.

Onde ficar em Veneza: melhores bairros

Descanse no Giardino Papadopoli

Um dos jardins da cidade que não poderá perder é o belíssimo Giardino Papadopoli. Este é um autêntico paraíso ao estilo francês que remonta a 1800, tendo sido o local onde em tempos se realizavam festas extravagantes da nobreza. Mandado construir por Francesco Bagnara para Teresa Mosconi, esposa do conde Spiridione Papadopoli foi mais tarde ampliado e substancialmente modificado.

Giardino Papadopoli
Giardino Papadopoli

Visite a Colecção Peggy Guggenheim

Se é um amante de arte, siga em direcção à primeira galeria de arte, situada no Palazzo  Venier dei Leoni. Aqui encontrará encontrará a Colecção Peggy Guggenheim, composta por obras que incluem mais de 200 artistas contemporâneos como Picasso, Max Ernst, Jackson Pollock, Paul Klee, entre outros. E prepare-se para ver obras que representam vários movimentos, que vão desde o Cubismo, o Futurismo, passando pelo Surrealismo, entre outros. Este é um dos vários museus da Fundação Solomon R. Guggenheim e expõe a coleção pessoal de Peggy Guggenheim, uma das mais destacadas colecionadoras e mecenas do século XX.

Dê um passeio de barco até Burano ou Torcello

Se estiver em Veneza com tempo para visitar os seus arredores, não deixe de visitar Burano e Torcello. Estas bonitas ilhas estão a pouco menos de uma hora de barco de Veneza. Burano é um conjunto de 4 pequenas ilhas do arquipélago da Lagoa Veneziana, ligadas entre si por pequenas pontes e é conhecida mundialmente como a “ilha colorida da renda”. Do ponto de vista turístico Burano é conhecida pelas bonitas e coloridas casas à beira da água, captando a nossa atenção, desde o primeiro instante.

Dez cidades encantadoras - o que fazer em Veneza
Burano

Já Torcello é a mais bonitas das ilhas, foi em tempos a maior população da República de Veneza, quando a população veneziana teve que se refugiar na ilha para fugir às invasões dos lombardos e hunos. Tendo se tornado sede episcopal bem como um importante centro comercial, havendo também grande produção de sal e de lã. A sua hegemonia terminou quando um surto de malária atingiu Torcello e dizimou a população. Esta ilha é conhecida pela sua beleza, mas também pela sua história e cultura.

Burano e Torcello
Torcello

Dê um passeio de Gôndola

Ir a Veneza e não dar um passeio de Gôndola é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa. Assim, este é um dos passeios que não poderá deixar de fazer em Veneza. Deixe o seu passeio romântico pelos canais da cidade para o final da tarde, quando Veneza é tomada por umas cores únicas que proporcionam o momento ainda mais especial. Apesar de não ser um passeio barato, o que aconselhamos é que divida a gôndola com outros casais de forma a ter a experiência por um valor mais em conta.

O que fazer em Veneza
Passeio de Gondola em Veneza

Compre um livro na Livraria Acqua Alta

A Livraria Acqua Alta é dos lugares mais peculiares da cidade, mas que vale muito a pena a visita. O seu nome provém do fenómeno Acqua Alta, que ocorre durante o Inverno na cidade e onde as ruas da cidade ficam alagadas durante algumas horas, o que provocava grandes perdas para todos. Este fenómeno inspirou a decoração, daquela que considerada uma das mais belas livrarias do mundo. As ruas Então os proprietários desta livraria encontraram uma solução bem criativa e os livros em vez de colocados em estantes, estão em gondolas, banheiras e barcos. Preservando assim o seu acervo.

O que fazer em Veneza
Livraria Acqua Alta

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts