A Piazza di San Marco, o verdadeiro cartão postal de Veneza, é o palco dos eventos mais importantes da história da cidade. Esta bonita e enorme praça é, segundo Napoleão, “a sala de visitas mais elegante da Europa”. Aquela que é a única praça de Veneza merece ser visitada com calma, apreciando cada detalhe, a cada esquina.
Conteúdo do artigo
A história da Piazza di San Marco
Construída no século IX, inicialmente era apenas uma pequena área em frente à Basílica de São Marco. O seu tamanho e forma atuais foram adquiridos em 1177, para celebrar o encontro entre o Papa Alexandre III e o Imperador Frederico Barba Ruiva. Desde então a Praça de São Marco é o centro político, social e religioso da cidade, ocorrendo aqui todos os eventos importantes da história de Veneza. Por outro lado, é também a base do arcebispado, desde o século XIX.
Uma das particularidades desta praça é o seu pavimento. Inicialmente, nos finais do século XIII, foi feito em ladrilho, com padrão em espinha para desta forma permitir organizar o mercado que aqui ocorria assim como organizar as procissões cerimoniais. Ao longos dos tempos, o pavimento foi sendo substituído devido ao desgaste e foram colocados ladrilhos com desenhos geométricos mais interessantes e complexos. No entanto, existe uma outra particularidade desta praça, ou seja, ela é subdividida em três áreas distintas. São elas, a Piazza di San Marco propriamente dita, a Piazzetta San Marco e a Piazzetta dei Leoncini.
A Piazza di San Marco é a área bem em frente à Basílica de São Marco, a Piazzeta San Marco é a área em frente ao Palácio Ducal e à Biblioteca e por fim a Piazzeta dei Leoncini é a área a nordeste da Basílica, e que recebeu o nome dos dois leões de mármore vermelho ali colocados.
A história da praça está também ligada a inúmeras inundações, pois este é o lugar mais baixo da cidade e quando a água do Mar Adriático sobe este é o primeiro local a inundar. Por isso, comumente se vêm imagens desta praça completamente inundada.
O que ver na Piazza di San Marco
A Piazza di San Marco é uma praça monumental repleta de atrações prontas a descobrir. Como tal, iremos dar-vos a conhecer algumas das mais importantes atrações que deverão ver quando visitarem a cidade.
Campanile di San Marco
O Campanário de São Marco é uma torre com 98,6 metros, com formas simples e que aloja cinco sinos, sendo uma das torres sineiras mais altas da Itália. Possui no seu topo um cubo, em cujas faces estão representados leões (símbolo de São Marcos) e a representação feminina de Veneza (a Justiça). Este é um dos símbolos mais importantes de Veneza, tendo sido outrora um farol, uma torre de vigia e ainda um salão de tortura. É o local ideal para apreciar as paisagens incríveis da cidade.
Esta bela torre sineira serviu de inspiração a vários edifícios à volta do mundo, como por exemplo a Sather Tower, a Metropolitan Life Insurance Company Tower e ainda a Himmelbjerget Memorial Tower.
Torre dell’Orologio
A Torre do Relógio é uma bonita torre, de estilo renascentista, construída entre 1496 e 1499, sendo posteriormente ampliada, em 1506 e 1757. O arco da torre dá acesso à principal rua da cidade. A parte central do relógio é feita em ouro e esmalte azul, não dando apenas acesso às horas, mas também ao dia, às fases da lua e do Zodíaco. Possui ainda duas figuras em bronze na plataforma superior.
Conta a lenda que os artífices desta obra ficaram cegos para que não a pudessem replicar.
Palazzo Ducale
O Palácio Ducal é um bonito palácio que resulta da combinação da arquitectura bizantina, gótica e renascentista. Este belo exemplar do gótico veneziano foi a residência oficial de 120 doges, que governaram Veneza. Atualmente é sede do Museu do Palácio Ducal, sendo o local ideal para os amantes de arte e história, que conta com pinturas e esculturas de Ticiano, Tintoretto assim como de Bellini, entre tantos outros.
Basílica di San Marcos
A Basílica de São Marcos é uma fantástica basílica bizantina onde se encontra o túmulo de São Marcos. Construída para demonstrar o poder da República Veneziana, foi proclamada Catedral de Veneza em 1807. Este belo exemplar da arte veneziana e do cristianismo é o monumento mais visitado da cidade, sendo a jóia da praça.
A Basílica atual, encomendada pelo Doge Domenico Contarini, em 1063, foi construída no local de uma anterior igreja existente. Tanto a construção como a decoração da basílica são uma autêntica obra de arte que merecem e devem ser admiradas.
Colunas de San Marco e San Teodoro
As colunas de São Marco e São Teodoro, feitas em mármore e granito, localizam-se na Piazzetta di San Marco. Estas são encimadas pelas estátuas dos santos padroeiros da cidade, Marcos Evangelista, na forma tradicional de leão, e São Teodoro. Estas colunas são a porta de entrada na Praça para quem vem pelo Grande Canal. Acredita-se que foram construídas por Nicolò Basrattiero, a mando do Doge Sebastiano Ziani aquando da ampliação e monumentalização da praça.
Procuratie
As Procuratie são os edifícios imponentes que se erguem em três lados da Piazza di San Marco, e como tal dividem-se em três alas. São elas, a Procuratie Vecchie a norte, a Ala Napoleônica a oeste e a Procuratie Nuove a sul. A Procuratie Vecchie, localiza-se entre a Torre do Relógio e a Ala Napoleônica, possuindo um pórtico com cerca de 50 belos arcos. Atualmente, abriga várias lojas, escritórios e ainda a sede da Fundação Generali The Human Safety Net ONLUS. Já a Procuratie Nuove, construída por Vincenzo Scamozzi alberga parte do Museu Correr, o Museu do Risorgimento, o Museu Arqueológico, parte da Biblioteca Marciana e ainda o Café Florian. Por fim, a Ala Napoleónica, construída a mando de Eugene de Beauharnais, que quereria aumentar o Palácio Real e que alberga, desde 1922, o Museu Correr.
Caffè Florian
O Caffè Florian, é o café mais antigo da Itália e do mundo, localizando-se sob as arcadas da Procuratie Nuove. Inaugurado em 1720, por Floriano Francesconi, tinha o nome de Alla Venezia Trionfante. O sucesso do local foi imediato, sendo frequentado pela alta sociedade de Veneza e por nomes ilustres como Vivaldi, Mozart, Charles Dickens, Ernest Hemingway, entre tantos outros. E o certo é que desde que o café abriu as pessoas nunca o chamaram pelo nome, pois referiam-se sempre a este como “andémo da Floriàn”, o que levou a que mais tarde o seu nome fosse mudado para Caffè Florian.
Museo Correr
O Museu Correr é um dos museus mais importantes e representativos da cidade de Veneza. Este belo museu, que nos mostra a história, a arte e a civilização de Veneza, teve origem no legado do nobre veneziano Teodoro Correr. Este era um grande amante e colecionador de arte, tendo dedicado a sua vida a colecionar obras de arte, que queria ver expostas num museu. Assim, quando morreu, em 1830, deixou toda a sua vasta coleção bem como o palácio da família à cidade. Com o passar dos anos e aumento do acervo do museu, este transferiu-se da Casa Correr para a localização atual.
Museo Archeologico
O Museu Arqueológico Nacional, fundado em 1523, amando do Cardeal Domenico Grimano, possui uma magnífica coleção de esculturas, cerâmicas, moedas assim como pedras gregas e romanas que remontam ao século I a.C. Ne notar que o museu alberga também algumas das coleções arqueológivas que fazem parte do acervo do Museu Correr.
Biblioteca Nazionale Marciana
A Biblioteca Nacional Marciana é uma das maiores bibliotecas italianas. Localizada no Palazzo della Libreria na parte baixa da praça, esta surge da vontade do poeta Francesco Petrarca criar a primeira biblioteca pública. Algo que não se realizou mas que levou a que Petrarca estabelece-se uma biblioteca pessoal. Mais tarde, em 1468, o Cardeal Bessarion, decidiu doar à República de Veneza vários manuscritos, que constituíram o primeiro núcleo desta biblioteca. Nas décadas seguintes o acervo desta biblioteca aumentou devido às inúmeras doações e legados assim como à incorporação das coleções de outras bibliotecas. Aqui encontram-se sobretudo livros de filologia clássica e da história de Veneza, mas também é possível encontrar uma coleção de mapas e atlas, entre outros.
Como vê a Piazza di San Marco é um local cheio de atrações prontos a serem descobertos por quem a visita. Vocês já visitaram esta bela praça? Qual a vossa opinião?
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
5 thoughts on “Piazza di San Marco, a elegante sala de visitas de Veneza”